COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“Sempre serei resistência! Menos a você porque aí eu não resisto.”

@benicioriche

***

“Nada mais lindo que a sintonia de duas pessoas que não querem se cumprimentar.”

@alexiamameri

 

AS FONSECA, Sandra e Liseta, ladeando Olivinha Coser em festa na Aldeia
(Cloves Louzada)

 

 

Recorde do recorde

“Nunca vimos uma safra de café como esta”, disse Silvio Farnese, do Ministério de Agricultura, acrescentando que, além do grande volume, a qualidade é muito boa. O recorde estimado para 2018 foi superado em 3,2% a mais, totalizando 59,9 milhões de sacas de 60 kg. No Espírito Santo, a produção prevista chegou a 13,5 milhões de sacas. Boas condições climáticas, bienalidade positiva do arábica e uso de mais tecnologias pelo setor são os fatores que têm ajudado cafeicultores a conseguir produtividades elevadas.

 

Moro ministro

Não dá para não registrar. O juiz Sérgio Moro aceitou ontem o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para compor a equipe do próximo governo. Assumirá o Ministério da Justiça, que deve ter um novo desenho, reintegrando a área de Segurança Pública, além da Secretaria da Transparência e Combate à Corrupção, Controladoria-Geral da União (CGU) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). “A perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado levaram-me a tomar esta decisão”, disse Moro, em nota.

 

Líder em spam

Quem nunca recebeu uma ligação indesejada – e insistente! – de telemarketing que atire o primeiro telefone! Não à toa o Brasil é líder em “chamadas spam” na América Latina. Pesquisa feita pelo aplicativo True Caller, que detecta ligações assim no celular, mostrou que, em média, cada assinante de telefonia móvel recebe 37 contatos desde tipo ao mês. E mais: este ano, houve um aumento de 81% em relação a 2017. Irritante!

 

RENATA com o pai, Luiz Bedran, no Museu Vale
(Cloves Louzada)


Linho para eles

O verão 2019 na moda masculina terá bermudas, camisas sociais e calças em tons mais claros, dando uma sensação de frescor – e um dos tecidos que se destaca é o linho. “Há muito tempo o linho faz parte do guarda-roupa deles, e agora chega com mais força. Os ternos em tons claros, como nude e salmão, são tendência para a próxima temporada. Algumas grifes lançaram camisas em linho tanto em cores lisas quanto com estampas diversas, incluindo o xadrez, que segue firme no verão”, conta a empresária Rachel Pacheco, da RPacheco Noivos.

 

Regras de convivência

A maior parte dos shoppings da Grande Vitória agora é pet friendly – ou seja, aceita a circulação de animais de estimação. E dia desses, presenciamos um cachorro avançar sobre uma pessoa no shopping lotado. Não mordeu por pouco! Por isso, as regras devem ser observadas para evitar incidentes ou até que alguém se machuque seriamente. Cães devem estar com coleira e guia. Raças consideradas de guarda devem usar enforcador e focinheira. Sem exceção!

 

Duplo gargalo

A modalidade de transporte mais utilizada em nosso País ainda é o rodoviário. No Espírito Santo, as BRs 101 e 262 são as principais rodovias que cortam o Estado e, paradoxalmente, os dois maiores gargalos. Ambas foram construídas há cerca de 50 anos. Absurdo que beira a um crime contra a população, que paga impostos aos governos para que isso não ocorra, entre outras deficiência gritantes.

SÉRGIO Tristão e Aroldo Natal em homenagem na Assembleia Legislativa
(Cloves Louzada)

 


Refém da modalidade?

Após um tempo fazendo atividades físicas, algumas pessoas desanimam ou diminuem a frequência. Talvez essa seja a hora de encontrar mais motivação em uma nova modalidade. A dica é do educador físico Guilherme Buffolo. “Se a pessoa está enjoada de se exercitar sozinha, é interessante experimentar uma atividade em grupo – uma dança ou luta, por exemplo”, orienta. Também é possível incluir uma atividade extra no dia a dia, como caminhada, trilha ou jogar bola. “As atividades também devem trazer benefícios à saúde mental”, conclui.

 

Jovem embaixador

Voluntário no Projeto Tampinhas Solidárias, que coleta e recicla tampas e garrafões plásticos para serem trocados por cadeiras de rodas e muletas para doação, o capixaba Phablo Henrique Vrenna de Sousa, de Vila Velha, foi o único capixaba selecionado para participar do programa Jovens Embaixadores 2018/19, fruto de uma parceria entre as embaixadas do Brasil e dos Estados Unidos. Parabéns!

 

Pensão para grávidas

A criança tem direito a pensão antes mesmo de nascer. A legislação garante que mulheres grávidas recebam suporte financeiro do pai do bebê para cobrir despesas com exames, medicamentos, assistência médica, enxoval, parto etc. O primeiro passo é comprovar a paternidade da criança. “Isso é possível por meio de documentos que comprovem o relacionamento, como fotos ou mensagens em redes sociais. Em alguns casos, o juiz pode até ouvir testemunhas”, orienta a advogada especialista em Direito de Família Thiêzy Menegassi.

 

Efeito Maduro

A crise na Venezuela tem aumentado significativamente o número de imigrantes que buscam no Brasil uma chance de voltar a viver dignamente. Na orla de Vila Velha, um casal de venezuelanos sobrevive vendendo bolo no pote. Também lá, uma manicure colombiana que trabalha em um salão da cidade conta que veio morar no Espírito Santo devido à grande quantidade de venezuelanos que migraram para a Colômbia. “Embora o custo de vida aqui seja maior, ganho duas vezes mais”, disse à coluna. Que o Brasil consiga acolher essas pessoas e se desenvolver com o intenso fluxo migratório.

A ESTUDANTE Luize do Valle Fardin com os pais, Luiz e Camila, em noite de autógrafos dos alunos do pré e 1° ano da Crescer PHD, em livraria do Shopping Vitória

Cinema no interior

A atriz Cássia Kis será a homenageada da 7ª edição do Festival de TV e Cinema do Interior (Fecin), entre os próximos dias 14 e 16, no sítio histórico de Muqui, no Sul do Estado. Vai comemorar os quase 40 anos de carreira na TV. Outra novidade é o documentário “Bando, Um Filme De:”, sobre o Bando de Teatro Olodum, que marca a estreia do ator Lázaro Ramos na direção e será exibido pela primeira vez no Estado. O tema do evento este ano é “Memória da Cor”, inspirado nos trabalhos da artista Monica Nitz.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO WATER Lip Stain, da Clarins, promete lábios coloridos por horas
Próximo artigoColuna de 03 de novembro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta