COMPARTILHAR
Eles nas redes sociais
“‘Com o tempo você se acostuma a acordar cedo’. 24 anos e nada ainda”
@cleytu
***
“Quando sua irmãzinha bate em você e chora pra se fingir de vítima e sua mãe bota você de castigo e ainda obriga você a pedir desculpas pra monstrinha. Deve ter uma palavra em alemão pra esse sentimento. #AMãeDeTodasAsInjustiças”
@rosana
ALINE Eisenlohr e a influenciadora digital paulista Cris Tamer em evento na MA, Praia do Canto
(Cloves Louzada)

Parabéns!
Bom dia aos aniversariantes da próxima semana: Leonardo de Castro, Eliud Vieira, Lissu Abad, Terezinha Tommasi Abaurre, Ruy Crespo e Anaildo Francisco Ferreira, amanhã; Marta Roxo, Marcus Magalhães e Matheus Ferrari, dia 12; Silvia Borges, Junia Calil, Rachel Coser, Maria Eugênia Moscon, Mônica Aguiar Machado, Ana Paula Costa e José Angelo Dardengo, 13; Dagmar Costa, Hariton Nathanailidis, Jurema Terim, Rossana Diniz, Taisa Gama Nemer e Angela Bellotti, 14; Marcella Calmon Rosa, Lorena Bragatto, Silvana Silva, Abimar Mendes e Rafael Dias Machado, 15; Paulo Gouvêa, 16; Celita Canuto, Gervásio Milaneze Júnior e Marília Athayde, 17.

Direitos da rematrícula
As escolas já começaram a mandar os avisos de rematrículas para os responsáveis pelos alunos. A diretora do Procon-ES, Denize Pinto, lembra que a rematrícula ou taxa de reserva são consideradas uma das parcelas da anuidade ou da semestralidade do curso. “Elas representam um adiantamento do valor das mensalidades. Caso o consumidor desista do curso, antes de iniciado, e após a efetivação da matrícula, terá direito à devolução integral do valor pago”, orienta.

GREGÓRIO Repsold, Roberta Toledo, o palestrante Arthur Casas, considerado um dos mais respeitados nomes da arquitetura brasileira contemporânea, Daniela Caser e Monica Seixas na Semana de Arquitetura do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo (IAB-ES)
(Wanderson Lopes)

Salve-se quem puder!
O Instituto Goiamum realiza hoje, às 8h, a “Ação Mares”, para promover a limpeza da Lagoa de Carapebus, na Serra. O encontro vai contar com o apoio dos catadores integrantes da Abrasol, do bairro Planalto Serrano. Eles farão a separação do material e o que não puder ser aproveitado e reciclado pela associação, será destinado à Prefeitura da Serra. Quem quiser participar como voluntário, é só aparecer! O ambientalista Iberê Sassi diz que, até 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes e que 99% das aves marinhas terão ingerido algum tipo de plástico.

Desinchá
Virou febre entre blogueiras um chá que promete ajudar a reduzir a retenção de líquidos. O Desinchá é um mix de “oito ingredientes numa proporção exata”, segundo a descrição em seu site. Até aí, tudo bem. Mas cada caixa com 60 sachês custa R$ 86,00! Isso mesmo! E essa fortuna toda por um blend que não tem nada de muito extravagante: chá verde, carqueja, mate verde, hortelã, gengibre, guaraná, sálvia e alecrim. Bolso é bolso, paga quem pode…

O ESTILISTA Vincenzo Visciglia em visita ao estande de Rebeca Duarte na International Jewellery & Watch Show, feira de alto luxo em Abu Dhabi

Consulta pelo zap
De tanto receber mensagens de pacientes pelo WhatsApp, um médico que atende em Vitória se revoltou e passou a proibir a prática por escrito. Antes de entrar no consultório, então, o paciente é obrigado a assinar um documento dizendo que não entrará de forma alguma em contato com o médico pelo aplicativo de mensagem. “Ele chegava a receber perguntas sobre dosagem de remédios na madrugada”, conta a secretária. Isso endoida!

Estrutura básica
Motoristas de Uber pedem para que a empresa crie uma estrutura básica de suporte para quem aguarda passageiros no Aeroporto de Vitória. “Nós aguardamos as chamadas no estacionamento destinado aos ônibus, local bem afastado do terminal, para não interferir na circulação de embarque e desembarque. Um ambulante sempre estava lá para nos fornecer salgados e café, mas foi expulso pelos fiscais do aeroporto – mesmo sem atrapalhar em nada os usuários do aeroporto. Já não temos banheiro e água, agora também não temos comida”, reclamou.

Nome e gênero
Desde junho, os cartórios de registro civil passaram a realizar alteração de nome e gênero, em certidões de nascimento e casamento de pessoas transgênero. O procedimento possibilita a troca diretamente nos ofícios extrajudiciais, sem a necessidade de intermediação judicial ou comprovação de cirurgia de mudança de sexo. Antes, costumava durar anos, mas hoje a mudança pode ser feita em poucos dias, desde que a documentação apresentada esteja correta.

ORDEM no calçadão. Com a proximidade do verão, a Prefeitura de Vitória precisa orientar as pessoas a utilizar adequadamente os espaços da orla de Camburi, onde corredores, skatistas, ciclistas e demais esportistas disputam e invadem o espaço alheio. As demarcações estão inclusive pintadas no chão – basta respeitar. O capixaba é educado, mas há quem esteja pronto para “rodar a baiana”.

IVAN Aguilar convida para a comemoração de 30 anos de carreira com a inauguração de seu novo espaço na Praia do Canto, segunda, às 18h30. O estilista apresenta nova coleção masculina de camisas e gravataria e lança um projeto inédito, com o Instituto Jutta Batista da Silva: todo cliente sob medida terá as iniciais do nome bordadas pelas bordadeiras do IJBS, num monograma criado pelo próprio Ivan.

A SEMANA fecha com essa dúvida: por quê? Nosso senador Magno Malta não votou nem a favor, nem contra o aumento dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – ele simplesmente não apareceu no Senado! Senador, o senhor tem um mandato a cumprir, representando o povo capixaba, até o dia 31 de dezembro.

A VILA de Regência Augusta, em Linhares, recebe até segunda-feira o projeto Monumentos de Amor ao Rio Doce, com mandalas de frutas para serem trocadas por cartas de amor ao Rio Doce, sob a condução do artista Piatan Lube.

DEVIDO às fortes chuvas que atingiram todo o Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Cultura decidiu prorrogar para até o próximo dia 13 o prazo de convocação dos proponentes selecionados no Edital de Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial.

INGRESSO do Bem para o Lar dos Idosos. O Verão de Booa, dia 14 próximo, na área verde do Álvares Cabral, terá ação solidária: quem pagar meia entrada deverá doar um alimento não perecível, que será destinado ao Lar dos Idosos. As atrações da noite serão Turma do Pagode, Maycon Sarmento e Glauco.

A SEXTA edição da ArteSanto, feira de artesanato do Espírito Santo, será na Arena Shopping Vitória entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, com previsão de mais de 600 artesãos, entre capixabas e de outros estados brasileiros.

A ARQUIDIOCESE de Vitória realiza no próximo dia 18 o Dia Mundial dos Pobres, com o lançamento da campanha Natal para Todos, a partir das 14h, na Catedral Metropolitana de Vitória.

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSilvania Saadi Piano e Teclado – Fotos: Cloves louzada
Próximo artigoColuna 11 de novembro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta