COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“Passo a passo pra saber se a pessoa presta ou não: – manda ela deitar de sapato num sofá / – observe se ela bota o pé em cima ou deixa as perninha pendurada / – se ela botou o pé em cima com sapato e tudo chame a polícia”

@milhonara

***

“Tirando as pessoas patologicamente desequilibradas, qual o problema de ter instabilidades emocionais? Somos natureza, mudamos com a lua, com as estações, com o clima. Loucura é querer viver 100 anos ‘flat’, sempre com o mesmo humor.”

@rosana

A ANIVERSARIANTE Giovanna Rosa com seu marido, André, no festão de sexta-feira última na Ilha, como as demais fotos de hoje
(Cloves Louzada)

 

Banzé

Até perdemos as contas de quantas vezes já relatamos uma situação como essa aqui na coluna: Na manhã de ontem, por volta das 10h30, a rua José Teixeira, na Praia do Canto, tinha três caminhões ocupando uma faixa inteira, que deveria ser de circulação de veículos, para carga e descarga. Isso em frente ao Centro da Praia, que tem vagas reservadas para esse fim – mas pelo visto não são suficientes. E ninguém toma uma atitude!

 

Dança das baleias

Elas chegaram! Gigantes, com cerca de 16 metros de comprimento, pesando até 40 toneladas e conhecidas como baleias cantoras, as jubarte já começaram a chegar no litoral capixaba, onde ficam até novembro (o pico é entre agosto e outubro). Cerca de 18 mil são esperadas e, para vê-las de perto, há até uma lista de espera de 300 nomes. Os passeios duram de quatro a cinco horas. No ano passado, mais de 700 pessoas presenciaram a dança e o canto das jubarte. Um espetáculo!

 

LGBTfobia

A população LGBT de Vitória aguarda a regulamentação da Lei 8627/14, que estabelece sanções administrativas para LGBTfobia praticada em estabelecimentos públicos e privados. Aprovada em 2014, a lei é um importante instrumento para esse público que ainda vivencia situações de preconceito e discriminações por conta da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. Uma comissão de direitos humanos marcou reunião para o dia 17 de agosto, às 14h, no Ministério Público do Espírito Santo, para debater o tema.

RODRIGO Dario e Fernanda Prates
(Cloves Louzada)

 


Inspeção veicular

O Espírito Santo poderia ser ainda melhor em relação à qualidade do ar se aplicasse leis como a da inspeção veicular, que existe há mais de 20 anos e só é cumprida pelo Rio de Janeiro. O Instituto de Estado do Meio Ambiente (Iema) afirma que está elaborando um inventário de fontes de emissão de poluição. A partir daí, o órgão diz que terá condições de entender melhor a contribuição das emissões veiculares e avaliar a implementação do programa. Hein?

 

Misericórdia

Cerca de 4 mil fiéis são esperados na Caminhada Penitencial do Perdão de Assis, dia 3 de agosto. A concentração será em frente à Igreja do Rosário, na Prainha, a partir das 19h, em procissão luminosa rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Penha. No Campinho do Convento, haverá a Celebração do Perdão, o rito da Indulgência, cânticos e orações. Um momento de espiritualidade, silêncio e reconhecimento da misericórdia de Deus.

OS CASAIS Ricardo Uchoa Matos-Ana Keley e Paulo Torres-Ingrid Schwartz
(Cloves Louzada)

 

 

Segurança sem dados

O Ministério da Segurança Pública está levantando dados sobre violência e segurança para alimentar uma base única, mas poucos estados estão compartilhando informações. A mesma dificuldade ocorre com os dados sobre o sistema penitenciário. O governo pediu que os estados coletassem amostras de DNA de toda sua população carcerária para compor uma rede usada na investigação de crimes diversos. O Espírito Santo é um dos que sequer iniciaram a coleta de amostras de seus presos, segundo o Ministério.

 

Olho na validade

Supermercados estão dando descontos de até 70% em produtos que estão prestes a vencer. Hélio Schneider, superintendente da Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps), orienta o consumidor a sempre ficar de olho na data de validade, independente de estar ou não na promoção. “Não aconselhamos o consumo do produto vencido. O programa De Olho na Validade, em parceria com o Procon, continua premiando clientes que encontram itens vencidos nas prateleiras. É só procurar o gerente, que dará outro de graça”, orienta.

 

Reforma do Palácio

Vitória quer reformar o prédio do Palácio Municipal Jerônimo Monteiro, para adequá-lo às condições de acessibilidade e sustentabilidade. Construído na década de 1970, o edifício abriga algumas secretarias, além dos gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, da Procuradoria Geral e da Controladoria Municipal.

LUCIANO Bragatto e Manu Rabelo
(Cloves Louzada)

Einstein estava certo

Pesquisador da Ufes ganha destaque ao confirmar a teoria da relatividade de Einstein. Publicado na Nature Astronomy, o estudo de Davi Rodrigues enfoca um dos fenômenos que levaram à redação da hipótese de matéria escura – o fato de que as estrelas na periferia das galáxias parecem subir em seus caminhos mais rapidamente do que se toda a massa da galáxia interagisse com a luz e fosse detectada pelos nossos telescópios. Ou seja, a teoria da relatividade volta a ser vitoriosa, e a matéria escura ainda é um mistério.

 

Shows internacionais

Calendário de shows internacionais recheado. Demi Lovato chega em novembro, dias 19 (SP), 21 (RJ), 24 (PE) e 27 (CE). Shakira em outubro, dias 21 (SP) e 23 (RS). Andrea Bocelli em setembro, dias 23 (RS), 26 (Brasília), 29 e 30 (SP). No Popload Festival (SP), a atração principal será Lorde, dia 15 de setembro. Roger Waters, do Pink Floyd, faz turnê em outubro, dias 9 e 10 (SP), 13 (Brasília), 17 (BA), 21 (MG), 24 (RJ), 27 (PR) e 30 (RS). Tem ainda Camila Cabello, em outubro, dias 11 (RS), 13 (MG), 14 (SP) e 16 (PR); e Morrissey, em 30 de novembro (RJ) e 2 de dezembro (SP).

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 16 de julho
Próximo artigoColuna 18 de julho
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta