A Palavra

Para começar bem a semana: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim”. (Salmos 139:7-11)

Eles nas redes sociais

“Bora pra labuta, que temos um fundo eleitoral para sustentar. Bom dia!”

@garotasemfio

***

“Mas como eu vou ter experiência na área se precisa ter experiência pra ter experiência?”

@wirisgiannini

PATRÍCIA de Castro e Josi Sirtoli em evento de moda na Ilha
(Cloves Louzada)

 

 

 

Rejeito no mar

Prestes a completar dois anos, a tragédia do rompimento da barragem da Samarco em Mariana, Minas Gerais, segue afligindo suas vítimas – pessoas que perderam tudo, inclusive seu sustento, e a natureza. Há indícios de rejeito espalhado por 600km no mar, de Abrolhos, Bahia, ao Norte do Rio de Janeiro. São quatro estados diretamente atingidos, especialmente Minas e o Espírito Santo, e não se tem notícia de uma ação efetiva da nossa bancada federal.

 

Paradinha da Receita

Os auditores-fiscais da Receita Federal estão retomando mobilização pela regulamentação do bônus de eficiência pago à categoria, que também está descontente com o adiamento do reajuste de servidores. Hoje, haverá uma assembleia nacional para definir uma data para nova greve.

 

Reduto cultural

O centro de Vitória ganha a cada dia novos espaços culturais independentes, a exemplo da recém-inaugurada Casa Tutti, coordenada pela artista Kyria Oliveira. Situada em um sobrado art déco dos anos 1930, que foi totalmente restaurado, na Nestor Gomes, a proposta é agregar, em um mesmo local, ateliê de arte, residência artística e galeria de arte (prevista para ser inaugurada no próximo ano). “Tutti”, em italiano, significa “todos”, uma casa para todos.

O CASAL Sérgio e Lúcia Poubel em festa na “Capital Secreta”
(Elyan Peçanha)

 

Mais tecnologia, menos gastos

Estudo do Instituto Piatam aponta que, a cada R$ 1,00 investido em tecnologia da informação e comunicação (TIC), é possível reduzir R$ 9,42 em gastos governamentais. Para o presidente do Instituto de Tecnologia da Informação do Espírito Santo (Prodest), Paulo Henrique Coutinho, a TIC é fundamental para melhorar serviços públicos e utilizar recursos financeiros com mais eficiência – como o Data Center do Estado, que centraliza informações de órgãos do governo e economiza com equipamentos, energia e mão de obra.

 

Pilates contra queda

Segundo o IBGE, são quase 20 milhões de pessoas acima dos 60 anos no Brasil, e o envelhecimento da população traz consequências como a queda, que afeta 30% dos idosos. Epa! O pilates pode ser um ótimo aliado na prevenção. “O pilates, que respeita os limites de cada um, atua tanto preventivamente quanto no pós-tratamento médico ou fisioterapêutico”, orienta a fisioterapeuta Julianne Magalhães.

 

Selfie check-in

A biometria facial já é realidade na Gol, primeira companhia aérea do mundo a oferecer a opção de fazer o check-in com uma selfie. É só entrar no aplicativo da companhia e cadastrar seu autorretrato, tirado em local bem iluminado, sem boné, óculos ou cabelo no rosto. A partir daí, nas próximas viagens, o passageiro só vai precisar do rosto para fazer o check-in, sem incluir qualquer dado adicional. Uma mão na roda – ou asa!

CHRISTIANE Oliveira e Dayana Santos em festa de aniversário
(Cloves Louzada)

 

Bagunça criativa

A organização trouxe avanços para a sociedade. Mas a busca por manter as coisas tão sob controle acaba boicotando as oportunidades que um pouco de caos pode trazer. Estudo americano mostrou que bebês mais bagunceiros tinham mais facilidade para aprender e reter novas palavras. Especialistas dizem ainda que a bagunça está relacionada à criatividade. Imagine essa informação com a criançada, principalmente nas aulas!

 

Seta e faixa

Uma surpresa positiva, outra negativa. Carioca que atua como motorista em Vitória conta um péssimo hábito de muitos capixabas no trânsito ao qual ele não consegue se acostumar: não dar a seta quando o carro vai mudar de faixa ou entrar em alguma rua. “Mas em compensação, a maioria absoluta para na faixa para os pedestres”, observa.

 

ID jovem

A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é um programa do governo que permite que jovens entre 15 e 29 anos tenham direito a vagas gratuitas – ou com desconto – no sistema de transporte coletivo interestadual ao redor do País (ônibus, trem ou embarcação). Eles também podem pagar meia-entrada em eventos. Mas desde setembro do ano passado, quando foi lançado, gerou apenas 300 mil cadastros. Como entender o desinteresse?

CIRCUITO

 

MONTEIRO Lobato antecipou a emancipação feminina. Em “Memórias da Emília”, publicada em 1936, uma das mais importantes do escritor paulista, ele mostra uma protagonista independente, cheia de opinião e de personalidade. Uma livre pensadora.

 

A CASA Cor ES será aberta hoje, às 20h, em coquetel para convidados, e segue com visitações do público de amanhã a 29 de novembro, no Porto de Vitória. Entre os ambientes, está a pop-up store projetada pela arquiteta Marcela Carvalho, que terá diversas marcas convidadas pela organizadora do evento, Rita Tristão. Fernanda Prates estará lá com a Lavish, dividindo o espaço com Rebeca Duarte.

 

O PRESIDENTE do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Annibal de Rezende Lima, e o diretor do Foro de Guarapari, juiz Eliezer Scherrer Junior, convidam pra a inauguração das obras de revitalização do Fórum Desembargador Gregório Magno, hoje, às 10h, em Muquiçaba.

 

HOJE será o encerramento da 1ª Mostra de Artes e Decoração Empório das Artes, no Shopping Vitória, e a arquiteta Najla El Aouar recebe no ambiente projetado por ela, a “Casa do Barão”.

 

O CAMPEÃO mundial Raí será recebido em Vitória pela diretora-presidente do Instituto Ponte, Bartira Almeida, na comemoração do 3º aniversário da entidade capixaba, que promove educação de qualidade a jovens de baixa renda. O bate-papo com o craque, que comanda a Fundação Gol de Letra, será no próximo dia 31, às 19h, no Vitória Grand Hall, em Santa Luzia.

 

INICIADO em junho, o projeto “Entre Eu, Tu e Elas”, que está sendo realizado na Emparede Contemporânea, em Santo Antônio, Vitória, apresenta diversas linguagens artísticas, desenvolvidas exclusivamente por mulheres. Hoje a iniciativa recebe a exposição “Entre Camadas”, da artista capixaba Rosana Paste.

 

ACORDEI assim. Estudo publicado no periódico Archives of Dermatological Research aponta que, durante o repouso, os fluidos do corpo se mantêm horizontais, deixando as células da pele hidratadas. Ao longo do dia, a água cede ao efeito da gravidade e desliza para a parte inferior do corpo. Por isso, o rosto parece ter menos linhas finas pela manhã.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 08 de outubro
Próximo artigoCasa Cor ES 2017 no Porto de Vitória – Fotos Cloves louzada
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: