COMPARTILHAR

PÉROLAS

 

“Sem memória, não há povo.”

João Baptista Herkenhoff, juiz aposentado e escritor.

 

“Insistir que verdades das quais você não gosta são notícias falsas é perigoso para a democracia. Chamar jornalistas de ‘inimigos do povo’ é simplesmente errado e ponto final.”

Editorial do jornal americano The New York Times respondendo aos sucessivos e perigosos ataques do presidente Donald Trump à imprensa.

 

“O cidadão brasileiro está cansado da ineficiência de todos nós, e cansado inclusive de nós do sistema Judiciário. Por mais que tentemos, e estamos tentando com certeza, temos um débito enorme.”

Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

“Ser mulher inteligente é olhar com empatia e generosidade para outras mulheres.”

Laura Ancona, diretora de Redação da revista Marie Claire.

 

MARIA Eduarda Vanzeler e Laís Scarpat em coquetel de primavera-verão na MHP
(Cloves Louzada)

 

 

Eles nas redes sociais

“Só acredita em teoria da conspiração quem nunca trabalhou com público, quem nunca teve de organizar uma fila. É só trabalhar em loja, cinema ou museu pra perder essa crença doida na capacidade humana de organização.”

@iedamarcondes

***

“Quando assisto filme de herói não consigo evitar pensar no quanto a prefeitura e os contribuintes vão levar pra reconstruir a cidade”

@jowleeana

 

NOSSA DICA

 Bolsa box

Ela é muito prática, além de discreta. Dá um charme ao visual e virou a queridinha da temporada. A bolsa box está entre os modelos preferidos das mais antenadas no universo fashion. Com design de ares vintage, ela permite inúmeras combinações, num charme extra.

Carmen Prates apostou nela e diz: “Além de pequena, tem linhas retas e a alça longa permite usar transpassada. É perfeita para carregar apenas o essencial, sem perder a elegância”. Pode ser usada tanto no dia-a-dia como em produções mais elaboradas.

BOLSA box da Dolce & Gabbana
(Divulgação)

 


Convite recusado

A ONG Juntos SOS ES Ambiental convidou o prefeito Luciano Rezende e sua equipe de secretários (Saúde, Meio Ambiente e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho), além do vereador Vinícius Simões, presidente da Câmara Municipal, para tomarem um banho de mar coletivo em companhia de seus filhos e familiares, na Praia de Santa Helena, em especial no Ponto 11 de balneabilidade, no período de 10h às 12h. Nenhum deles foi. Conheço muito bem aquilo lá. É tenso. E precisa ser solucionado. A lenga-lenga é de décadas!

 

Dia de fé

O missionário e cantor Dunga, da Canção Nova, vem a Vitória para ministrar a 4ª edição do Por Hoje Não Vou Mais Pecar (PHN), hoje, das 8h às 18h, na Arena Vitória Álvares Cabral. Este ano o tema é “Coragem, Eu Venci o Mundo”, e contará com a animação do missionário Pitter Di Laura e da banda Adventus. Os padres Adenilson e Vandaike farão participações especiais.

 

De vida

Está desanimado, tenso, depressivo? Procure um médico. Os dias atuais são do “tudo urgente” e muitos, principalmente os jovens, começam a se achar derrotados. O neurologista Marcelo Mashua diz que os sinais de alerta são alterações no sono, angústia constante, medo excessivo, sudorese intensa, coração acelerado, respiração ofegante e falta de prazer no lazer. “Muitos pacientes com depressão ou transtorno de ansiedade sofrem preconceitos, minimizam a doença”, lamenta.

 

PEDRO Paulo Moysés e Pollyana Loureiro em pub na Praia do Canto
(Ciro Trigo)


Gato na mochila

Imagine deixar o filho de 2 anos na creche e receber um telefonema da direção pouco tempo depois informando que há um filhote de gato na mochila da criança? Foi o susto que tomou uma leitora da coluna, que até agora não sabe o que realmente aconteceu. “Não temos gato em casa. Próximo à casa da minha mãe há muitos gatos nas redondezas. Acreditamos que a mochila ficou aberta e o bicho entrou”, disse a mãe. Eu, hein?!

 

Santuário em reforma

Começou o restauro de todo o complexo do Santuário Nacional São José de Anchieta. Erika Varejão, diretora do Instituto Modus Vivendi, disse à coluna que, durante as obras, a igreja funcionará normalmente e apenas o museu ficará fechado no período de dois anos, quando um novo Santuário será entregue. Serão investidos mais de R$ 9 milhões nas intervenções. “Vai contribuir muito para o turismo religioso do Estado”, disse ela.

 

Gemas e correntes

Mais uma releitura que vem dos anos 1990 é a do brinco piercing – aqueles com uma correntinha ligando a parte que se pendura no furo e uma outra de pressão para ser colocada na cartilagem da orelha, mais acima. Só que agora ele chega bem sofisticado, sem aquele ar punk. “São brincos com pedras como safira laranja, turmalinas e esmeraldas, adornadas pelas correntinhas em ouro e detalhes do piercing em diamantes. Tranças, coques e rabos de cavalo os deixam ainda mais em evidência”, comenta a designer de joias Emar Batalha.

 

Combinação explosiva

O próximo dia 29 é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, contra um hábito que causa riscos além do que se imagina. O cigarro pode afetar até o processo cirúrgico e sua recuperação. O cirurgião plástico Fábio Zamprogno faz uma recomendação expressa: deixar o cigarro de 15 a 30 dias antes de uma cirurgia. “O tabaco compromete o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e interfere na distribuição dos nutrientes para a regeneração da pele e dos tecidos, afetando a cicatrização. Pode gerar complicações como necrose e rompimento de sutura”, alerta.

 

Até quando?

A Rodovia do Contorno se tornou um calcanhar de Aquiles para os motoristas. São buracos e desníveis que facilitam – e muito! – os acidentes na região. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deixa correr solta a falta de manutenção dos órgãos responsáveis!

 

Safra da cana

Em Linhares, o Alambique Princesa Isabel iniciou o processo de colheita da maior safra de cana-de-açúcar de sua história, com a meta de superar o volume produzido em 2017, chegando à fabricação de 30 mil litros. O período da safra consiste no corte e moagem da cana e acontece até setembro, sem uso de queimadas, seguido por fermentação, destilação, transformação em vinho e posterior envelhecimento e armazenamento em barris.

 

Direito no aluguel

Inquilinos geralmente ficam em dúvidas se podem ou não serem reembolsados em caso de reparo do imóvel. O especialista Felipe Loureiro explica que, segundo a Lei de Locação, são de obrigação do locatário os reparos dos danos causados por ele mesmo durante o contrato.

 

Ferrovia x PIB

No livro “As Ferrovias no Crescimento da Economia Brasileira de 1854 – 1913”, lançado este mês, o autor William Summerhill, pesquisador da Universidade da Califórnia, diz que as vias férreas reduziram o custo dos transportes e incrementaram o PIB brasileiro em 18%. “A disposição das linhas férreas representaram 60% no aumento de produtividade do País. A taxa de retorno social para a economia ficou em 23%. É difícil encontrar algo neste sentido hoje em dia”, defende.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBOLSA box da Dolce & Gabbana
Próximo artigoColuna 29 de agosto
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta