COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“Que Deus nos abençoe e nos proteja”

@neymarjr

***

“O único IDH que importa hoje é o Índice do Hexa.”

@matheuslaneri

 

FAZENDO o bem. Dalva Carone, Carlota Gottardi, Soeli Gama, Walmir Sasso e Hélvia Abaurre (em pé), Gracinha Nader, Solange Herkenhoff e Sônia Abelha (sentadas), no almoço em prol do Ambulatório Dr. Hildo Garcia, no Cerimonial Oásis
(Cloves Louzada)

 

Visual do hexa

Em 2002, Ronaldo marcou o penta com o visual “Cascão”, aquele só com a franjinha no topo da cabeça. É comum os craques imprimirem seu estilo nos cortes. Neymar já transitou por muitos “looks” – só na Rússia, já mudou duas vezes! O penteado da estreia deu o que falar, inclusive com muita gente querendo a dica do spray que segurou o topete nos 90 minutos! Os responsáveis são os cabeleireiros Nariko (corte) e Wagner Tenório (cor), que estão na “entourage” de Neymar na Rússia. E hoje tem torcedor de olho se o craque muda o visual no intervalo contra a Costa Rica!

 

Receita

O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca, vai dizer como a cidade gaúcha se tornou um dos principais roteiros turísticos do Brasil: recebe 6 milhões de visitantes por ano. Ele é presença confirmada no Seminário de Fortalecimento do Turismo da Região das Montanhas Capixabas, segunda-feira, no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. E aqui no Estado temos caminhos mais amplos, porém seguem intocáveis. De onde virá o “salva lavoura” para ativar de vez essa nossa maior “indústria”?

 

Serviços e comércio

A greve dos caminhoneiros e a proximidade das eleições estão fazendo a confiança dos donos de pequenos negócios cair, de acordo com a Sondagem Conjuntural do Sebrae, realizada trimestralmente. Em março, 49,2% apostavam em recuperação para os próximos 12 meses. Em junho, o índice de empreendedores otimistas caiu para 31,4%, interrompendo uma sequência de crescimento observada ao longo da série, iniciada há um ano. O setor mais pessimista é o de Serviços, com 34,8%, seguido pelo Comércio, com 29,1%.

NILTON Chieppe, Guto Roque e Cláudio Kroeff em lançamento na Land Vitória
(Cloves Louzada)

 

Reabilitação oral

Dentes faltosos ou desalinhados, falhas nos tecidos e infecções são alguns dos motivos que podem exigir uma reabilitação oral. “A estrutura bucal é composta por dentes, gengiva e ossos. Se um deles se danifica, a saúde fica abalada. A má higiene pode ocasionar até bronquite ou pneumonia; mastigação errada prejudica a digestão; e falta de dentes interfere na dicção, por exemplo. A reabilitação oral devolve a saúde e a autoestima”, explica a dentista Andressa Hirle.

 

Educação ambiental

Além de complementar a mobilidade dos capixabas, com trajeto inicialmente turístico, a Ecobalsas terá projeto ambiental com aulas sobre a realidade da Baía de Vitória a alunos da rede municipal de Vitória, Vila Velha e Cariacica. “Daremos aulas práticas e teóricas com conscientização sobre o destino do lixo”, conta Aníbal Abreu, responsável na Ilha pelas Ecobalsas, que serão equipadas com redes de 6m, de ponta a ponta nos cascos, com 40cm abaixo da superfície, para recolher lixo e impurezas que serão destinados à reciclagem.

 

Sporty chic

A tendência esportiva pegou mesmo no guarda-roupa feminino, seja nas calças mais largas ou em detalhes como listras laterais. Para quem gosta do conforto, mas não quer uma produção esportiva dos pés à cabeça, a dica é misturar com peças de outro estilo, chegando a um resultado mais glamouroso. “Uma calça-pijama de viscose sarjada pode ser usada com uma sandália de salto alto, para ficar mais chique. A bermuda de suede é outra opção para combinar com uma blusa de malha tricô”, orienta a expert Natália Aliani.

 

EM FAMÍLIA. Arnor, Rosane e Edson Loureiro em coquetel de lançamento do Jaguar, na Reta da Penha
(Cloves Louzada)

 

Nada mais justo!

Prestes a completar 90 anos, Raul Sampaio Cocco será o grande homenageado deste ano na Festa de Cachoeiro, semana que vem. Ele é autor de mais de 200 músicas e, no início da carreira, fez parte do conjunto Dois Valetes e uma Dama, na Rádio Cachoeiro. Depois, no Rio, integrou o Trio de Ouro, a partir de 1952. Uma de suas canções mais conhecidas – ele compôs a letra e a música – é “Meu Pequeno Cachoeiro”, instituída em 1966 como hino oficial de sua cidade natal. Em 1969, recebeu o título de Cachoeirense Ausente Nº 1.

 

Taxa de água

Leitor da coluna disse que, ao retirar a conta da Cesan pela internet, foi cobrada a taxa de envio pelos Correios. Mas a Cesan informa que não cobra por emissão de conta pela internet. A Companhia orienta aos clientes que sempre obtenham informações sobre os serviços nos Escritórios de Atendimento da Empresa ou pelo telefone 115.

CIRCUITO

 

COM a população envelhecendo, um dos filões do mercado é a creche para idosos, nos moldes das escolinhas infantis – hein? –, com hora para entrar e sair, além de atividades diárias para a terceira idade, entre elas aulas de jardinagem, culinária, circuito funcional, artesanato, karaokê e cinema com telão!

 

JUAREZ Campos foi premiado como “Personalidade do Ano” pela revista Prazeres da Mesa, por seu importante papel no crescimento da gastronomia do Brasil. O chef vai celebrar a conquista oferecendo um jantar a amigos, em data ainda a ser marcada.

 

EMAR Batalha convida para almoço de lançamento em torno de “Coisas do Mundo”, coleção inspirada na beleza e influência das culturas mundiais e suas particularidades. Será terça, às 12h30, no Pier Aleixo.

 

A GALERISTA Sandra Matias recebe em seu apartamento terça-feira, das 17h às 21h, para apresentar Adrianna EU, artista representada pela Matias Brotas arte contemporânea, num bate-papo com Ruth Bastos, psicanalista.

 

O CINECLUBE Colorado exibe hoje “A Família Bélier”, às 20h, em Campo Grande, Cariacica. A mensagem do filme é “todos os sonhos são possíveis, por mais difíceis que possam parecer”.

 

A TECNOLOGIA do árbitro de vídeo, que estreou nesta Copa, possui um sistema com 33 câmeras acompanhando o jogo, sendo que oito delas filmam em supercâmera lenta e quatro filmam em ultracâmera lenta. Um avanço indiscutível e inevitável, mas que nem assim conseguiu acabar com as polêmicas em lances duvidosos.

 

ANA Maria Silva, diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), representa o Estado no Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura (MinC), que acontece esta semana em Brasília.

 

OS AMERICANOS acabam de inaugurar o supercomputador mais rápido do mundo, com espaço equivalente a duas quadras de tênis. São 37 mil processadores que usam 15 mil litros de água por segundo para refrigeração. O Summit pertence ao Departamento de Energia dos Estados Unidos.

 

O PROJETO Aldeia Hip Hop vai circular por cinco municípios do Norte capixaba para produzir um documentário sobre a influência positiva do hip hop nas comunidades, periferias e guetos. O primeiro evento será amanhã, na Praça do Cras, em Pedro Canário, às 9h. A entrada é franca.

 

E TOCA A VIDA!

Eles nas redes sociais
“Acabei de crer que família não é sangue, mas sim um núcleo de pessoas que você escolhe para fazer parte dela.”
Symara Feitosa
***
“‘A nova geração não compra carros’ ‘A nova geração não pensa em casa própria’ Pelo amor de Deus eu não tenho dinheiro nem pra ALMOÇAR.”
@matheussaadr

BONITAS e elegantes em festa na Ilha, Daniela Nemer, Anna Elise Lima e EManuelle Rabelo Bragatto
(Cloves Louzada)
Plano de contingência
O que já era ruim vai ficar ainda pior. Os Correios suspenderam o Sedex 10 e Sedex Hoje com destino ao Rio de Janeiro até 19 de setembro, por causa da Olimpíada. Como se não bastasse, ampliou o prazo de entregas de outros serviços, como o encomenda PAC, Remessa Eletrônica e Carta Registrada, para até três dias úteis nesse período. As restrições vão valer para todo o serviço de entrega na região metropolitana carioca, e dessas cidades para qualquer lugar do Brasil. A pergunta que fica no ar é: vai atrasar porque os carteiros estão disputando medalhas?
Cozinha reaquecida
Depois de ver, na crise, seu movimento caindo 30% aos finais de semana e 50% nos dias úteis, o chef Juarez Campos percebe uma retomada em seu Oriundi, com a proximidade da definição do impeachment de Dilma. “Os grandes problemas foram a inflação e o dólar. Enxugamos custos e passamos a abrir aos sábados no almoço. Também criamos um cardápio próprio para alunos da escola vizinha ao restaurante e nos reinventamos em festivais e sugestões de pratos saborosos com carnes mais baratas. Após a saída da Dilma, o crescimento foi razoável”, disse.
Modelo
Uma comitiva de Minas Gerais chega hoje ao Estado para conhecer o programa ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, desenvolvido nas propriedades de café ao Sul do Espírito Santo. Pioneiro com as assistências voltadas para o café, o Estado conta com uma ferramenta de sustentabilidade agroecológica, onde o técnico de campo, junto com 345 produtores, conseguem ver os três pilares fundamentais para o sucesso: social, ambiental e retorno financeiro.

TEREZA Aragão e Henrique Benedetti, que trafegam com estilo na gastronomia capixaba
(Cloves Louzada)
Abel de Almeida
O caso da endividada Fundação Ceciliano Abel de Almeida, que deve R$ 80 milhões para a Ufes e está na mira do Ministério Público, foi transferido para a Justiça Federal, recebendo baixa da 1ª Vara de Vitória. A fundação teve sua conta bloqueada em junho de 2015 pela Justiça, mesmo não tendo um centavo no caixa. A universidade se negou a pagar os honorários e as despesas do advogado.
Missão madrinha
“As madrinhas já chegam aqui sem esperança”, comenta dona de uma loja de vestidos de festas de Vitória. Tentando copiar os casamentos americanos, em que as damas de honra usam todas vestido iguais, algumas noivas capixabas estão restringindo cores e modelos de vestidos das suas madrinhas, só que com os custos arcados por elas. Não pode tom pastel, não pode vermelho, não pode decote, e por aí vai. Convite com imposições assim, melhor não ir!

EM ALMOÇO na Ilha, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, com o deputado Marcelo Santos
Sobre rodas
Pioneira há 25 anos no Brasil, a Associação Capixaba dos Proprietários de Veículos de Recreação (Toca-ES) tem 50 membros que usam o motorhome ou trailer para pura diversão. Luiz Guilherme Araújo, presidente da entidade, diz que já foi para Argentina e Uruguai, e que na Europa circulou durante um mês a bordo de um alugado. “O pior lugar para ficar é nas ruas de São Paulo”, conta. No Estado, Venda Nova do Imigrante, Jacaraípe e Guarapari são os principais destinos.
Teste de ancestralidade
O serviço de teste de DNA para saber a ancestralidade chegou por aqui. E gratuito. Leitor diz que passou seis semanas esperando o resultado. “Deu 78% europeu puxado para Espanha e Portugal. Além disso, mais 14% africano e 5% índio maia. Isso me fez pensar como nos deixamos levar a julgar os outros ou nós mesmos baseados apenas no que conseguimos ver. Fica uma lição em sempre olhar as pessoas pelo que realmente são: humanos”, conta.
VITÓRIA anda muito louca. Há de se pedir mais crédito ao anjo da guarda! Taxista que não dá bom dia; ônibus emparelhados e avançando sinal na Reta da Penha; garçons discutindo em restaurantes e o cliente de escanteio… E ontem, turista mineiro – ele disse se chamar Rogério Staff – estava em frente à agência do Banco do Brasil, na Praia do Canto, às 9h20, perdido, embriagado e dizendo que havia sido levado a um hotel por uma mulher que lhe dopou, roubou carteira, sumiu com seu sapato e deixou, claro!, a conta para pagar. Não esperei para ver o fim da cena! Bom dia!
NASCEU na última sexta-feira, dia 5, a linda Malu, primeira filha de Marcela Simões e Igor Cobuci. Parabéns!
NA COLUNA do último domingo, ficou faltando o crédito da foto principal, que é um clique de Octavio Bastos.
SORTE dupla. Nada menos do que 100 mil dólares foi quanto o sheik Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, dono da Emirates, uma das maiores empresas áreas do mundo, entregou a cada um dos 300 passageiros do voo EK 521, que semana passada pousou de barriga e pegou fogo. O trem de pouso não baixou, mas todos foram retirados da aeronave em segurança, no Aeroporto de Dubai. O agrado foi um pedido de desculpas do sheik, que desembolsou 30 milhões de dólares no total.
VAI dar certo! Amigos de Michel Minassa sugerem que ele lance um livro de piadas, inclusive de políticos. Todos os dias ele conta mais de uma em suas redes sociais.
SÔNIA e Gabriela Iamonde recebem amanhã, em Jardim Camburi, para abertura da mostra de decoração Morar Mais, em sua quarta edição.
A BATATA é o alimento com menos agrotóxico do País. A Anvisa não encontrou nenhuma contaminação no vegetal. Já com o pimentão, o morango, o pepino e a alface o bicho pegou. No pepino, então…
CACHOEIRO de Itapemirim sedia a Feira da Bondade, entre os dias 16 e 18 de setembro, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeroporto.
VITÓRIA anda muito louca. Há de se pedir mais crédito ao anjo da guarda! Taxista que não dá bom dia; ônibus emparelhados e avançando sinal na Reta da Penha; garçons discutindo em restaurantes e o cliente de escanteio… E ontem, turista mineiro – ele disse se chamar Rogério Staff – estava em frente à agência do Banco do Brasil, na Praia do Canto, às 9h20, perdido, embriagado e dizendo que havia sido levado a um hotel por uma mulher que lhe dopou, roubou carteira, sumiu com seu sapato e deixou, claro!, a conta para pagar. Não esperei para ver o fim da cena! Bom dia!
NASCEU na última sexta-feira, dia 5, a linda Malu, primeira filha de Marcela Simões e Igor Cobuci. Parabéns!
NA COLUNA do último domingo, ficou faltando o crédito da foto principal, que é um clique de Octavio Bastos.
SORTE dupla. Nada menos do que 100 mil dólares foi quanto o sheik Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, dono da Emirates, uma das maiores empresas áreas do mundo, entregou a cada um dos 300 passageiros do voo EK 521, que semana passada pousou de barriga e pegou fogo. O trem de pouso não baixou, mas todos foram retirados da aeronave em segurança, no Aeroporto de Dubai. O agrado foi um pedido de desculpas do sheik, que desembolsou 30 milhões de dólares no total.
VAI dar certo! Amigos de Michel Minassa sugerem que ele lance um livro de piadas, inclusive de políticos. Todos os dias ele conta mais de uma em suas redes sociais.
SÔNIA e Gabriela Iamonde recebem amanhã, em Jardim Camburi, para abertura da mostra de decoração Morar Mais, em sua quarta edição.
A BATATA é o alimento com menos agrotóxico do País. A Anvisa não encontrou nenhuma contaminação no vegetal. Já com o pimentão, o morango, o pepino e a alface o bicho pegou. No pepino, então…
CACHOEIRO de Itapemirim sedia a Feira da Bondade, entre os dias 16 e 18 de setembro, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeroporto.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 21 de junho
Próximo artigoColuna 23 de junho
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta