A Palavra

Para começar bem a semana: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”. (Tiago 1:19-21)

 

Eles nas redes sociais

“Acho que 2018 tá sendo tipo um teste da minha sanidade mental. É o universo ver até onde eu aguento.”

@diferentonabr

***

“Gostaria muito que existisse alguma dieta baseada em comer chocolate em todas as refeições do dia pra eu fingir que sei o que tô fazendo com a minha vida”

@luanlovato

 

FERNANDA Cimini em noite de leilão no Empório da Artes
(Cloves Louzada)

 

 

Cassação de carteiras

Em 2017, os órgãos estaduais de trânsito suspenderam mais de um milhão de carteiras de habilitação. Por aqui, o Detran/ES mandou 10 mil motoristas entregarem a CNH, recentemente. “Todos têm direito à defesa, principalmente casos que envolvem radares, sujeitos a erros grotescos”, conta o advogado especialista Anaildo Ferreira, que resolve a maioria deles em seu escritório em Vitória.

 

Invasão

Vivemos em um país com a maior carga tributária do mundo. Pois bem, em contrapartida deveríamos receber os melhores serviços públicos possíveis e existentes, mas a realidade é outra. Além de serviços públicos de baixa qualidade, comerciantes de Bento Ferreira sentem a falta do “estado” no bairro. Devido ao desemprego, proliferam no bairro os serviços ditos “informais”, e nas ruas, sem quaisquer retornos fiscais, sem controle ambiental e nem sanitário. Normalmente controlados por organizações também à margem da legalidade.

 

Competição de robôs

De hoje a sexta-feira, a Ufes sedia o principal evento de Engenharia do Espírito Santo, que vai discutir tecnologia, inovação e empreendedorismo, totalizando mais de 20 palestras, debates, workshops, minicursos, mostra tecnológica e visitas técnicas a diferentes empresas locais. Entre os participantes estão Marcelo Toledo, da Nubank Brasil. A competição entre robôs será uma das atrações.

 

O GOVERNADOR Paulo Hartung com parte das atletas locais e nacionais que competiram na etapa nacional de bodyboard, realizada no último final de semana no Estado
Leonardo Duarte

 

Aposentadoria por idade

Muitos que tiveram cortados benefícios por incapacidade estão entrando na Justiça para incluírem o período de afastamento entre os 15 anos de carência da aposentadoria por idade – permitida aos 60 anos (mulheres) e aos 65 anos (homens). No primeiro semestre, o governo já havia conseguido impedir a extensão do direito a todos os brasileiros, ao limitar os efeitos de uma decisão provisória obtida pelo Ministério Público Federal aos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ainda assim, o INSS não cumprirá a decisão enquanto recorre.

 

Terminal pesqueiro

O esperado Terminal Pesqueiro no Porto de Itaipava, em Itapemirim, está com 60% das obras concluídas. Orçado em mais de R$ 40 milhões, o local possui área total de 7.850 metros quadrados, e terá capacidade para atender cerca de 400 embarcações locais, mais o fluxo das cidades vizinhas. A previsão é que a estrutura fique pronta em meados de 2019.  Uma novela de quase 13 anos! É orar!

 

Tratamento

A Anvisa aprovou o primeiro medicamento genérico com a substância everolimo para o tratamento do câncer. Produzido por uma empresa com sede na Índia, o produto deve chegar ao mercado brasileiro custando em média 35% menos que o preço máximo do medicamento de referência. Boa!

ANGELITA Mansur na reinauguração de sua clínica de estética em Jardim da Penha, com a mãe Zezé e a irmã Luciana
(Wanderson Lopes)

 


Joia da chocolateria

As trufas são consideradas o “manjar dos deuses” de qualquer chocolateria. “Também conhecidas como ganache em outros países, elas são produzidas artesanalmente com chocolate e costumam ter bastante recheio”, conta a chocolatier Paola Ceolin, que criou quatro novos sabores para a sua chocolateria na Praia do Canto. Entre as novidades, estão a trufa zero lactose de chocolate 46% cacau com recheio de cereja marrasquino e a trufa de chocolate 85% cacau com nibs, para comer sem culpa.

 

Limpeza do mar

O Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental vai aderir ao Dia Mundial da Limpeza, 15 de setembro, um evento simultâneo que ocorre em países litorâneos. A ação será na Praia da Costa, Vila Velha, e vai contar com dezenas de voluntários. Durante 21 anos de campanha do instituto, foram retiradas mais de 60 toneladas de resíduos sólidos do litoral canela verde, suas ilhas e Morro do Moreno. Em uma só manhã, a média é de 200 a 600 quilos de lixo!

 

CIRCUITO

 

PAMONHA, pão de queijo, cana, goiabada… produtos tradicionais mantêm vendas em ascensão no Brasil. O comércio exterior destes produtos também cresce bastante. É o mercado da “saudade” em alta.

 

PREVISTO para setembro, o “SesiViva+” será apresentado às regionais da Findes. É uma nova plataforma online para facilitar o acesso às informações e à tomada de decisões sobre investimentos em segurança e saúde dos trabalhadores na indústria.

 

IDALBERTO Moro recebe hoje para abertura da 20ª Convenção da Motociclo, no Steffen Centro de Eventos, na Serra. O evento terá palestra de João Cordeiro, especialista em redes de negócios.

 

MARTHA Paiva convida para lançamento primavera-verão hoje, às 16h30, em seu espaço na Praia do Canto.

 

MARIA Sanz Martins convidou a escritora Danuza Leão, 85 anos, que é capixaba de Itaguaçu, para um bate-papo quinta-feira, dentro do projeto “Let’s Talk”, da Galeria 027, que fica em um shopping de Vila Velha. Danuza é escritora e colunista, fera em “modas e modos”.

 

O PRODEST foi um dos vencedores do Prêmio e-Gov 2018, na categoria Serviços Públicos. A premiação é a mais importante da TI pública brasileira e foi concedida em Florianópolis. O projeto premiado foi o “ES na Palma da Mão”, aplicativo que engloba serviços como horário de chegada dos ônibus do Transcol nos pontos e consulta de processos. Boa!

 

ZILDA Helal prepara um ambiente cheio de personalidade para os adolescentes em seu espaço na 6ª mostra de decoração Quartos Etc, que será aberta no próximo dia 29, em Santa Lúcia. Sua aposta é em tons fora do óbvio e móveis clássicos e confortáveis, como o cinza e a madeira, para contrastar com cores fortes. Outros oito ambientes serão assinados por profissionais como Marília Celin, Cris Locatelli, Vitor Cipriano e Mariah Cardoso.

 

A MEDICINA está perto de poder substituir a córnea por tecido artificial. O médico Rubens Belfort Junior, presidente do Instituto da Visão, diz que a córnea tem papel essencial na visão. “Só que o tecido, que fica na camada mais superficial dos olhos, sofre muitos danos. Cerca de 15 milhões de pessoas no mundo sofrem com doenças que afetam essa película”, informa.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 29 de agosto
Próximo artigoLançamento primavera/verão da Martha Paiva – Fotos: Cloves Louzada
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: