COMPARTILHAR

A Palavra

Para começar bem a semana: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”. (Salmos 46:1-7)

Eles nas redes sociais

“Se me ver sorrindo de manhã saia de perto pois é sinal que o nível de nervoso já chegou no limite.”

@Leo_oguarda

***

“Minha mãe e meu pai estavam com a luz cortada, resolveram fazer um gato. Foi assim que eu nasci.”

@RChaaban

PAOLA Borges e Daniela Pimenta no “Luau MA”
(Cloves Louzada)

  

Centro de Eventos

Termina em 28 de dezembro o contrato de concessão do Carapina Centro de Eventos, na Serra, firmado em 1998, entre o governo do Estado e a empresa Multiservice. A partir de 29 de dezembro, o parque volta para as mãos do Estado. Como já existem eventos programados para o próximo ano, a exemplo da Vitória Stone Fair, vale uma inspeção para ver as condições em que o espaço está sendo devolvido.

***
A Secretaria de Estado do Turismo diz que o novo governo deve administrar a área pelos próximos dois anos. Não está descartado que, após esse período, faça uma nova concessão do terreno de quase 100 mil metros quadrados. O local continuará recebendo shows e festas, mas a prioridade será para a realização de feiras empresariais. Já demonstraram interesse setores de café, petróleo e gás.

***

Já o proprietário da Multiservice, Zezinho Boechat, diz que quem dará a palavra final será o novo governador. “Nem muro tinha. Pegamos um negócio sucateado e, com muito sacrifício, o transformamos em um empreendimento viável. Deveria continuar na iniciativa privada, até mesmo por questões de custo”, disse.

CAROL Avanza, Bárbara Pancotto, Natália Aliane e Isabel Lobo
(Bruno Lira)

 

 

 

BR-262 precária

Uma viagem que até anos atrás era feita em 7 a 8 horas de carro, entre Vitória e Belo Horizonte, hoje não demora menos do que 10 horas! Em vez de melhorar, a BR-262 piorou – e muito! A condição da estrada está deplorável, com obras paralisadas a cada curva. “As paradas de beira de estrada a partir da divisa com Minas Gerais nem são dignas de nota. Impossível comer nas lanchonetes precárias, sujas e malcuidadas”, disse capixaba horrorizado com o trajeto.

 

Portaria pelo celular

Alguns moradores de Vitória têm optado pela portaria pelo celular, ficando apenas com um monitoramento remoto. Embora nada substitua o porteiro, o síndico terceirizado Luis Castellar diz que a medida reduz custos. “O condomínio geralmente fica com um encarregado de serviços gerais das 8h às 17h. A maior dificuldade é com o manuseio da tecnologia por parte dos idosos. Alguns não se adaptam de jeito nenhum com a ausência de uma pessoa”, conta.

 

Autoconhecimento

Ficar alerta aos sinais que o corpo manda é fundamental para manter a saúde em dia, sempre aliado aos exames de rotina. “Infelizmente, somente quando uma doença já está instalada é que passamos a ouvir o grito de socorro do corpo. Precisamos estabelecer um relacionamento conosco, ficarmos mais atentos a nós mesmos. A meditação ou até mesmo alguns minutos de silêncio já ajudam”, orienta a coach de saúde integrativa Cami Cristofaro.

 

Pai é quem cria

O judiciário vem autorizando a inclusão de um segundo pai ou mãe na certidão de nascimento, fazendo valer o ditado popular de que “pai é quem cria”. O vínculo sanguíneo não reina mais sozinho, explica a especialista em Direito de Família Thiêzy Menegassi. “Existe o entendimento de que a base da família é o afeto. Então, desde que as famílias queiram e sigam alguns pré-requisitos, é possível fazer a alteração diretamente no cartório, sem necessidade de autorização judicial”, afirma.

 

RODRIGO Souto, Fernanda Rabello, Kassio Fontoura e Marcela Grasselli no Living da Casa Cor ES
(Wanderson Lopes)


Besouro em extinção

Espécie que vive no Espírito Santo, o Besouro Rola-Bosta (Dichotomius schiffleri) está criticamente em perigo, correndo risco de extinção, segundo o Ibama. As queimadas e o turismo desordenado ameaçam o único local onde esse inseto, também chamado de escaravelho, é encontrado. “Ele tem esse curioso nome porque faz uma bola com as fezes de bovinos e deposita seus ovos nela”, explica o biólogo Ângelo Machado. Mas o nome…

 

Games bilionários

O mercado de games deixou de ser um nicho há muito tempo. A estimativa é que existam no mundo 2,3 bilhões de gamers, que são os que jogam e consomem produtos. Esse pessoal todo chega a gastar por ano até US$ 13 bilhões em jogos, produtos licenciados e outras experiências relacionadas.

CIRCUITO

 

DEU zebra na moda. Na onda do animal print, a estampa de zebra promete ser o grande destaque dos próximos meses. Como é horizontal, pode alargar a região em destaque. Verde, azul ou vermelho são algumas das cores que combinam.

 

HOJE é o Dia do Professor (parabéns a todos os mestres!), Dia Mundial da Lavagem das Mãos e Dia do Securitário.

 

O CHEF Harum Katharian prepara cardápio especial para o primeiro menu degustação do Cosmô, hoje, com a Vina Una Hectarea. Os pratos serão acompanhados por vinhos conceituados e exclusivos, que representam a nova enologia chilena, com a presença do enólogo e produtor Marcio Moualla, que conduzirá a degustação.

 

A CONSULTORA de imagem e estilo Lorrayne Maia estará em Belo Horizonte de hoje a sexta, para um curso de especialização no método de consultoria de imagem guiada pelo rosto, que tem como base a neurociência, a Gestalt, a linguagem visual e a morfopsicologia.

 

O SETOR de bebidas e alimentos saudáveis movimenta anualmente R$ 93,6 bilhões, em um mercado que só cresce – o segmento deve ter alta anual de 4,41% até 2021. E no próximo dia 20 o Day By Day ganha mais uma opção desse nicho, a Casa Graviola, que surgiu no Rio como food truck e virou restaurante que prioriza alimentos orgânicos e de produtores locais.

 

O NOVO Salão do Imóvel, de quinta-feira a domingo, terá um olhar para o futuro do imóvel e as novas formas de habitar as cidades, com arena de debates, palestras, serviços, espaços de experiência e mais de 5 mil ofertas de imóveis. O evento, na arena atrás do Shopping Vitória, terá ainda espaço de recreação para as crianças e pátio gourmet, com entrada gratuita.

 

A UNIMED Vitória abriu vagas para programas de Residência Médica, com oportunidades em várias especialidades. As inscrições vão até o dia 22 e podem ser feitas pelo site www.aremg.org.br, no link “processo seletivo”.

 

A CINEBIOGRAFIA de Hebe Camargo, dirigida por Maurício Farias, terá representações de Roberto Carlos e Walter Clark. A série televisiva, sem previsão de estreia, vai tratar da juventude da apresentadora (vivida por Valentina Herszage). Já o filme deve chegar às telonas no ano que vem e compreende apenas a década de 1980.

 

O FUNDO Monetário Internacional (FMI) reduziu as previsões para o crescimento do Brasil para 2018 e 2019, que passam agora a ser de 1,4% e 2,4%, respectivamente, segundo o documento Perspectiva Econômica Mundial.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDESIGN retrô e versatilidade no frigobar e aquecedor portátil Fixxar
Próximo artigoColuna 16 de outubro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta