COMPARTILHAR

Parabéns!

Bom dia aos aniversariantes da próxima semana: Dany Casteluber Monnerat, Georgia Fafá, Fernando Pretti, Jacqueline Piras, Margareth Ruschi e Teresa Cristina Rezende Costa, amanhã; Cris Vale, Adriana Meneguelli, Roberta Furtado, Andrea Andrade, Margareth Zamprogno, Natércia Lopes, Tânia Caju, Sérgio Misse, Bernadette Nascif e Graça Frauches, dia 29; Lourdes Machado Bayerl, Adriana Durand, Eliedna Valentim, Wagner Paiva Machado e Zila Maria Teixeira de Oliveira, 30; Sandra Mara Moura Machado, Vera Novaes e Maria do Carmo Aguirre, 31; Rafael Abreu, Consuelo Gonçalves, Denise Nogueira da Gama, Aparecida Francis Cunha e Wilson Márcio Depes, 1º de novembro; Angela Abiguenem e Jace Theodoro, 2; Suely Martinelli, Alessandro Alcântara, Maria Inês Veltri Costa e Maria José Vellozo Lucas, 3.

 

Eles nas redes sociais

“De todos os problemas abissais que o Brasil tem acho que o que eu gostaria de ver resolvido primeiro é a interpretação de texto”

@Pernetinha1

***

“Ninguém sabe o futuro. Otimismo ou pessimismo é uma escolha. Eu escolhi o otimismo pela minha saúde mental. É aquela história, é preciso se preparar para o pior sim, mas o que mantém a nossa cabeça acima d’água é esperar o melhor”

@choracuica

OLIETE e Alvino Guerra na festa de 15 anos de sua linda neta Luana, no último dia 19, no Prime Hall
(Wanderson Lopes)

 

 

 

Pela paz

No Espírito Santo, os Círculos de Construção de Paz se tornaram realidade com o programa Reconstruir o Viver, que multiplica métodos pacíficos de solução de conflitos. Em Vila Velha, já são 14 escolas e mais de 1600 alunos e professores passando por cursos de formação em comunicação não violenta e mediação escolar. “Temos visto o quanto eles têm despertado para o diálogo, em vez de tentar resolver os conflitos pela agressão”, disse a juíza Patrícia Neves. Que outros setores do nosso dia a dia sigam este modelo.

 

Passaporte

O novo cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice, foi recebido pela Casa d’Italia, representantes do Com.It.Es e da comunidade ítalo-capixaba. Prometeu melhorias no atendimento e afirmou que já no início do próximo ano o Estado contará com uma máquina para a emissão de passaportes. A lista dos solicitantes será elaborada pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro.

 

Rodas de conversa

Medo e incertezas propiciam o afloramento da ansiedade, que, em muitos casos, pode resultar em um grau de transtorno e síndrome do pânico. Uma forma de reduzir essa tensão é a conversa, mas nos dias de hoje os relacionamentos se dão muito mais no âmbito virtual. Para propiciar momentos de compartilhamento no mundo real, a psicóloga Eulália Naves está organizando rodas de conversa gratuitas e abertas ao público em seu consultório, na Mata da Praia. O primeiro encontro será hoje, às 15h.

 

ALLINE Berguer, Fernando Machado Júnior e a aniversariante de hoje, Maria Jovita Reisen, em viagem pela Capadócia, na Turquia, locar que é patrimônio mundial pela Unesco

 

Trovadores capixabas

A Academia Capixaba de Poetas Trovadores completa 1 ano no dia 18 de novembro, reunindo 55 acadêmicos imortais titulares e 40 acadêmicos. A entidade herdou o espólio cultural do Clube dos Trovadores Capixabas, criado em Vila Velha, em 1980. A escritora Ângela Veríssimo explica que trovador é uma palavra derivada do latim, que vem de “trobaire” (poeta). “Todo trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador, pois alguns poetas não sabem metrificar, fazer o verso medido”, disse.

 

Mortalidade materna

A mortalidade materna voltou a subir no Brasil. A médica Renata Camargo Menezes alerta para a necessidade de focar em ações preventivas. “Se pararmos para pensar que 92% das causas desse tipo de mortalidade são evitáveis, significa que estamos deixando de cumprir nossa lição de casa, que é a prevenção”, avisa.

 

Com que roupa

Mais da metade (60%) dos turistas brasileiros faz suas malas pensando no impacto que cada peça de roupa terá em seus perfis nas redes sociais. Pelo menos é isso que constatou a pesquisa encomendada pela Booking.com, revelando ainda que 27% dos entrevistados se sentem pressionados a comprar roupas novas para sair de férias. Cerca de 45% recorrem aos perfis de digital influencers para escolher seus figurinos. Digital influencers? Aham! E de frente para o espelho, não vai nada?

AS ANIVERSARIANTES Drika Venturini, Ane Zorzanelli e Luana Casagrande em coquetel muito prestigiado na Aleixo Neto
(José Luiz Tovar)

CIRCUITO

 

A ASSOCIAÇÃO Brasileira de Combate à Falsificação afirma: nunca foi tão grande a quantidade de produtos falsificados e contrabandeados que entram no Brasil. Estão por trás desse crescimento a crise econômica, o aumento do desemprego e a informalidade. A falta de vergonha certamente tem índice importante aí!

 

O ROSA passou a fazer parte do guarda-roupa de muitas pessoas engajadas com a causa da campanha contra o câncer, neste outubro. “O tom é alegre e permite várias combinações, inclusive para os homens. No caso deles, os tons mais claros caem muito bem. Já para as mulheres, a dica é apostar em um look monocromático, que está em alta”, sugere a estilista Chris Trajano.

 

IVAN Aguilar está com novo espaço na Praia do Canto. Sucesso é o que desejamos a esse “gente boa” da Ilha.

 

THAIS Tovar e Marcelo Gonçalves, que se casaram no último dia 20, curtem lua-de-mel em Santiago, no Chile, retornando à Ilha na próxima terça-feira.

 

RONALDO Barbosa convida para a celebração dos 20 anos do Museu Vale, com lançamento do livro comemorativo à data e abertura da mostra “20/20”, cuja produção representa o atual panorama da arte contemporânea no Espírito Santo. Será terça-feira, às 20h. Estaremos lá!

 

CARLITO e Lívia Calmon inauguram neste final de semana seu Don Calmon, novo restaurante de Pedra Azul, voltado para a gastronomia artesanal.

 

O TEATRO Sesi de Jardim da Penha recebe hoje, às 16h, uma das óperas mais famosas de Giacomo Puccini, “La Cambiale di Matrimonio”, na programação do III Festival Sesi de Ópera.

 

BERNARDO Chieppe recebe convidados para uma paella de carne hoje, a partir das 10h, para apresentação do novo Jeep Renegade.

 

O PROJETO “Mar da Música”, que levará shows gratuitos de artistas capixabas para a orla de Vitória em janeiro de 2019, lançou o edital que selecionará 32 propostas para uma apresentação musical solo ou com, no máximo, dois integrantes para compor a programação de verão. Inscrições até 3 de dezembro. Informações: 3132-2068.

 

A BLACK Friday (22 e 23 de novembro) deve movimentar R$ 2,87 bilhões no comércio eletrônico, um crescimento de 16% em relação ao apurado pelo setor no mesmo evento de 2017. A expectativa é que as lojas virtuais brasileiras – se liguem nisso! – recebam mais de 8,8 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 326,00.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 26 de outubro
Próximo artigoHalloween de Claudia Mameri – Fotos: Cloves Louzada
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta