COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“A gente começa a se tornar cristão de fato quando deixa de interpretar a passagem ‘mil cairão ao seu lado, dez mil à sua direita, mas tu não serás atingido’ não como um livramento de Deus, mas como um chamado pra que a gente se compadeça de 11 mil pessoas e as ajude a levantar”

@nadanovonofront

***

“Pra quem tem pensamento crítico o impossível é só questão de opinião”

@danilo_sanches

 

A ARQUITETA Letícia Finamore em seu “Loft do Remador”, na Casa Cor ES
(Pepê)

 

Hoje

O Multiplace Mais, em Meaípe, terá sua festa à fantasia “One Night In Hollywood”, às 22h, com os grupos É o Tchan e Molejo. Já tem cheiro de verão no ar! E isso é bom! É ótimo!

***

O feriado será de evento beneficente no Wood’s Vitória. Sete atrações se apresentam na noite “Social Wood’s”. Os artistas não cobraram cachê e a entrada será um brinquedo (novo ou usado), que será doado à Vitória Down. Boa!

 

O CASAL Rose e Helvécio Faé
(Cloves Louzada)

 

 

Saudade de lá!

Conheço bem este pedaço de Cachoeiro de Itapemirim, a praça Dr. Luiz Tinoco da Fonseca. Nasci na casa de número 31. E lá, na pracinha, acontecerá hoje e amanhã a Mostra de Cinema Pare, Olhe, Escute, na antiga Estação Ferroviária, que comemora 115 anos. A mostra recebeu mais de 60 inscrições e selecionou filmes de curta e longa-metragem para serem exibidos, além de oficina, mesas-redondas, solenidades e premiação. Destaque para “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello, e “Viola Perpétua”, de Mário de Almeida.

 

Desapega

Revender itens usados é uma alternativa cada vez mais praticada por quem quer se desfazer de roupas, móveis etc e tal, em bom estado de conservação, e ainda fazer uma graninha extra. São inúmeras plataformas na internet extremamente fáceis de usar, que colocam o vendedor e o comprador em contato direto. Uma das mais tradicionais é a OLX, fundada em Amsterdam e presente em 118 países, inclusive o Brasil. Lá, é possível comprar ou revender de instrumentos musicais a apartamentos, roupas ou carros, artigos infantis ou móveis. Tem, literalmente, de tudo!

 

Festival Sesi de Ópera

O Teatro do Sesi de Jardim da Penha recebe um repertório animado neste feriadão, durante o III Festival Sesi de Ópera, que teve início ontem com direção geral e artística de Francisco Mayrink e direção musical do maestro Leonardo David. Tem apresentação hoje e amanhã, às 16h (“Um Mari à La Porte”, de Jacques Offenbach). A programação segue nos dias 19, às 20h, e 21, às 16h (“Domitila”, de João Guilherme Ripper”; 26, às 20h, e 27, às 16h (“La Cambiale di Matrimonio”, de Gioachino Rossini).

 

A DERMATOLOGISTA capixaba Maria Oliete Guerra em Simpósio de Cosmiatria a Laser, em São Paulo

 


Bomba-relógio

Presenciei a cena na Avenida Rio Branco, em Santa Lúcia, na tarde da última quarta-feira: um assaltante, numa moto, tentou arrancar a bolsa de uma senhora que estava na calçada. Aí o cara se deu mal! Em segundos, mais de 10 pessoas cercaram o ladrão, deram-lhe muita pancada e o seguraram até a chegada da polícia, que veio rápida. Que se amplie o número de policiais na rua para ontem!

 

Balneabilidade

Não existe um ranking que compare o nível de poluição das praias do País inteiro, já que os estados não usam os mesmos parâmetros de medição. Além disso, as condições das praias mudam bastante de uma semana para outra. Por isso, os órgãos de controle ambiental avaliam quantas vezes em um certo período as praias ofereceram condições impróprias para o banho. Sendo assim, o único trecho de praia impróprio em 100% das análises fica na praia de Jacaraípe, na Serra.

 

Dívida do sono

Dormir mal prejudica a saúde e é fator de risco para doenças, mas uma pesquisa indicou que mesmo uma noite de sono perdida pode afetar o metabolismo. No entanto, o médico Sérgio Barros diz que, mais preocupante do que ficar uma única noite sem dormir, é a questão crônica da privação do sono. “Dormir cinco horas por dia durante sete dias seguidos, por exemplo, é muito mais grave, porque o paciente fica devendo cerca de 14 horas de sono”, avalia.

 

Golpe do motoboy

Mais de 1 milhão de brasileiros já caíram em golpes de cartões de crédito em 2018. As autoridades alertam para o “golpe do motoboy”, no qual a vítima recebe um telefonema e é convencida a entregar o cartão ao motoqueiro. Detalhe: bancos não fazem ressarcimento, pois neste caso a vítima entrega o cartão e as senhas.

 

Lave as mãos!

Não dá para confiar na limpeza ou higiene de nenhum objeto de uso coletivo. Um exemplo: as bandejas onde são colocados objetos metálicos e bagagens de mão para passar nos raios x de aeroportos têm mais vírus que a superfície de vasos sanitários. A conclusão é de pesquisa realizada na Universidade de Nottingham. O mais comum é o retrovírus, que causa o resfriado. Passou pelo raio x, a primeira parada é o banheiro para lavar as mãos com água e sabão!

CIRCUITO

 

ALERTA aí: o número de mortes por selfies cresce em ritmo acelerado. Na Índia, país que lidera a estatística, foram 259 mortos entre 2011 e 2017. O Brasil teve oito mortes de pessoas fazendo selfie. Copiou aí, para ficar ligado? Nada de se colocar em risco por causa de uma imagem para as redes sociais.

 

O MAQUIADOR e fotógrafo Fernando Torquatto, um dos mais conceituados profissionais de beleza do Brasil, estará no próximo dia 18 em evento no Shopping Vila Velha, a convite da Galeria 027 e Nanda Portella.

 

A BARTENDER Thiara Perim apresentou novidades da carta de drinques e o novo balcão de sua Fantastic Drink’s, quarta-feira última.

 

A FESTA da Polenta começa hoje, com atrações até domingo e na próxima semana, de 18 a 21, em Venda Nova do Imigrante. As comemorações serão realizadas no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, também conhecido como Polentão.

 

DEPOIS da tendência dos minióculos e dos óculos de gatinho, a aposta da vez são os modelos coloridos, inclusive com as lentes também coloridas e translúcidas. Miau!

 

A POMITAFRO realiza sua 21ª edição, até domingo, em Vila Pavão. A palavra vem da junção de três etnias importantes na constituição do município com cerca de 10 mil habitantes no Noroeste capixaba: pomeranos, italianos e afro. A programação inicialmente teria três dias, mas foi ampliada para quatro dias, aproveitando o feriado.

 

EM CARTAZ no Arquivo Público do Estado, até o dia 19, a exposição “Virgínia Tamanini: Memórias em Família”, composta por quadros, livros, fotografias e documentos pessoais, entre outros elementos do acervo da escritora e artista plástica capixaba Virgínia Tamanini.

 

PESQUISAS encomendadas pelo Conselho Federal de Medicina mostram que mais da metade dos brasileiros reprovam a situação atual do SUS. Como solução, especialistas dizem que é essencial aumentar a oferta de médicos nos locais mais afastados dos centros urbanos e nas periferias. Outro caminho é aumentar as parcerias público-privadas.

 

QUATRO dos cinco grandes bancos de varejo não cobram mais para investimentos no Tesouro Direto. Depois de o Itaú zerar a taxa, outros bancos seguiram a medida. Tem até corretora zerando taxa de corretagem para compra de ações. Isso deve fazer com que outras corretoras sigam no mesmo caminho.

 

E TOCA A VIDA!

Eles nas redes sociais
“Acabei de crer que família não é sangue, mas sim um núcleo de pessoas que você escolhe para fazer parte dela.”
Symara Feitosa
***
“‘A nova geração não compra carros’ ‘A nova geração não pensa em casa própria’ Pelo amor de Deus eu não tenho dinheiro nem pra ALMOÇAR.”
@matheussaadr

BONITAS e elegantes em festa na Ilha, Daniela Nemer, Anna Elise Lima e EManuelle Rabelo Bragatto
(Cloves Louzada)
Plano de contingência
O que já era ruim vai ficar ainda pior. Os Correios suspenderam o Sedex 10 e Sedex Hoje com destino ao Rio de Janeiro até 19 de setembro, por causa da Olimpíada. Como se não bastasse, ampliou o prazo de entregas de outros serviços, como o encomenda PAC, Remessa Eletrônica e Carta Registrada, para até três dias úteis nesse período. As restrições vão valer para todo o serviço de entrega na região metropolitana carioca, e dessas cidades para qualquer lugar do Brasil. A pergunta que fica no ar é: vai atrasar porque os carteiros estão disputando medalhas?
Cozinha reaquecida
Depois de ver, na crise, seu movimento caindo 30% aos finais de semana e 50% nos dias úteis, o chef Juarez Campos percebe uma retomada em seu Oriundi, com a proximidade da definição do impeachment de Dilma. “Os grandes problemas foram a inflação e o dólar. Enxugamos custos e passamos a abrir aos sábados no almoço. Também criamos um cardápio próprio para alunos da escola vizinha ao restaurante e nos reinventamos em festivais e sugestões de pratos saborosos com carnes mais baratas. Após a saída da Dilma, o crescimento foi razoável”, disse.
Modelo
Uma comitiva de Minas Gerais chega hoje ao Estado para conhecer o programa ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, desenvolvido nas propriedades de café ao Sul do Espírito Santo. Pioneiro com as assistências voltadas para o café, o Estado conta com uma ferramenta de sustentabilidade agroecológica, onde o técnico de campo, junto com 345 produtores, conseguem ver os três pilares fundamentais para o sucesso: social, ambiental e retorno financeiro.

TEREZA Aragão e Henrique Benedetti, que trafegam com estilo na gastronomia capixaba
(Cloves Louzada)
Abel de Almeida
O caso da endividada Fundação Ceciliano Abel de Almeida, que deve R$ 80 milhões para a Ufes e está na mira do Ministério Público, foi transferido para a Justiça Federal, recebendo baixa da 1ª Vara de Vitória. A fundação teve sua conta bloqueada em junho de 2015 pela Justiça, mesmo não tendo um centavo no caixa. A universidade se negou a pagar os honorários e as despesas do advogado.
Missão madrinha
“As madrinhas já chegam aqui sem esperança”, comenta dona de uma loja de vestidos de festas de Vitória. Tentando copiar os casamentos americanos, em que as damas de honra usam todas vestido iguais, algumas noivas capixabas estão restringindo cores e modelos de vestidos das suas madrinhas, só que com os custos arcados por elas. Não pode tom pastel, não pode vermelho, não pode decote, e por aí vai. Convite com imposições assim, melhor não ir!

EM ALMOÇO na Ilha, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, com o deputado Marcelo Santos
Sobre rodas
Pioneira há 25 anos no Brasil, a Associação Capixaba dos Proprietários de Veículos de Recreação (Toca-ES) tem 50 membros que usam o motorhome ou trailer para pura diversão. Luiz Guilherme Araújo, presidente da entidade, diz que já foi para Argentina e Uruguai, e que na Europa circulou durante um mês a bordo de um alugado. “O pior lugar para ficar é nas ruas de São Paulo”, conta. No Estado, Venda Nova do Imigrante, Jacaraípe e Guarapari são os principais destinos.
Teste de ancestralidade
O serviço de teste de DNA para saber a ancestralidade chegou por aqui. E gratuito. Leitor diz que passou seis semanas esperando o resultado. “Deu 78% europeu puxado para Espanha e Portugal. Além disso, mais 14% africano e 5% índio maia. Isso me fez pensar como nos deixamos levar a julgar os outros ou nós mesmos baseados apenas no que conseguimos ver. Fica uma lição em sempre olhar as pessoas pelo que realmente são: humanos”, conta.
VITÓRIA anda muito louca. Há de se pedir mais crédito ao anjo da guarda! Taxista que não dá bom dia; ônibus emparelhados e avançando sinal na Reta da Penha; garçons discutindo em restaurantes e o cliente de escanteio… E ontem, turista mineiro – ele disse se chamar Rogério Staff – estava em frente à agência do Banco do Brasil, na Praia do Canto, às 9h20, perdido, embriagado e dizendo que havia sido levado a um hotel por uma mulher que lhe dopou, roubou carteira, sumiu com seu sapato e deixou, claro!, a conta para pagar. Não esperei para ver o fim da cena! Bom dia!
NASCEU na última sexta-feira, dia 5, a linda Malu, primeira filha de Marcela Simões e Igor Cobuci. Parabéns!
NA COLUNA do último domingo, ficou faltando o crédito da foto principal, que é um clique de Octavio Bastos.
SORTE dupla. Nada menos do que 100 mil dólares foi quanto o sheik Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, dono da Emirates, uma das maiores empresas áreas do mundo, entregou a cada um dos 300 passageiros do voo EK 521, que semana passada pousou de barriga e pegou fogo. O trem de pouso não baixou, mas todos foram retirados da aeronave em segurança, no Aeroporto de Dubai. O agrado foi um pedido de desculpas do sheik, que desembolsou 30 milhões de dólares no total.
VAI dar certo! Amigos de Michel Minassa sugerem que ele lance um livro de piadas, inclusive de políticos. Todos os dias ele conta mais de uma em suas redes sociais.
SÔNIA e Gabriela Iamonde recebem amanhã, em Jardim Camburi, para abertura da mostra de decoração Morar Mais, em sua quarta edição.
A BATATA é o alimento com menos agrotóxico do País. A Anvisa não encontrou nenhuma contaminação no vegetal. Já com o pimentão, o morango, o pepino e a alface o bicho pegou. No pepino, então…
CACHOEIRO de Itapemirim sedia a Feira da Bondade, entre os dias 16 e 18 de setembro, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeroporto.
VITÓRIA anda muito louca. Há de se pedir mais crédito ao anjo da guarda! Taxista que não dá bom dia; ônibus emparelhados e avançando sinal na Reta da Penha; garçons discutindo em restaurantes e o cliente de escanteio… E ontem, turista mineiro – ele disse se chamar Rogério Staff – estava em frente à agência do Banco do Brasil, na Praia do Canto, às 9h20, perdido, embriagado e dizendo que havia sido levado a um hotel por uma mulher que lhe dopou, roubou carteira, sumiu com seu sapato e deixou, claro!, a conta para pagar. Não esperei para ver o fim da cena! Bom dia!
NASCEU na última sexta-feira, dia 5, a linda Malu, primeira filha de Marcela Simões e Igor Cobuci. Parabéns!
NA COLUNA do último domingo, ficou faltando o crédito da foto principal, que é um clique de Octavio Bastos.
SORTE dupla. Nada menos do que 100 mil dólares foi quanto o sheik Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, dono da Emirates, uma das maiores empresas áreas do mundo, entregou a cada um dos 300 passageiros do voo EK 521, que semana passada pousou de barriga e pegou fogo. O trem de pouso não baixou, mas todos foram retirados da aeronave em segurança, no Aeroporto de Dubai. O agrado foi um pedido de desculpas do sheik, que desembolsou 30 milhões de dólares no total.
VAI dar certo! Amigos de Michel Minassa sugerem que ele lance um livro de piadas, inclusive de políticos. Todos os dias ele conta mais de uma em suas redes sociais.
SÔNIA e Gabriela Iamonde recebem amanhã, em Jardim Camburi, para abertura da mostra de decoração Morar Mais, em sua quarta edição.
A BATATA é o alimento com menos agrotóxico do País. A Anvisa não encontrou nenhuma contaminação no vegetal. Já com o pimentão, o morango, o pepino e a alface o bicho pegou. No pepino, então…
CACHOEIRO de Itapemirim sedia a Feira da Bondade, entre os dias 16 e 18 de setembro, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeroporto.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPato Fu toca música de brinquedo em Vila Velha
Próximo artigoColuna 13 de outubro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta