COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“A saúde não é um bem de consumo, mas um direito universal: unamos os esforços para que os serviços de saúde sejam acessíveis a todos.”

@Pontifex_pt, o papa Francisco

***

“Acordar cedo o suficiente mas usar tanto o soneca a ponto de ficar atrasada”

@anarcobs

 

NA SUA festa de 15 anos, a bonita Mel, filha do casal Lara Saliba Ferreira Lopes e Danilo Mariano Lopes
(Cloves Louzada)

 

Ho, ho, ho!

Natal e comércio: cerca de 5 mil vagas temporárias serão abertas em todo o Estado. São três mil diretamente para o comércio e 2 mil vagas para o setor de serviços, área bem demandada nesta época devido às férias de final de ano e à alta temporada do turismo capixaba. De acordo com a Fecomércio-ES, é esperado que 20% dos ocupantes das vagas temporárias sejam efetivados em 2019.

 

Caos no trânsito

Uma carreta travou a Praça do Cauê por quase meia hora na tarde da última segunda-feira, pois não conseguiu contornar suas apertadas curvas. E não era para menos: o tráfego de veículos de grande porte é proibido por lá! Caminhões não podem passar pela Terceira Ponte e têm horário limitado para trafegar em outras vias. Resultado: transtorno que se espalhou para as principais avenidas da Ilha. O trânsito em Vitória está um terror. As ruas são acanhadas e a capital capixaba concentra a maior movimentação de carros da região metropolitana. E ninguém se mexe para dar um basta.

 

Nova vacina

Até 2020, chega ao mercado nova vacina para prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela maioria dos casos de infecções respiratórias. “A vacina está na fase 3. O VSR é uma das principais causas de mortalidade em recém-nascidos. Mata mais que gripe neste grupo”, disse-nos o infectologista Lauro Ferreira, que participou do Vaccinology, simpósio internacional realizado no Panamá. Está cada dia mais difícil respirar! De se manter vivo, então, nem se fala!

 

EM FAMÍLIA. O casal Carmen e Anaildo Ferreira, avós da aniversariante Mel Ferreira Lopes
(Cloves Louzada)

 

Inspeção predial

O Crea-ES se reúne amanhã para debater a lei municipal de inspeção predial pública e particular, aprovada em 2016, mas que até hoje não foi promulgada. Ela obriga os responsáveis pelas edificações situadas em Vitória a fazerem manutenção e inspeções nas construções a cada cinco, três ou dois anos. Estudo aponta que 66% das prováveis causas e origens dos acidentes estão diretamente relacionadas à deficiência ou à ausência de manutenção.

 

Carro podre

Em Castelo, uma consumidora vai pagar R$ 1,5 mil por danos morais a uma revendedora de veículos usados por comentário ofensivo em rede social. Após comprar um carro na empresa, a mulher fez o seguinte comentário na internet: “Gente, não compre carros nessa loja, pois o dono é o maior caloteiro. Comprei uma vez um carro com esse cara e o carro estava podre”. Ela alegou direito à manifestação de pensamento, mas perdeu a causa na Justiça. A grosseria ficou até barata para ela!

 

Com que roupa

Mais da metade (60%) dos turistas brasileiros faz suas malas pensando no impacto que cada peça de roupa terá em seus perfis nas redes sociais. Pelo menos é isso que constatou a pesquisa encomendada pela Booking.com, revelando ainda que 27% dos entrevistados se sentem pressionados a comprar roupas novas para sair de férias. Cerca de 45% recorrem aos perfis de digital influencers para escolher seus figurinos. Digital influencers? Aham! E de frente para o espelho, não vai nada?

GABRIEL Chieppe, Carlos Flores, Cláudio Chieppe Kroeff e Henrique Gasparini na abertura do Mirante Gourmet, no Condomínio Espelho D´Água, em Domingos Martins
(Mônica Zorzanelli)


Assédio no coletivo

Até quando as capixabas serão alvo fácil de passageiros mal intencionados nos ônibus do Transcol? A situação merecia mais do que uma campanha de conscientização nos coletivos. Dia desses, amiga da coluna presenciou uma garota dando um tapa no rosto de um homem, pois ele teve a audácia de passar a mão nas partes íntimas dela. Só que ela não se calou e quem estava perto ajudou a colocá-lo para fora, em um ponto de Goiabeiras.

 

Certificação de origem

O socol (embutido de lombo suíno) de Venda Nova do Imigrante está entre os cinco novos produtos que conquistaram o certificado de origem entre julho de 2017 e junho deste ano no Brasil. Os demais são a farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul (AC), o guaraná de Maués (AM), o queijo de Colônia Witmarsum (PR) e as amêndoas de cacau (BA). O nosso socol é semelhante ao presunto e foi introduzido no Brasil por imigrantes italianos nos idos de 1880.

 

Igualdade no esporte

Um projeto de lei do Executivo dispõe sobre a igualdade das premiações para homens e mulheres nas competições esportivas realizadas, apoiadas e/ou patrocinadas por órgãos e entidades do poder público estadual. A matéria receberá parecer dos colegiados de Justiça, Turismo e Desporto e Finanças.

CIRCUITO

 

CHEGANDO para ficar! O compartilhamento cresce na aviação, apontando a democratização do transporte aéreo com novos serviços e aplicativos que conectarão os passageiros a aeronaves no Brasil. É o “Uber” do avião!

 

HOJE é Dia das Bruxas, Dia Nacional da Poesia, Dia do Saci, Dia Mundial da Poupança, Dia da Reforma Protestante e Dia da Dona de Casa. Amanhã, Dia de Todos os Santos e Dia Mundial do Veganismo.

 

O MUCANE, no centro de Vitória, recebe amanhã, das 19h às 21h, o bate-papo “Onde você ancora seus silêncios?”, da artista Charlene Bicalho, que participará da conversa juntamente com Alessandra Félix, Bruno Gava, Gisele Bernardes, Ivna Messina, Luara Monteiro e Yuriê Perazzini.

 

MANTER a mente ativa previne o mal de Alzheimer e doenças semelhantes. Uma das formas de exercitar o cérebro é mudar a forma como se desempenha as atividades para estimular áreas diferentes. Tentar alternar o uso de cada mão ao escovar os dentes é um exemplo de como fazer isso, dizem especialistas. Certamente deve ser divertido isso. Principalmente se ao acordar for direito para o teste!

 

O EXAGERADO Bazar, no Pavilhão de Carapina, na Serra, entre os próximos dias 7 e 10, terá 220 expositores com produtos trazendo descontos que vão variar de 50% a 90%. A expectativa de público é superior a 100 mil pessoas nos quatro dias.

 

O CENTRO Cultural Sesc Glória recebe no próximo dia 7 a exposição “Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos”, que fala de brincadeiras, memórias de infância e do universo do brinquedo brasileiro, com curadoria de Adriana Klisys. Fica aberta até 16 de dezembro, com entrada franca.

 

A CACHAÇA capixaba Princesa Isabel, eleita a melhor do Brasil, participa esta semana da feira La Grande Dégustation de Montréal, no Canadá. O evento reunirá mais de 200 produtores de bebidas e cerca de 13 mil visitantes de 15 países. O convite partiu da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, que lidera uma missão comercial com foco na apresentação e reforço da presença da bebida mais brasileira no mercado internacional.

 

SENTIR fome realmente altera o humor, aponta estudo publicado na revista Psychopharmacology. Quedas no nível de glicose no sangue podem afetar o humor e provocar comportamentos agressivos. Copiou?

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 30 de outubro
Próximo artigoColuna 01 de novembro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta