COMPARTILHAR

 Eles nas redes sociais

“Dica do dia: sempre que você sentir o primeiro sintoma de inveja, tente transformar em admiração. A inveja tira a nossa energia, a admiração nos estimula.”

@rosana

***

“Se me pedissem conselhos motivacionais eu só daria um: organize mentalmente sua gratidão e em todas as oportunidades que tiver seja bacana com quem já foi bacana com você.”

@ajanereis

 

O CHARME de Iara Quaresma
(Isabel Oliveira)

 

Dividendos polpudos

A Vale vive um momento especial, que é a combinação de um cenário global excelente do minério de ferro e uma oportunidade futura para desenvolver a área de metais básicos. O presidente da companhia, Fabio Schvartsman, diz que o foco agora é tratar bem o mercado acionário. “Vamos pagar dividendos polpudos a partir de uma política agressiva que já rendeu US$ 2 bilhões aos acionistas, que veio para ficar. Além disso, separamos US$ 1 bilhão para recomprar ações da Vale”, afirma.

 

Capixaba decisivo

O atacante capixaba Richarlison foi titular da Seleção Brasileira no amistoso contra El Salvador, terça-feira última, e já deixou sua marca na primeira convocação por Tite: sofreu o pênalti que deu origem ao primeiro gol, batido pelo Neymar, e marcou dois na goleada de 5 a 0. Richarlison tem 21 anos, é de Nova Venécia e chegou ao Everton nesta temporada, depois de o clube inglês pagar 45 milhões de libras ao Watford. O contrato com o brasileiro é de cinco anos. “Quero honrar o Espírito Santo”, disse. Pois começou bem, craque!

 

SOS mata atlântica

Promotorias de 16 estados, entre eles o Espírito Santo, iniciaram esta semana uma operação nacional para combater desmatamentos em áreas da Mata Atlântica. A ação conta ainda com polícias ambientais e órgãos públicos da área, buscando a proteção e a recuperação do bioma a partir da identificação das áreas degradadas nos últimos anos e dos responsáveis pelas agressões, para cobrar a reparação dos danos e outras medidas compensatórias. Os resultados serão apresentados hoje.

RITA Luz e Angela Neme
(Cloves Louzada)

 

Resultados positivos

O secretário de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Regis Mattos Teixeira, apresenta a palestra “Como Alcançar Resultados em Tempos Turbulentos”, no 14º Seminário Capixaba de Gerenciamento de Projetos. O evento começa hoje e segue até sábado, na Faesa – Campus Vitória, reunindo executivos, gestores e gerentes de projetos, além de estudantes e profissionais que querem conhecer mais sobre a área.

 

Evolução das próteses

As primeiras cirurgias para aumento dos seios foram feitas há mais de 100 anos. De lá para cá, muitas foram as substâncias e os tecidos utilizados no procedimento, até o surgimento dos primeiros implantes de gel de silicone, em 1962. “Hoje, as próteses mais utilizadas são as texturizadas e as de poliuretano. Elas oferecem uma maior aderência, contribuindo para uma cicatrização mais eficaz”, explica o cirurgião plástico Ariosto Santos.

 

Expectativas

Alunos de escolas públicas e privadas têm expectativas distintas sobre formação, diz estudo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional. Menos da metade dos jovens alunos de escolas públicas esperam completar o ensino superior. Na rede particular, percentual chega perto de 70%.

RAIMUNDO Nonato, Érica Semião, Érica Frank e Marcelo Uliana no lançamento da ES Restaurant Week, que começa amanhã e segue até 7 de outubro em 34 estabelecimentos
(Cloves Louzada)

 

Capital do Inhame

Alfredo Chaves está perto de conquistar oficialmente o título de Capital Nacional do Inhame, devido à espécie São Bento ser única. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 6809/17, do deputado federal Lelo Coimbra, que concede o título ao município capixaba. O texto, aprovado em caráter conclusivo, segue agora para aprovação do Senado.

 

Ópera no teatro

O 6º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, de 3 a 25 de novembro, no Teatro Carlos Gomes, terá em sua programação a ópera brasileira “O Diletante”, do compositor João Guilherme Ripper, que na ocasião estará em Vitória. No elenco, João Marcos Charpinel, Luana Shaeffer, Flávio Leite, Priscila Aquino, Alessandro Santana e Rosiane Queiroz. A regência será do maestro Gabriel Rhein-Schirato e a direção cênica de Colette Dantas.

 

Tecnologia e educação

A educação caminha lado a lado com tecnologias que são grandes aliadas do aprendizado. O consultor em educação corporativa e especialista em educação a distância Flávio dos Anjos lista as cinco principais evoluções: gamificação (trabalha a atenção com a aplicação da mecânica de jogos); aprendizagem social (pessoas aprendem umas com as outras); mobile learning (aprendizado através do smartphone); machine learning (interação com uma inteligência artificial); e realidade virtual (situações virtuais para trabalhar a tomada de decisões).

CIRCUITO

 

“AS PESSOAS não compram o que você faz, elas compram por que você faz isso!”. A afirmação, repetida sempre por Simon Sinek, autor do livro “Start With Why” (“Por Quê? Como grandes líderes inspiram ação”), quer dizer que um propósito bem definido é capaz de inspirar pessoas e organizações a agirem.

 

HOJE é Dia Nacional da Cachaça e Dia do Agrônomo. Amanhã, Dia da Cruz e do Frevo.

 

“ENTRE Flores e Canhões” é a exposição que será aberta dia 18, às 19h30, no Empório das Artes, em homenagem à chegada da primavera e ao centenário do término da Primeira Guerra. A mostra terá obras de artistas como Alzira Júdice, Attilio Colnago, Celso Adolfo, Gastão Formenti, Henri Carrières, Leyla Pretti, Rosindo Torres, Scliar e Sorensen, além de um acervo de mais de 80 itens, entre centros de mesa, ânforas, floreiros e cachepots, de origem europeia.

 

A PREMIADA preparadora de elenco Fátima Toledo ministra pela primeira vez em Vitória um curso sobre seu método de trabalho. Usado na preparação dos atores de 46 grandes filmes, entre eles “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite” e “Central do Brasil”, o Método FT, como é conhecido, será apresentado para duas turmas, de 16 a 20 próximos, na Cena Escola de Atores.

 

NO TRISTE incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, alguns documentos do naturalista capixaba Augusto Ruschi foram queimados. Eram itens raros e de extrema importância para a história e a ciência brasileiras.

 

O SINDIFER-ES promove no próximo dia 26, na sede em Vitória, a primeira edição do Seminário de Manutenção. Em debate, os novos modelos de negócios com fábricas inteligentes com capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

 

MARIA Rita faz show amanhã, na área de eventos do Shopping Vila Velha, como do lançamento de seu oitavo álbum. No repertório, “Chama de Saudade”, “Nos Passos da Emoção” e “Amor e Música”, que dá nome ao disco e é uma releitura de canção de Luiz Paiva e Moraes Moreira.

 

NOVO termo em reportagens da imprensa nacional: “decisão monocrática”. A expressão do meio jurídico significa algo decidido por um só, e não por todo o colegiado.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 12 de setembro
Próximo artigoColuna 14 de setembro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta