COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“Nos programas de reforma sempre mostra umas pias GIGANTES, eu fico pensando que isso seria um perigo pra mim porque eu ia demorar demais pra sentir que a pia tá cheia e eu realmente PRECISO lavar”

@choracuica

***

“Aos poucos tô subindo na vida se tudo der certo ano que vem tô na metade do poço.”

@Juuan21k

  

CHARMOSAS Iêda Pontes e Fernanda Viana em evento em prol da Afecc, na Ilha
(Kias Benaducci)

 

Hoje

Marnei Carminatti, designer que atua no setor coureiro-calçadista, comanda a “Palestra de Inspirações – A forma transforma. Prepare-se para 2020”, às 14h, na programação do Exagerado Bazar, no Pavilhão de Carapina. O evento segue até sábado, com entrada gratuita.

***

Será realizado o workshop “Startup – Desafios e Expectativas”, às 19h, no primeiro espaço de trabalho coletivo gratuito de Cariacica, inaugurado pela Faesa no Shopping Moxuara. O coworking tem capacidade para 30 pessoas, internet de alta velocidade, saídas de energia para carregar eletrônicos, mesas, cadeiras, bancadas e quadros.

***

Terminam as inscrições para o 6º Encontro Estadual de Cineclubes, que será realizado de 23 a 25 de novembro em Mantenópolis. Mais informações na página do Facebook da OCCa – Organização dos Cineclubes Capixabas.

O SENADOR eleito Marcos do Val, Léo Lima e Alexandre Olmo em festança sertaneja na Praia do Canto
(Fillipe Leal)

 

 

Igualdade nos esportes

Foi aprovado o projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a igualdade das premiações para homens e mulheres nas competições esportivas realizadas, apoiadas e/ou patrocinadas por órgãos e entidades do poder público estadual do Espírito Santo. A superintendente de Comunicação do Estado, Andréia Lopes, diz que a conquista abre caminho para mudanças nas regras em outros estados e também em competições internacionais. “Tudo começou com um protesto legítimo das atletas do bodyboard. O governador Paulo Hartung abraçou a causa e mudou uma regra que historicamente era desigual”, disse-nos.

 

Ciclofaixa de trabalho

Assim como ocorre aos domingos com a ciclofaixa de lazer, há quem sugira que a prefeitura de Vitória crie uma ciclofaixa de trabalho, incentivando os cidadãos a irem de bicicleta para o serviço e, com isso, gerar melhorias para a mobilidade urbana e redução de poluição.

 

Amor e humor

O segredo do relacionamento de sucesso está no bom humor, mostra pesquisa realizada por psicólogos da Universidade Luterana de Halle-Wittenberg, na Alemanha. Segundo eles, casais que aceitam ser “zoados” pelo parceiro e têm mais facilidade para rir de si mesmos são mais felizes no dia a dia. Há controvérsias!

CLÁUDIO Chieppe Kroeff, Emilia Lopes e Augusto Alvarenga em palestra para arquitetos na Casa Cor ES
(Léo Gurgel)

 


Animais nas ruas

É muito comum andar pelas ruas e encontrar um ou outro animalzinho dormindo em alguma sombra ou andando “sem rumo”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 30 mil animais estão abandonados somente na Grande Vitória. Trinta mil!  No centro de Vitória – cuja legislação prevê multa de R$ 100 para quem abandona –, morador foi até mordido por um cão na calçada. Nessa época de fim de ano, o número de animais abandonados aumenta por conta das viagens de férias dos seus donos.

 

Dia de montar

Apesar de muitos capixabas já terem iniciado a montagem das árvores de Natal em outubro, a data que a Igreja sugere é no primeiro domingo do advento. Em 2018, portanto, corresponderá ao dia 2 de dezembro. O Tempo do Advento, ou seja, o período relativo às quatro semanas que antecedem o dia de Natal, é uma época de preparação e espera. Para os cristãos, a celebração do nascimento de Jesus vai, oficialmente, até o Dia de Reis, 6 de janeiro.

 

BR interditada

Neste mês de novembro, as detonações de rochas no trecho de duplicação da BR-262 em Marechal Floriano, entre os quilômetros 49,38 e 56,66, continuarão acontecendo às terças e quintas, no período das 11h às 14h, com duração prevista de interdição da via de 40 minutos. A medida visa garantir a segurança dos motoristas e das equipes que trabalham no local. A exceção é na quinta-feira da próxima semana, do dia 15, quando não haverá detonação devido ao aumento de fluxo por ser feriado.

 

Nome e gênero

Desde junho, os cartórios de registro civil passaram a realizar alteração de nome e gênero, em certidões de nascimento e casamento de pessoas transgênero. O procedimento possibilita a troca diretamente nos ofícios extrajudiciais, sem a necessidade de intermediação judicial ou comprovação de cirurgia de mudança de sexo. Antes, costumava durar anos, mas hoje a mudança pode ser feita em poucos dias, desde que a documentação apresentada esteja correta.

CIRCUITO

 

E NOS postos? A Petrobras reduziu ontem o preço da gasolina nas refinarias num menor nível em seis meses: 6,35%, a maior redução já anunciada pela estatal desde 2017.

 

GRACINHA e Moysés Nader embarcaram ontem para dias em Nova Iorque.

 

ERRAMOS. Em foto publicada na última sexta-feira, o nome correto do pai da pequena Luize é Marcos Fardin.

 

MARIA Sanz convida para lançamento de sua nova coleção de quimonos, amanhã, com “esquenta” às 19h em seu espaço no Shopping Vitória, seguido de recepção no Bacco.

 

NOVIDADES no décor. Os irmãos Sandra e Moisés Demoner estão em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde conferem lançamentos de papéis de parede.

 

BOA. A Escola Crescer PHD teve noite de autógrafos, em livraria no Shopping Vitória, em que os alunos do pré e 1º ano do ensino fundamental expuseram suas criações.

 

A INFLUENCIADORA digital paulista Cris Tamer estará na Ilha amanhã, a convite de Aline Eisenlohr, Mariinha e Gabrielle Santos, para bate-papo na Mulher Ativa, Praia do Canto, sobre tendências do verão 2019.

 

O FESTIVAL Gastronômico Sabor das Montanhas será realizado em Venda Nova do Imigrante, entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. O tema será a “Cozinha Italiana”.

 

AMANHÃ, às 14h, será realizada a 110ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Cultura (CEC). O encontro será no auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória.

 

A ASSOCIAÇÃO dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) promove o evento beneficente “SambAzul”, sábado, às 13h, no Cerimonial Morellato, em Jabour, Vitória. Ingressos a R$ 80,00. Apoio total à iniciativa!

 

OS MINISTROS do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão e Paulo de Tarso Sanseverino serão palestrantes no I Seminário de Direito da Insolvência do Estado, que será realizado no próximo dia 19, no Sheraton Vitória, entre outros nomes importantes da área.

 

O PROJETO Viagem pela Literatura recebe Marta Samor para o “Encontro com o Escritor”, amanhã, às 14h, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Resistência, em Vitória. Em seguida, haverá contação de histórias com Vitora Passarim.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 06 de novembro
Próximo artigoColuna 08 de novembro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta