COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“Cuidado com o excesso de autocobrança, teu corpo reage de formas que você nem imagina pra te forçar a ficar quietinho e pegar mais leve consigo próprio.”

@Afrofuturismo

***

“Olha, recomendo demais vocês gostarem muito de alguém de graça. É um sentimento doido, porque você quer do fundo do seu coração que a pessoa seja muito feliz apenas porque: sim. Sem esperar nadinha em troca.”

@matryoska

 

PAULA Monnerat e Raphael Prates na festa de 1 aninho do filho Matheus, ladeados pela tia e madrinha Gina Kelly e os avós paternos, Regina e Geraldo Prates, no Fanfarra
(Foto Kids)

 

BR-262 liberada hoje

Muitos turistas estão cancelando sua ida à região serrana devido às interdições da BR-262 para obras de duplicação, mas o temor não se justifica: o fechamento é somente às terças e quintas, das 11h às 14h, com interdição total de no máximo 40 minutos para detonação de rochas. “Inclusive hoje, véspera de feriado, não haverá obras no trecho – entre Marechal Floriano e o trevo de Paraju”, ressalta Valdeir Nunes, presidente do Convention das Montanhas. Basta se programar para ir em dias e horários sem obras. As próximas interdições serão nos dias 11, 13, 18, 20, 25 e 27.

 

Monumento às escuras

Um dos picos mais altos de Vitória, a Pedra dos Dois Olhos fica escura durante toda a noite, ao contrário do Morro do Penedo, cuja iluminação noturna virou cartão postal. Com 296 metros de altura, o monumento leva o nome original de pico Frei Leopardi e está localizado entre Fradinhos e Tabuazeiro. O prefeito Luciano Rezende diz que a iluminação será feita, “mas ainda estamos ajustando questões técnicas”. Aí, ferrou!

 

Contracepção falha

Mais de 55% das brasileiras que tiveram filhos não haviam planejado a gravidez, diz a Fundação Oswaldo Cruz. Mais de 80% delas usam pílula e apenas 2% usam DIU. “Os métodos de longa duração são raramente oferecidos por médicos particulares e o SUS só fornece o DIU de cobre. Mesmo assim, é a coisa mais difícil conseguir implantar o DIU de cobre pelo SUS”, comenta a pesquisadora Carolina Vieira. Doloroso isso! E a corda só estoura para o lado mais fraco!

 

SILVIA Borges e Fernando Sarnaglia em sua recepção de casamento no Cerimonial Ponta dos Fachos, em Manguinhos
(Luiz Carlos Umbelino)


Manutenção das rochas

Seja em áreas internas ou externas, as rochas ornamentais dão um toque sofisticado aos ambientes. Granitos, mármores e quartzitos podem ser aplicados de diversas formas, mas é preciso atentar aos cuidados para conservar a beleza e o acabamento das pedras. Segundo o especialista Adael de Oliveira, uma das principais recomendações é fazer uma selagem anual. “O processo é capaz de reduzir a absorção de líquidos, o que possibilita a maior durabilidade do material”, explica.

 

Tamanho da mala

Quem nunca passou por uma irritação na hora de embarcar com uma mala de mão? É quase impossível saber de cor as regras e restrições de cada companhia aérea antes de viajar. Depois de ir atrás de 15 das principais empresas aéreas que operam no Brasil, o blog Modo Avião chegou a um tamanho de bagagem que seria aceito em todas elas: a mala deve medir no máximo 45 cm de altura por 35 cm de largura e ter 20 cm de espessura. E deve pesar, no máximo, 8 kg. Anotado!

 

Eventos oficiais

Novos eventos vão entrar no Calendário Oficial do Espírito Santo: o Festival de Cerveja Artesanal de Muqui, realizado em agosto; a Exposição Agropecuária de Guaçuí, em setembro; o Festival Internacional de Inverno de Santa Teresa, em julho; e o Festival de Inverno de Guaçuí, conhecido por abrir a temporada do inverno capixaba, no mês de junho.

 

ZÉU Britto, Cláudio Tovar, Lucinha Lins e Rita Cadillac em noite de abertura do Festival de Cinema de Vitória
(Sergio Cardoso)


Cérebro turbinado

O neurologista Ricardo Teixeira diz que as pílulas usadas para turbinar a mente têm sido cada vez mais consumidas por pessoas sem problema neurológico ou psiquiátrico. “O fato é que dispomos de pouquíssimas evidências científicas de reais benefícios cognitivos, e há até resultados mostrando que algumas pessoas podem piorar o desempenho. É como se nosso cérebro fosse uma orquestra bem afinada e introduzíssemos um violino a mais. Pode melhorar, pode não fazer diferença, ou pode até desafinar”, alerta. Resumo: converse com seu médico sempre!

 

Capital do Inhame

Alfredo Chaves está perto de conquistar oficialmente o título de Capital Nacional do Inhame, devido à espécie São Bento ser única. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 6809/17, do deputado federal Lelo Coimbra, que concede o título ao município capixaba. O texto, aprovado em caráter conclusivo, segue agora para aprovação do Senado.

CIRCUITO

 

MAIS da metade das mulheres não tem nenhuma renda produzida por si mesmas. Os dados são do W20. Elas ainda ganham 30% menos que os homens. Apesar de serem 60% dos estudantes nas universidades, são apenas um terço da força de trabalho contratada em todo o mundo. Já passou da hora de elas serem reconhecidas e terem direitos iguais!

 

COMEMORAR mais um ano de vida é motivo de gratidão, e é nesse clima que Neusa Glória dos Santos convida para seu aniversário, no próximo dia 15, às 18h, no Sheraton.

 

O CHEF Juarez Campos realiza mais uma edição da sua Casa do Chef, dessa vez com o tema “Bistrôs Contemporâneos”, dias 11 e 12, às 20h, em Santa Lúcia, Vitória. Entre os pratos estão ovo mollet crocante sobre ragu de cogumelos e fonduta de morbier.

 

HOJE comemora-se o Dia do Alfaiate e o Dia do Sexo.

 

DEVIDO ao Desfile da Independência, que neste ano será em Guarapari, a Praia do Morro já sofre com as restrições no trânsito para montagem da estrutura. Até hoje, fica restrito o estacionamento de veículos na orla e circulação de pessoas no calçadão/ciclovia, no trecho entre as ruas Acapulco e Mônaco. Amanhã, interdição total entre a Avenida Munir Abud e a Praia da Cerca.

 

ÀS VÉSPERAS do aniversário da Ilha, celebrado sábado, Raquel e Vanusa Melo têm em seu espaço de acessórios na Praia do Canto o livro “Postais de Vitória”, criado pela designer gráfica Marina Cardoso, com desenhos para colorir em um bloco destacável de diversos pontos icônicos de Vitória, como Palácio Anchieta, Ilha das Caieiras, Praça do Papa e Penedo.

 

SEBASTIAN Thrun, inventor do carro autônomo, prevê que, em poucos anos, poderemos chamar um táxi voador por preço equivalente ao da Uber. O projeto dele, agora, inclui dois modelos de carro voador: um deles seria um táxi e, o outro, um veículo particular.

 

DIRIGIDO por José Possi Neto, “Chopin ou o Tormento Ideal” é um espetáculo consagrado ao pianista e compositor Frédéric François Chopin, que reúne poesia e música nas atuações de Nathalia Timberg e, ao piano, Clara Sverner. Será apresentado dia 15, às 21h, e dia 16, às 18h, no Teatro da Ufes.

 

O COMITÊ Internacional da Cruz Vermelha (CICV) aponta um fenômeno nacional: 786.071 registros de desaparecimentos entre 2007 e 2017 no Brasil. Apenas no ano passado, foram registrados 82.684 casos.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 5 de setembro
Próximo artigoColuna 7 de setembro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta