COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“Futebol, onde o improvável é sempre possível e o impossível é sempre provável.”

@rosana

***

“Juiz Moro trabalhando nas férias. Realmente a reforma trabalhista foi longe demais.”

@anarcobs

Maria Castello Teles em almoço na Ilha.
(Tovar)

 

Doloroso

“Um sofrimento atroz. Ainda sinto dores horríveis pelas articulações. Não desejo para ninguém”, relata amiga da coluna sobre a Chikungunya. O infectologista Carlos Urbano diz que a vacina segue em estudos avançados. No Estado, foram notificados 620 casos entre janeiro e junho deste ano. “Cerca de 20% podem evoluir para dores articulares crônicas. É preciso combater os focos de água parada, limpar locais onde possam ter sido depositados ovos do mosquito e usar repelente”, orienta.

 

Temporada de eclipses

Começa amanhã a segunda temporada de eclipses do ano, um dia antes da sexta-feira 13. Já no dia 27, parte do mundo poderá acompanhar aquele que pode ser considerado “o maior eclipse lunar do século”: vai durar 3 horas e 55 minutos, sendo 1 hora e 43 minutos com a Lua totalmente encoberta pela sombra da Terra. Poderá ser visto no Brasil de forma parcial.

 

Padrão Mercosul

Até 1º de dezembro, novas placas padrão Mercosul devem ser instaladas nos veículos que forem registrados e que estejam em processo de transferência de município ou de proprietário. A troca é opcional para os veículos já emplacados, mantendo os números originais no cadastro. Até 2023, toda a frota nacional terá placa revestida com película retrorrefletiva e fundo branco com margem superior azul. Anote aí: o preço vai subir.

VANDERSON Paulúcio e Ricardo Silveira no Pontão do Lago Sul, em recente viagem a Brasília

 


Pé quente

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o projeto que o senador Sérgio Rogério de Castro apresentou quando titular, durante a licença do senador Ricardo Ferraço, criando a Zona de Processamento de Exportação em Presidente Kennedy. A ZPE vai atrair investimentos nacionais e estrangeiros e gerar empregos a partir da instalação do Porto Central. O texto segue para decisão terminativa na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado.

 

Malhação no inverno

O clima mais ameno não é desculpa para se descuidar da saúde e da boa forma. Mas para se exercitar no inverno é preciso adotar alguns cuidados especiais, alerta a educadora física Gisely Machado. “Mesmo com o frio, não é aconselhável se encapotar de roupas, já que isso impede que o corpo trabalhe para recuperar a temperatura ideal e ainda faz com que o suor aumente, podendo causar desidratação”, explica.

 

Editais de cultura

Durante o mês de julho, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vai realizar oficinas gratuitas por diversos municípios do Estado para garantir o conhecimento e o acesso de todos os interessados nos Editais da Cultura 2018. Esses encontros, além de informar sobre condições de participação, critérios de seleção e prazos, também vão ser uma oportunidade para esclarecer dúvidas e orientar o público.

 

CLEBER Penna com a aniversariante Angela Leão em sua festa de 5.0, no Praia da Baleia
(Sílvia Mantovani)

 

Sem canteiro

Na movimentada Avenida Princesa Isabel, no centro de Vitória, motociclistas têm utilizado a área zebrada central que divide os sentidos contrários da pista para escapar de congestionamentos frequentes na região, arriscando a vida de pedestres que aguardam o sinal fechar. Antigamente existia um canteiro no lugar, mas a prefeitura fez questão de retirar… Deu nisso.

 

Medo de avião

Mais de 300 pessoas já visitaram um simulador de voo aberto para visitação na área externa do Aeroporto de Vitória, ao lado do terminal de passageiros. O “aviate simulator”, construído pelo capixaba Valmir Freitas, oferece aos visitantes a sensação de decolar e pilotar uma aeronave. Um dos objetivos, segundo o criador do projeto, é ajudar as pessoas a perderem o medo de andar de avião. O equipamento deve ficar por lá até outubro. Irei!

 

Guincho na atividade

Nesta semana, cerca de 120 veículos em estado de abandono serão removidos das vias públicas de Vila Velha. A operação vai começar após a aprovação do Projeto de Lei encaminhado à Câmara que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados. O guincho – apenas um! – também será utilizado para levar veículos em estacionamentos irregulares, mal estado de conservação ou problemas com a documentação.

 

Arborizada

O Plano de Metas 2018-2020 de Vitória prevê a ampliação do número de árvores plantadas em áreas e parques urbanos. Atualmente, são 30.191 espécies plantadas, e o objetivo é chegar a 50 mil unidades.

CIRCUITO

 

POIS É! Saiu o primeiro tablet para a terceira idade! O TabSênior vem com ícones, números e letras grandes, além de funcionalidades como localizador de hospitais, WhatsApp, SOS e jogos para se divertir.

 

A FAMÍLIA vai aumentar! O casal Cinthia e Juarez Campos entrará para o clube dos avós em fevereiro do próximo ano. A nora Cláudia e o filho Fernando estão grávidos de um menino.

 

O CIENTISTA José Ricardo Muniz Ferreira foi aprovado para pós-doutorado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. “Gostaram muito do projeto triangulando a Universidade, eu como pesquisador e a R-Crio, onde será feito todo o trabalho”, comemora o CEO da empresa que armazena células-tronco do dente de leite.

 

HELOISA Monjardim convida para a exposição “Cores do Campo”, com pinturas suas, de 21 de julho a 5 de agosto, no Bristol Vista Azul, em Domingos Martins.

 

“HAIR – Um Sonho de Liberdade” entra novamente em cartaz no Centro Cultural Sesc Glória, amanhã, às 19h30. O musical, da Fames, vem renovado – dessa vez, todas as canções serão em inglês, mas os diálogos seguem em português. Entre cantores e bailarinos, estarão em cena 70 artistas.

 

JOSÉ Carlos Chamon, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Pesada no Espírito Santo (Sindicopes), foi reeleito vice-presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura – Brasinfra.

 

CINEMA nas montanhas. Pela primeira vez, Santa Teresa vai ser palco para um Festival de Cinema, de 16 a 18 de agosto, na Praça Duque de Caxias. Durante o evento, 33 filmes brasileiros serão apresentados nas categorias ficção, animação, documentário, filmes ambientais e híbridos. Organização da cineasta Luiza Lubiana. Entrada franca.

 

O PROJETO Tamar elaborou uma programação de férias de julho para as crianças. O valor da entrada terá um pequeno reajuste: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia), com entrada gratuita para crianças de até 5 anos.

 

A CONFEDERAÇÃO Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê um crescimento de 5% para o setor em 2018. Para a empresária do ramo de ótica Monica Paiva, o mais importante no momento é se manter relevante no mercado. “A concorrência está cada vez mais acirrada e é preciso criatividade para superar um momento difícil como o atual”, sugere.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 10 de julho
Próximo artigo“Os Monólogos da Vagina” comemora 18 anos com apresentações na Ufes
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta