COMPARTILHAR

 

Eles nas redes sociais

“Eu amasso bem as garrafas pet antes de jogar no lixo pra evitar que alguém pegue e faça decoração DIY com elas.”

@amangamelancia sobre o “do it yourself”, ou “faça você mesmo”

***

“O João Gilberto é um dos raros grandes gênios da música, é bizarro como o som do cara é perfeccionista.”

@jotanarciso

VICTOR, com os pais Wemerson Ferreira e Ana Cláudia Venturin, em festa de batizado na Lareira Portuguesa
(Cloves Louzada)

 

 

Para garantir a vaga!

Hoje é dia de torcer mais uma vez pelo Brasil, às 15h, contra a Sérvia. O jogo vale a classificação para as oitavas e a Seleção só precisa do empate para garantir a vaga e seguir firme na Copa da Rússia. Um pouco mais cedo, nos jogos das 11h, vamos descobrir quem vai ser nosso adversário na próxima fase: Alemanha, México, Suécia ou Coreia do Sul? Lembrando que os bancos hoje funcionam das 9h às 13h e, na maioria das empresas e órgãos públicos, pode esquecer de expediente após o almoço!

 

Saneamento

O governo do Estado lançou o edital de licitação para a expansão do esgotamento sanitário em Cariacica (abrangendo 19 bairros) e Viana (12). Com a parceria público-privada, mananciais da bacia do Rio Jucu vão deixar de receber esgoto bruto. “Cariacica vai saltar de 45% de cobertura para a universalização, nos próximos 10 anos”, disse o presidente da Cesan, Amadeu Wetler, ressaltando que as obras devem ter início em 2019 e que, nesta fase do processo de contratação, os valores do investimento não podem ser divulgados.

 

Madeira pelo mar

Boa alternativa ao transporte por rodovias – que é mais caro e poluente. O transporte de madeira em navios pela Fibria, entre o Rio Grande do Sul e Aracruz, alcançou em maio a marca histórica de 2 milhões de metros cúbicos transportados. Se viesse por rodovia, essa mesma quantidade demandaria 35 mil viagens (!!!) de carretas do tipo tritrem (com três semirreboques). Desde que a operação foi iniciada, em julho de 2015, 108 navios carregados de madeira já deixaram o Porto de Rio Grande e atracaram no Espírito Santo.

EM FAMÍLIA Labibi Abiguenem Abib entre as filhas, Leila Abib Pretti e Patrícia Abib Gama

 

 

Espaço público

Muitas calçadas e ruas de Vitória seguem ocupadas pelo comércio, ilegal ou não. No Centro, por exemplo, um carro que vende queijo fica o dia todo em uma vaga. Em Jardim da Penha, alguns bares, botecos e vendedores de água de coco utilizam as calçadas como se fossem privadas, dificultando a passagem com mesas e cadeiras pelo caminho. Resumo: como não há fiscalização do tamanho preciso, dá nisso! E quem tem seu negócio legal, registrado e por aí vai, não entende – nem nós! – o “deixa rolar solto”!

 

Crédito rural

Junho é o mês que encerra o ciclo do ano-safra e também do Plano Safra, que é o aporte de recursos que o governo federal disponibiliza para financiar o agronegócio. No Espírito Santo, esse indicador é preocupante, pois está em queda consecutiva nos três últimos anos-safra. Para se ter uma ideia, cerca de R$ 1 bilhão deixou de ser aplicado no agronegócio capixaba, comparando-se 2014/15, com 2017/18. Alô, bancada! Agir para ontem!

 

Garantia para documentos

Quem assina um contrato, seja de compra e venda, aluguel ou união estável, muitas vezes precisa de mais garantias do que a assinatura dos envolvidos. Nesses casos, o melhor caminho é levar o documento a um cartório de registro de Títulos e Documentos. Existem mais de 200 tipos de documentos que podem ser registrados em cartório.

 

ELEGÂNCIA As Modenesi, Juliana e Elizabeth
(Wanderson Lopes)

 

Rotina escolar

Alimentação, atividade física e sono são mais importantes do que se imagina para o desempenho escolar da criança e do adolescente. O mestre em neurociências Fernando Louzada diz que a introdução do café da manhã nas escolas diminui as faltas e que uma hora diária de exercício incrementa o desempenho em matemática e leitura. “Esses fatores influenciam a estrutura cerebral”, disse ele, que é a favor do início das aulas às 8h30, como ocorre na Califórnia, e não por volta das 7h, como aqui.

 

Massagem no inverno

Em qualquer estação, relaxar é essencial para manter o equilíbrio e garantir o sucesso nas tarefas do dia a dia. Com a chegada das baixas temperaturas, é preciso redobrar os cuidados, principalmente com a pele – e a massagem pode ser aliada. “No frio, a massagem ajuda a hidratar a pele ressecada, bem como esquentar algumas áreas do corpo que sofrem com dores, amenizando-as. Com o aumento da circulação, o corpo fica mais preparado para enfrentar as baixas temperaturas”, disse Eliane Baião, que comanda spa urbano na Enseada do Suá.

 

 

CIRCUITO

 

JOSÉ Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio, recebe convidados na abertura do 10º Salão Internacional do Vinho de Vitória – Expovinhos, hoje, às 18h, no Centro de Convenções de Vitória.

 

GEISHA Sily está em Brasília, hóspede da filha Jacqueline Sily Magalhães, e no último sábado participou de uma festa junina em casa de amigos.

 

CARLOTA Gottardi recebe amigas hoje, em sua casa, para torcerem pelo Brasil contra a Sérvia.

 

FERNANDO Zucolotto comemora seus 4.0 amanhã, às 19h, no Studio Walace Menezes.

 

MORGANA Soares Fernandes, “globetrotter” assumida, está na Nova Zelândia, onde, entre outras aventuras, saltou de bungee jumping. Corajosa!

 

HOJE é Dia Nacional do Vôlei, Dia Nacional do Progresso, Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do Técnico em Nutrição e Dietética.

 

AS AMIGAS Conceição Matias e Márcia Frauches embarcaram na última segunda rumo a Portugal.

 

O INSTITUTO Butantã conseguiu patentear vacina contra a dengue nos Estados Unidos e em Bangladesh. A medida é importante pois protege o processo de produção da vacina no Brasil. O País passa a fazer parte de um grupo que poderá exportar doses.

 

COMIDA, gasolina e energia elétrica tiveram os preços afetados pela forte inflação, que veio pior do que previram os mais pessimistas. O preço da energia elétrica seria afetado independente da greve dos caminhoneiros.

 

O FESTIVAL do Morango de Pedra Azul, em Domingos Martins, será realizado entre os dias 3 e 5 de agosto, no Centro de Eventos Pedra Azul, o “Morangão”.

 

COMEÇARAM as inscrições dos Editais da Secult 2018, voltados para artistas, produtores culturais, empreendedores criativos e outros agentes da cultura. Mais informações no site www.secult.es.gov.br.

 

A MOSTRA “Móvel Capixaba: Passado e Presente” estreia no Sesi Arte Galeria, em Vitória, dia 12 de julho, com a participação de grandes nomes da arquitetura e do design capixaba, entre eles Ana Paula Castro, Paulo Cesar Casate, Cintia Chieppe e Rita Garajau. O projeto é de Ronaldo Barbosa.

 

VOZ saudável é aquela produzida sem esforço. Esta foi uma das conclusões do congresso The Voice Foundation, realizado na Filadélfia, Estados Unidos, apontando novas técnicas e exercícios para trabalhar a saúde da voz.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 26 de junho
Próximo artigo10ª ExpoVinhos – Fotos: Cloves Louzada
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta