COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“No restaurante, chamei o garçom e perguntei: – Tem chá gelado? / – Só Ice Tea. *silêncio* – Give me one, my consagrated.”

@braian

***

“Morro de medo de morrer jovem e minha família falar que muitos sonhos foram interrompidos. Que sonhos, meu! Olha bem pra mim mal tenho esperança.”

@mareowns

LU LIMA, Thiêzy Menegassi e Roberta Salgueiro em encontro feminino na Praia do Canto

 

 

Até quando?

Os seis piores trechos de 10 quilômetros nas rodovias federais do Brasil estão localizados em Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Pará e Paraná, diz o Atlas de Acidentalidade 2018, editado pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). A edição revela o ranking com maior número de mortes por mil quilômetros de rodovia federal: Espírito Santo (246), São Paulo (237), Rio de Janeiro (237), Distrito Federal (228) e Sergipe (159).

 

Lagartixa de presente

O padrinho que pegou a carta de uma menina participante da campanha Papai Noel dos Correios, em Venda Nova do Imigrante, terá que providenciar uma embalagem especial: a garotinha pediu uma lagartixa! Outras opções sugeridas por ela são uma boneca ou uma joaninha. Lá, foram registradas 155 cartinhas da escola infantil do Caxixe, entre pedidos como bonecas, bola, carrinhos, paz e amor. Ainda dá tempo de adotar uma cartinha e realizar o sonho de uma criança para o Natal!

 

Agenda pública

Agora é lei: as agendas do governador, vice-governador, secretários e diretores de empresas e fundações do governo do Estado deverão ser transparentes. Todos os compromissos serão confirmados e divulgados nos respectivos sites governamentais para acesso facilitado da população, com antecedência mínima de 24 horas, constando participantes, assunto, horário e local.

 

Verdinhas em alta

O sistema de compartilhamento de bicicleta de Vitória é utilizado por 900 pessoas diariamente. Apelidadas de “verdinhas”, as bikes registraram um salto este ano, atingindo 92,5 mil pessoas cadastradas, quase 25 mil ciclistas a mais em relação a 2017. As crianças não ficam de fora, totalizando 7 mil viagens. O município está agora em fase de negociação para ampliação das estações: hoje são 30 e a meta é haver 50 até 2020.

 

FERNANDO Lorenzoni, Jeroen Jorissen e Gabor Lorenzoni
(Cloves Louzada)


Arte nordestina

Ao mesmo tempo que valoriza sua cultura e tradição, a arte nordestina também inova em linguagens, técnicas e uso de materiais. Encantadas com toda a beleza encontrada nessas produções, as amigas Mônika Serrão, Zezé Monteiro e Virgínia Albuquerque selecionaram algumas peças no sertão de Pernambuco e Alagoas para o projeto Amargosa: uma galeria itinerante de arte popular brasileira. A convite de Arly Coelho, elas apresentam a mostra amanhã, a partir das 16h, na Simultâneo, Praia do Canto.

 

Crime sem punição

E a população ordeira foi quem bancou essa farra! O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi totalmente reconstruído para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, custando R$ 1,5 bilhão. É um dos mais caros do mundo! Hoje, é usado apenas para eventos culturais – futebol mesmo, quase nada…

 

Neon na maquiagem

Com uma pegada bem anos 1980, os tons fluorescentes estão revivendo um momento de glória nas passarelas internacionais, na moda streetstyle e, principalmente, na maquiagem. A tendência neon vem forte para o verão 2019. Uma aplicação interessante é usar o neon como uma sombra estilo color block nas pálpebras, sugere a especialista Mari Roncetti. Destaque para as cores laranja, verde e rosa. “Para quem não quer ousar tanto, outra dica é fazer apenas o delineado colorido, que alegra o rosto de forma mais discreta”, orienta.

 

Nome e gênero

Desde junho, os cartórios de registro civil passaram a realizar alteração de nome e gênero em certidões de nascimento e casamento de pessoas transgênero. O procedimento possibilita a troca diretamente nos ofícios extrajudiciais, sem a necessidade de intermediação judicial ou comprovação de cirurgia de mudança de sexo. Antes, costumava durar anos, mas hoje a mudança pode ser feita em poucos dias, desde que a documentação apresentada esteja correta.

 

NA COMEMORAÇÃO de seus 80 anos, Ludgero Ceccato com passistas da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG), domingo, no Iate Clube do Espírito Santo
(Pepê)

 


Pet por pão

O Sindipães e o Instituto Jacarenema realizam nos próximos dias 24 e 25 uma ação de limpeza nas praias e ruas da Grande Vitória. Haverá ainda a tradicional troca de garrafas pet por pão, em referência ao Dia Mundial do Pão. As ações acontecem das 8h às 12h, nas praias de Itaparica (Vila Velha) e do Barrote (Serra), no dia 24, e na Curva da Jurema (Vitória), no dia 25.

CIRCUITO

 

UM PROFESSOR italiano ficou intrigado ao perceber que amigas costumam ficar grávidas quase que ao mesmo tempo. Ele decidiu pesquisar e descobriu que há um mecanismo psicológico, porque o assunto acaba se tornando muito recorrente nas conversas. Conta outra, professor! Hein?

 

BÁRBARA e Eduardo casam-se dia 8 de dezembro, às 20h, na Igreja de São Gonçalo, unindo as famílias de Juscélia de Azevedo-Marques Afonso Moreira e Denise-Luiz Guilherme Gazzinelli Cruz, que receberão os convidados no Le Buffet Master. Confirmamos presença.

 

HOJE é Dia Nacional da Homeopatia e Dia Mundial da Saudação. Amanhã, Dia Mundial de Ação de Graças e Dia do Músico. Na sexta, é Dia do Engenheiro Eletricista e a “black Friday”.

 

ZAIRA Mignone Cheibub inaugura, no próximo dia 28, sua Fresh Farm, na Praia do Canto, com produtos sem glúten ou açúcar refinado, além de outras variedades low carb.

 

CARLOTA Gottardi embarca esta semana para Palm Beach, na Flórida, onde ficará por 10 dias.

 

ANIBAL Abreu convida para o coquetel de apresentação da Ecobalsas na Casa Cor ES, hoje, às 18h, com direito a um passeio pela baía de Vitória, com embarcações saindo do píer do Clube Álvares Cabral a cada meia hora.

 

A PARTIR de 1º de janeiro de 2019, o empresário Marcos Furtunato comandará o Transcares. Ele foi eleito para o período de 2019 a 2021, substituindo Liemar Pretti.

 

LUCAS Rigo, João Felipe Badaró e Samuel Eler, alunos do segundo ano do ensino médio do Sesi/ES – unidade de Civit, na Serra, ganharam uma medalha de ouro na Jornada Nacional de Foguetes, realizada no Rio de Janeiro. Eles bateram os 148,50 metros no lançamento do foguete “LJS 01”, ficando à frente de 43 equipes.

 

O ÚLTIMO show da temporada 2018 do Projeto Sócio de Carteirinha, iniciativa do Clube Big Beatles, será amanhã, às 21h, no Teatro da Ufes, em Vitória, com a participação de Ivan Lins.

 

A ILHA de Guriri, em São Mateus, recebe o V Festival Gastronômico Guriri Sabor, até o próximo dia 30, reunindo mais de 20 restaurantes, bares, botecos e lanchonetes, com várias opções de pratos saborosos.

 

MÉDICOS do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) se reúnem amanhã em um Ciclo de Discussões Científicas sobre câncer de mama hereditário, em restaurante em Vila Velha. O encontro terá palestras da oncologista clínica Taynan Nunes e da geneticista Terezinha Sarquis Cintra.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLançamento de alto verão Lavish – Fotos: Vitor Carvalho
Próximo artigoColuna 22 de novembro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta