COMPARTILHAR

PÉROLAS

 

“O segredo da felicidade é escolher a comédia e largar o drama.”

Zíbia Gasparetto, escritora espiritualista, que morreu na última quarta-feira, aos 92 anos, em São Paulo.

 

“Amor é política também e política é amor.”

Dado Villa-Lobos, do Legião Urbana, que apresentou show em Vila Velha.

 

“Muitas crianças não têm um brinquedo. E mais do que presenteá-las, quero que elas entendam que os heróis possuem valores de amizade, fidelidade, honestidade e companheirismo.”

Do bancário Ricardo de Souza, que arrecada brinquedos para alegrar a criançada vestido de super-herói.

 

“Corrupção não é uma nota de pé de página da história.”

Do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso sobre a prática que corrói nosso sistema político há décadas e, como se diz no Brasil, é ambidestra – da esquerda e da direita.

A BELA Amanda Leão em evento de decoração na Ilha
(Cloves Louzada)

 

 

Eles nas redes sociais

“O amor não sobrevive distante da concretude do gesto. Chega o momento em que ele se cansa das abstrações, e o que ele pede é o aconchego do encontro, o olhar que alinhava os sentidos, o enlaço que permite o coração bater ao lado de um outro.”

@pefabiodemelo

***

“Vocês sabiam: que as pessoas podem ter opiniões e visões diferentes de você e isso é saudável”

@berriel

  

NOSSA DICA

 Presentão criativo

Com a aproximação do Natal, muita gente já começa a queimar a cabeça para descobrir presentes diferentes e úteis. Uma boa ideia pode ser o frigobar Fixxar (R$ 330,00), com capacidade de 5 litros que comporta até 8 latinhas e pode gelar a uma temperatura de 1ºC. Com design retrô, nas cores vermelho, preto ou prata, ele é portátil e bastante versátil, já que pode ser usado tanto para refrigerar quanto para aquecer, além te ser trivolt – para tomadas de 110V, 220V ou 12V – aqueles plugues de carros e barcos.

Ideal para quem adora viajar ou velejar/navegar, e muito prático para escritórios e afins – já que dá para manter a marmita resfriada até a hora do almoço e aquecer quando chegar a hora da refeição!

 

DESIGN retrô e versatilidade no frigobar e aquecedor portátil Fixxar
(Divulgação)

 

 

 

 

Hoje

A 5ª Remada Rosa terá largada às 9h, na praia do Iate Clube, em apoio ao movimento Outubro Rosa. A ação reúne praticantes de stand-up paddle, canoa havaiana, caiaque e natação. Depois da disputa no mar, tem aulão de ritmos com Flavio Simor e café da manhã.

***

As alunas da escola Skip Ballet, sob as atenções da bailarina Débora Petruccy, se apresentam às 16h, na Rua das Artes, que terá programação dedicada às crianças. É na Praça Otávio de Araújo, na Prainha, em Vila Velha.

  

SOLANGE e Mário Herkenhoff Coellho em nossa Festa da Primavera
(Cloves Louzada)


Proteção ao patrimônio!

A caipirinha, uma das maiores referências da nossa brasilidade, completa 100 anos neste 2018 e é patrimônio cultural desde 2003. Mas é triste ver como ela é desrespeitada dentro de seu próprio território. Já passou da hora de uma grande campanha nacional institucionalizando que caipirinha é feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Só! Se o drinque incluir outras bebidas destiladas ou outras frutas, não é caipirinha, é outra coisa!

 

Boa vizinhança

Cão que late demais, carro mal estacionado, crianças barulhentas, cigarro na varanda, cano, calote… Coincidentemente, os temas polêmicos da vida em condomínio quase sempre começam com a letra “c”. Em casos assim, o especialista Marcio Rachkorsky diz que há a necessidade de algum ajuste, seja um simples acerto entre vizinhos ou então com mediação do síndico. “Nos deparamos com a necessidade do velho bom senso”, afirma.

 

De olho no céu!

Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, será visível por praticamente todo o mês de outubro. Hoje, amanhã e terça-feira, Mercúrio estará em conjunção com o planeta Vênus, com a máxima aproximação aparente amanhã. Essa rara conjunção planetária será visível a Oeste, sentido onde o Sol se põe, ao entardecer.

 

Espírito das flores

O cultivo de flores no Espírito Santo tem se mostrado uma atividade com grande potencial, com destaque para Santa Teresa, pelo pioneirismo na produção econômica de flores de corte; Linhares, na produção de plantas de forração e gramas; Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, na produção de orquídeas; e Guaçuí, na produção de copo-de-leite. As espécies mais comercializadas são orquídea, áster, azaleia, begônia, bromélia, crisântemo, fícus, gérbera, gypsophila, gladíolo, kalanchoe, lírio e rosa.

 

Modo de espera

Quantas lâmpadas (aquelas vermelhinhas) ficam acesas direto, dia e noite, na sua televisão, computador e em outros eletroeletrônicos? Fazem a alegria da empresa fornecedora de energia elétrica. Segundo o Instituto Akatu, no caso de um aparelho de DVD, por exemplo, o gasto do equipamento ligado em stand-by pode ser maior que durante o seu uso. Todos os aparelhos em modo de espera podem representar 12% do consumo de uma casa. Especialistas recomendam retirar da tomada.

 

Jovem escritora

A estudante Manuela Sampaio, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, Serra, publicou seu primeiro livro, aos 14 anos. “Kalina: Lágrimas de Liberdade” conta uma história que ela sempre ouviu na família, de uma garota de 12 anos que teve a infância interrompida pelo trabalho doméstico. A publicação foi fruto de muita colaboração, entre economias da família, rifa entre amigos e apoio de um supermercado e da escola. “É um sonho. Agora, estou produzindo outros dois novos livros de ficção”, disse. Palmas!

 

Eventos nas montanhas

Domingos Martins quer tirar do poder público a organização dos eventos oficiais da cidade, como o Brilho de Natal, a Sommerfest e o Festival Internacional de Inverno. A Secretaria de Cultura e Turismo diz que o novo modelo propõe que os eventos sejam realizados pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. A medida, inspirada na experiência de Gramado (RS), promete desburocratização, redução de custos e maior profissionalização.

 

Biquíni das famosas

Criado por uma economista capixaba nos Estados Unidos, o biquíni das famosas terá lojas no Brasil. Fundada há 15 anos por Paula Hermanny, a Vix – batizada com o código internacional do aeroporto de Vitória – vende mais de 50 mil peças por mês. A marca, inventora do franzido na calcinha que empina o bumbum, tem como clientes Jessica Biel, Pippa Middleton, Marina Ruy Barbosa e Juliana Paes. “Nos Estados Unidos, as coisas funcionam de um jeito muito redondo”, disse.

 

Tolerância dos ensaios

Nem adianta rebolar: ensaios nas quadras das escolas de samba para o Carnaval de Vitória estão permitidos somente até as 23h45. O acordo já está valendo e será assinado no próximo dia 23 entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge). O Termo de Compromisso Ambiental (TCA) é resultado de várias reuniões e inclui os eventos realizados no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 13 de outubro
Próximo artigoDESIGN retrô e versatilidade no frigobar e aquecedor portátil Fixxar
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta