COMPARTILHAR
Eles nas redes sociais
“Frases que antecedem o desespero: ‘eu preciso me reunir com você rapidinho’.”
@teclologoexisto
***
“Usando humor como escudo para que não percebam que estou desconfortável e triste.”
@wwwmlna
CARMEN e Fernanda Prates com Lúcia Poubel em festa na Ilha
(Nickolas Bassini)

A Palavra
Para começar bem a semana: “Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam”. (Romanos 15:1-3)

Pátria das chuteiras
Estudo da Cielo aponta queda brusca no varejo durante os dois primeiros jogos do Brasil na Copa: -24,7% de vendas no domingo (17) e -19,8% na sexta-feira (22). O mais prejudicado é o de móveis e eletrodomésticos (-48%). O empresário Lucas Izoton diz que o levantamento mostra como o futebol influencia nossa economia. “No Brasil, a paralisação é praticamente completa, em todos os níveis, público e privado”, avalia. E hoje tem mais! O Brasil entra em campo às 11h, contra o México, em jogo decisivo. Que venha a vitória para animar a torcida e alegrar ao menos o setor de bares!

A PRIMEIRA-DAMA Cristina Gomes e o governador Paulo Hartung ladeando a artista plástica Rosilene Luduvico, que transformou o Palácio Anchieta em atelier durante a preparação da mostra “Alvorada”
(Leonardo Duarte)

Arte inclusiva
Rosilene Luduvico, artista plástica capixaba radicada na Alemanha, transformou o Palácio Anchieta em seu atelier: é lá que estão sendo produzidas todas as obras que farão parte da exposição “Alvorada”, que será aberta na área de exposições da sede do governo no próximo dia 31, e ficará em cartaz por três meses. Ela conta com a ajuda de alunos do programa Escola Viva nesse processo de preparação para a mostra, que terá sete pinturas, nove desenhos, uma instalação e uma obra produzida com sementes.

Respira e tosse
Mensagem no WhatsApp ensina como sobreviver a um ataque do coração quando estiver sozinho, alternando tosses vigorosas com respirações profundas até a ajuda chegar. O cardiologista Schariff Moysés explica que a prática aumenta e diminui o retorno venoso, mantendo o sangue circulante, mas não resolve muito. “Pacientes com doenças cardíacas devem andar com um comprimido de aspirina (500mg) ou de unitrato (5mg) no bolso para mastigarem em emergências assim”, orienta. Dureza! Bate coração!

FERNANDO Zucolotto, aniversariante da última sexta-feira, que recebeu amigos no Studio Walace Menezes
(Cloves Louzada)

Novas mostras premiadas
A cada ano, o Festival de Cinema de Vitória busca ampliar e qualificar as suas janelas de exibição. Em sua 25ª edição, que será de 3 a 8 de setembro, os filmes de três outras mostras do Festival passarão a contar com premiação dada por um júri técnico: a 3ª Mostra Cinema e Negritude, a 3ª Mostra Mulheres no Cinema e a 5ª Mostra Outros Olhares. Os filmes em competição nessas mostras concorrerão ao Troféu Vitória de Melhor Filme.

Taxa de água
Leitor da coluna disse que, ao retirar a conta da Cesan pela internet, foi cobrada a taxa de envio pelos Correios. Mas a Cesan informa que não cobra por emissão de conta pela internet. A Companhia orienta aos clientes que sempre obtenham informações sobre os serviços nos Escritórios de Atendimento da Empresa ou pelo telefone 115.

Vistoria pelo mar
A partir de agora, terrenos ao redor do Morro do Moreno, bem como as ilhas de Vila Velha, serão fiscalizados pelo mar. Na última ação, foram identificadas futuras construções irregulares e aplicadas sanções. Na Ilha Itatiaia, alguns turistas foram abordados e informados de que a visita nesse período do ano é proibida, pois as andorinhas estão no período de reprodução, até setembro.

CIRCUITO

COMPANHIAS aéreas podem oferecer preços e regras diferentes de acordo com o assento adquirido, por isso muita atenção às letrinhas miúdas na compra da passagem. Questões relacionadas a bagagem e cancelamento, por exemplo, são as que causam mais questionamentos. Por que tanto empurra e abraça com os clientes?

HINGLYD Fonseca comemora aniversário no próximo sábado em Vitória, junto à família.

HOJE é Dia do Hospital e do Bombeiro Brasileiro. Amanhã, Dia de São Tomé. Na quarta, é celebrado o Dia de Santa Isabel. Na sexta, Dia da criação do IBGE e Dia de Santa Maria Goretti.

RESTAM poucas vagas na rede hoteleira de Domingos Martins para o Pedra Blues & Jazz, festival com oito shows confirmados nos dias 6, 7 e 8 de julho. As montanhas capixabas têm um ciclo musical de qualidade, visto o grande público que compareceu ao Santa Jazz, em Santa Teresa, no final de maio. Ponto para o turismo!

RICARDO Modenezi festeja a extensão da Cabana do Luiz, em Jacaraípe, na Serra, com graúda cobertura retrátil. Agora, como dica – isso é marca de mais de 20 anos! –, a moqueca de pitu é imbatível.

FOI REALIZADA no último final de semana a 42ª Concentração Comunitária, Festa dos Itaranenses Ausentes e Feira do Agroturismo, o mais tradicional evento anual do município de Itarana, com atrações como Edson e Hudson, Maria Cecília e Rodolfo e Day e Lara.

O EX-MINISTRO da Justiça José Eduardo Cardozo, a convite de Marco Túlio Ribeiro Fialho, estará em Vila Velha hoje, para café da manhã com um grupo de empresários.

A JUCUTUQUARA coroa a sua rainha de bateria, a loiraça Schyrley Moura, no próximo dia 15, às 18h, no Mercado São Sebastião, em Vitória. A escola de samba terá também o “rei da bateria”, Leonardo Bremenkamp.

O PRÓXIMO encontro da série de cursinhos preparatórios para o Enem será sábado, das 9h às 13h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória. A turma já está fechada, mas ainda dá para fazer um cadastro de reserva e aguardar desistências. Informações pelo telefone: 3137-9349.

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 01 de julho
Próximo artigoColuna 03 de julho
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta