A Palavra

Para começar bem a semana: “Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca. Porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. O arco dos fortes foi quebrado e os que tropeçavam foram cingidos de força. O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta”. 1 Samuel 2:3-7

 

Eles nas redes sociais

“Tá pra nascer o dia em que eu vou embarcar em Congonhas no mesmo portão que aparece na passagem.”

@danielaabade

***

“Pense fora da caixa mas leva um casaquinho que tá frio.”

@DeniseRossi

 

ELA POR ELA. A estilista Fabiana Cola posando com uma de suas produções
(Breno Rodriguez)

 

 

 

 

Adega virtual

Genial! Em uma semana, o www.comprowine.com.br, de compra e venda de vinhos mais que especiais, recebeu o cadastro de mais de 750 rótulos, alguns raríssimos, disponibilizados por pessoas físicas e jurídicas, inclusive pequenos produtores que não tinham canal de distribuição. O site faz a intermediação entre o vendedor e o comprador. Wilson Richa, um dos idealizadores, diz que a proposta é inédita por aqui. “Não é uma loja, é um ambiente para aproximar pessoas que gostam de vinho, uma realidade no primeiro mundo que o Brasil está descobrindo”, disse-nos.

 

Porto Central

O setor econômico capixaba está na expectativa para que a Vale consiga a renovação da concessão da ferrovia Vitória x Minas, construindo modal ferroviário até Presidente Kennedy como contrapartida. A medida viabiliza o projeto do Porto Central, que será o maior em calado da América Latina, com previsão de gerar 6 mil empregos no auge do período de obras, que começam no início de 2018. A conferir!

 

Vagas apertadas

A observação é do leitor José Carlos Lyrio Rocha: as vagas do estacionamento pago na rua Fortunato Ramos, na Praia do Canto, são tão estreitas que as pessoas têm dificuldade para sair ou entrar em seus veículos. “É preciso ter melhores condições para os usuários do rotativo, sobretudo os idosos ou obesos”, disse, certeiro. É direito do consumidor!

DENISE Póvoa, Larissa Puppim, Rafaela Ziviani e Flávia Gama no It Brides 2017, para cerimonialistas, em Santa Teresa
(Rodrigo Borçato)

 


Concertina capixaba

Instrumento musical de origem alemã que é similar a um acordeão (sanfona), a concertina poderá ser declarada Patrimônio Cultural do Espírito Santo. Trazida por imigrantes na segunda metade do século XVIII, ela está presente principalmente nas festas tradicionais de municípios como Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Linhares.

 

Novidades da bariátrica

O cirurgião Gustavo Peixoto, de volta do Latin American Forum Masters 2017, em Orlando, conta que a Gastroplastia Endoscópica, com mais de 3 mil procedimentos no mundo, foi liberada pela Anvisa, devendo se popularizar assim que definiem o perfil de indicação. Em 20 anos, a cirurgia bariátrica comprovou redução de mortalidade, câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. “O procedimento mais realizado no mundo é o sleeve gástrico, seguido pelo bypass. Na América Latina, é atendido apenas 1% de quem precisa da operação”, disse.

 

Unicórnios

Conhecidos como seres mitológicos, os unicórnios viraram febre entre crianças, adolescentes e até adultos. A estampa do cavalo branco com chifre colorido em espiral e asas, associado à imagem de pureza, força, magia e proteção, aparece no universo da moda, presentes e decoração. A designer capixaba Nina Tassis fez sua versão, aplicada em itens como bolsa, toalha, nécessaire e diário, e tem até lista de espera!

 

MONICA Pretti Haynnes entre as irmãs Karol e Kamilla Zanelato em desfile nupcial na Praia do Canto
(Marcio Guimarães)

 

Jornada científica

A 16ª Jornada Científica e Cultural Faesa, de 13 a 23 de setembro, reunirá profissionais e estudantes de diversas áreas, com palestras, debates, filmes, mesas-redondas, minicursos, conferências e apresentações culturais de trabalhos científicos. Esta edição marca a comemoração dos 45 anos do curso de Administração da universidade, no campus da Avenida Vitória.

 

Vazou

Nenhuma empresa está livre de ter informações sigilosas expostas por funcionários, em prejuízos incalculáveis. Recentemente, na Alemanha, a Volkswagen demitiu quatro colaboradores por justa causa ao tirarem fotos do novo modelo que substituirá o Polo Sedan, o Virtus, com lançamento para 2018. As fotos caíram na rede e os autores foram punidos. São muitos os que perdem emprego hoje por esse motivo.

CIRCUITO

 

UMA FRASE proferida pelo escritor José Godoy chamou a atenção no quesito língua portuguesa: “A vida dele foram os livros”. Segundo o professor Pasquale Cipro Neto, a construção correta sempre deixa as pessoas em dúvida. “A conjugação do verbo ‘ser’ não concorda com o sujeito, mas com o predicativo”, explica. Muito confuso!

 

O RODA de Expressão Oral, uma espécie de sarau aberto a qualquer pessoa que queira ler, declamar, narrar, dramatizar, cantar e ouvir, comandado pelo contador de histórias Fernando Soledade, será hoje, às 20h, em Laranjeiras, no Shopping MontSerrat. O tema da edição de agosto é “Gosto”.

 

CHICO Buarque, quem diria!, caiu no funk e está sendo acusado de machismo por letra dessa nova canção, que diz: “Quando teu coração suplicar/Ou quando teu capricho exigir/Largo mulher e filhos e de joelhos vou te seguir”. O fato de largar a família não foi bem aceito por muitas mulheres…

 

UMA NOVA fonte de conhecimento e pesquisa para a história capixaba. Foi lançada a edição impressa da “Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”. A versão online já pode ser acessada no site do Arquivo Público.

 

A CANTORA Mari Amaral é a convidada do Clube do Jazz da Curva da Jurema, amanhã, às 20h30. Acompanhada por Thiago Perovano na guitarra, Douglas Vidal no baixo e Heverton Macapá Mira na bateria, ela dará um tom bossa nova com passeios pelo jazz tradicional.

 

“NÓS permitimos que a nossa ignorância nos domine e nos faça pensar que podemos sobreviver sozinhos, sozinhos em blocos, sozinhos em grupos, sozinhos em raças e até mesmo sozinhos no sexo”, Maya Angelou, poeta americana. Há controvérsias no item sexo sozinho!

 

MÚSICA, arte, moda e gastronomia vão movimentar o 1º Vitória Music Festival, 7 de setembro, no Ilha Shows. Com destaques da música eletrônica nacional, como o DJ e produtor Bhaskar, talentos capixabas, desfile de moda sustentável e food trucks, o evento terá mais de 20 atrações.

 

A JUSTIÇA determinou e agora o Ministério da Educação vai ter que implementar em dois meses o Custo Aluno Qualidade Inicial (Caqi), um conceito que define um valor mínimo a ser investido por aluno para a promoção de uma educação de qualidade no País.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 27 de agosto
Próximo artigoColuna 29 de agosto
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: