COMPARTILHAR

 

A Palavra

Para começar bem a semana: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”. (Hebreus 10:19,20,22)

Eles nas redes sociais

“Desapegar não significa que você não deva possuir nada, mas sim, que nada deve possuir você.”

@instadepazeamor

***

“O maior erro do estudante é chegar em casa e deitar na cama.”

@problemarii

A BONITA Franciely Ramos
(Cloves Louzada)

  

Qualificação gratuita

O projeto OportunidadES, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, abriu inscrições para 8 mil vagas em 20 cursos de qualificação profissional, sendo 10 inéditos. As aulas são de graça e a distância, podendo ser feitas por moradores de qualquer município. Boa!

***

Entre os cursos, estão Agente Comunitário de Saúde; Auxiliar Contábil, Administrativo, de Faturamento ou de Departamento Pessoal; Alfabetização e Letramento na Educação Infantil; Cuidador de Idosos, Infantil ou Social; Gestão Comercial; Informática Básica; Oratória; Práticas Pedagógicas e Inclusão; e Recreação e o Brincar na Educação Infantil. Inscrições até o próximo dia 28, no www.oportunidades.es.gov.br. As aulas começam no dia 9 de outubro.

RENATA França e Juliana Braz Canedo em evento do Instituto Ponte, no Itamaraty Hall
(Cloves Louzada)

 

  

“Personal car”

Muitos motoristas tiram a CNH, mas vão para as ruas despreparados. É o caso de uma leitora de Vitória, que preferiu não se identificar. Mesmo com cinco anos de carteira, não conseguia estacionar o carro na própria garagem. Para alívio, encontrou a “personal car” Marcelina Nascimento, que é especialista em ajudar pessoas habilitadas sem prática. Hein? Sem prática e habilitada? “Fiz aulas particulares de ladeira e agora estou aprendendo a estacionar”, conta. Para quem ainda não conseguiu engatar a prática da direção, o contato da professora é 99945-1873.

 

Novo Farol

Começa hoje a pintura do Farol Santa Luzia, datado de 1871, que será restaurado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, com apoio da ArcelorMittal Tubarão. Será usada uma moderna tecnologia ecológica de jateamento de estruturas metálicas que retira todos os focos de ferrugem. Com previsão para terminar no próximo dia 28, haverá um evento cultural de inauguração do Farol e também do Canhão Histórico. Até lá, ficará fechado para visitação.

 

Líderes em evasão

Curva da Jurema, Praça de Jucutuquara, Praia de Camburi, Reta da Penha e o centro de Vitória seguem líderes em evasão de receita no transporte público. Todos os dias, são 7 mil casos de pessoas que não pagam passagem, o que inclui pulos de roleta e saída pela porta dianteira, entre outras práticas. Há até quem se esprema para entrar pela janela, diz o Setpes. Que absurdo! Os prejuízos ultrapassam R$ 8 milhões ao ano.

 

Resultado em dose dupla

Pesquisa da USP aponta que treinar com amigos reduz o estresse e aumenta a motivação. Como consequência, os resultados são mais satisfatórios. De acordo com o professor de Educação Física João Pedro Graciolli Silva, isso é percebido em seu dia a dia. “Além de compartilhar as dificuldades e driblar os inúmeros desafios juntos, percebo que há uma competitividade saudável entre eles, uma mola propulsora para o desenvolvimento positivo”, destaca.

 

SÉRGIO Paulo Rabello e Ítalo Baldi com o advogado João Eugênio Modenesi Filho, que promoveu evento sobre planejamento sucessório para empresários capixabas
(Mônica Zorzanelli)


Primatas em extinção

Existem hoje 35 espécies de primatas ameaçadas de extinção, em diferentes graus no Brasil, como os micos-leões e os muriquis. Há ainda algumas espécies na categoria criticamente no mesmo caminho, como o sagui-de-coleira, o guigó-da-caatinga, o cuxiú-preto e o muriqui-do-norte, exclusivo da Mata Atlântica, vivendo em fragmentos florestais de Minas Gerais, Espírito Santo e da Bahia.

 

Ópera no teatro

O 6º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, de 3 a 25 de novembro, no Teatro Carlos Gomes, terá em sua programação a ópera brasileira “O Diletante”, do compositor João Guilherme Ripper, que na ocasião estará em Vitória. No elenco, João Marcos Charpinel, Luana Shaeffer, Flávio Leite, Priscila Aquino, Alessandro Santana e Rosiane Queiroz. A regência será do maestro Gabriel Rhein-Schirato e a direção cênica de Colette Dantas.

CIRCUITO

 

A SERRA segue como município mais populoso do Estado: ultrapassou a marca de meio milhão de habitantes, com 507.598 moradores. Nos últimos oito anos, recebeu quase 100 mil novos moradores.

 

ÉRICA Semião e Raimundo Nonato convidam para o coquetel de lançamento da 17ª ES Restaurant Week, hoje, às 19h, no Figata Pizza & Birra, Praia do Canto.

 

EDUCAÇÃO. A Crescer PHD, em Vitória, promoveu recentemente o 8º Simpósio de Informação Profissional, com a participação de 11 faculdades da Ilha. “Uma excelente oportunidade que os alunos de ensino médio tiveram para refletir sobre os cursos e o mercado de trabalho”, comenta Renato Zanol Santos Neves.

 

LEONARDO Freitas, Lucas Rodrigues e Vanderlei Martins ajustam os detalhes para mais um Vitória Wine Music, que será realizado dia 4 de outubro, em Vitória, com mais de 200 rótulos de mais de 21 importadores de vinhos.

 

O PRÓXIMO concerto da Camerata Sesi, dia 20, vai homenagear os 125 anos da morte de Tchaikovsky, compositor russo mais conhecido do planeta. O espetáculo será às 20h, no Teatro Sesi Jardim da Penha, em Vitória. O evento terá regência do maestro Helder Trefzger, tendo como solistas Ricardo Amado e Carlos Mendes no violino.

 

O ALAMBIQUE Princesa Isabel, que conquistou o título de produtor da melhor cachaça do País neste ano, acaba de lançar a cachaça Duas Amigas, em parceria com o Alambique Sebastiana, localizado no interior de São Paulo. Trata-se da primeira cachaça colaborativa da história, produzida em dois alambiques diferentes.

 

A CAMPANHA antivacinação é dominada por trolls (pessoas com a intenção de provocar outros usuários) e robôs russos, segundo artigo feito na universidade George Washington. Em mais de 1,7 milhão de mensagens no Twitter, 93% delas sobre vacinas podem estar sendo geradas automaticamente.

 

O CONSULTOR William Caldas dará a palestra “Como vender mais utilizando motivação, inovação e atitude”, quarta-feira, às 19h, na sede do Sebrae-ES, na Enseada do Suá, em Vitória. O evento é exclusivo para microempreendedores individuais e empresários de pequenos e médios negócios.

 

A BIBLIOTECA Pública do Espírito Santo exibe quinta-feira o documentário “Luiz, Paixão pelo Jazz”, com direção de Eurico Scaramussa, que fala sobre a aventura do capixaba Luiz Paixão pela terra do jazz e sua coleção de discos e de autógrafos de celebridades do estilo e da MPB.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLOUBOUTIN feminino e poderoso
Próximo artigoColuna 11 de setembro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta