Eles nas redes sociais
“Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Bom dia!”
Alessandra Tonini
***
“Gente carente não se apaixona, faz reféns.”
Pat Poll

(Ézila Medeiros)
Hoje
Os escritores Fabio Daflon, Fernanda Nali e Wolmyr Alcântara participam da roda de conversa “Três Autores Falam de Fazer Literatura”, às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. Entrada franca.
***
Flávia Gama convida para curso de degustação de chocolates, através da análise sensorial, com o chef patissier Cássio Cevallos, de Porto Alegre, em sua chocolateria, na Praia do Canto.
***
O projeto Viagem pela Literatura, da Biblioteca Municipal Adeplho Poli Monjardim, encerra mais um ano de atividades de incentivo à prática da leitura em Vitória, às 14h, na sede da prefeitura, com música, recital poético e contadores de histórias.

(Bruno Menezes)
Inflacionado
Com a oferta quase zerada de ônibus na Grande Vitória ontem, devido à greve dos rodoviários, quem precisou do Uber teve que pagar 500% a mais sobre o valor normal das corridas. Isso porque a tarifa dinâmica altera os valores de acordo com a demanda. A melhor opção, nessas ocasiões, é o táxi – que este ano não está rodando com bandeira 2 durante os dias de dezembro. Este mês, vale a regra do restante do ano: bandeira 2 das 20h às 6h em dias úteis, e das 14h de sábado às 6h de segunda-feira, além dos feriados.
ONU de olho
Relatores da ONU denunciam que ainda não existe uma avaliação completa dos danos gerados nem uma resposta adequada às comunidades afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco. Citam ainda pesquisas da Fundação SOS Mata Atlântica que identificaram metais pesados na água do Rio Doce. Essa lenga-lenga não pode, sob nenhuma hipótese, seguir em frente! O que freia uma solução? Hein?
Mais com menos
Nova ferramenta da Folha e do Datafolha mostra quais estados entregam mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população utilizando o menor volume de recursos financeiros. O Ranking de Eficiência dos Estados considera 17 variáveis agrupadas em seis componentes. Numa escala de 0 a 1, cinco estados ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser considerados eficientes – Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo.

(Cloves Louzada)
Operação fauna
Cerca de 270 pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem autorização foram apreendidos na operação Fauna Caparaó da Polícia Militar Ambiental de Guaçuí, em novembro. Durante 13 dias de ação, foram atendidas 87 denúncias e 64 pessoas foram autuadas, sendo recolhidos 141 coleiros, 52 Trinca-ferros, 14 tico-ticos, sete sabiás, cinco melros e dois corrupiões, além de papagaios e catataus ameaçados de extinção.
Entrega múltipla
Um novo modelo de entrega de comida será inaugurado em Porto Alegre (RS), em março: o Delivery Center vai reunir diferentes opções de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e hamburguerias em uma mesma sede física, permitindo ao cliente escolher produtos variados em uma mesma encomenda, além de acompanhar o tempo previsto para a produção e chegada do entregador. Boa! Serão 21 unidades, sendo 15 cozinhas, farmácia, loja de conveniência e minimercado, todas integradas por uma central de pedidos. Que tal trazer a ideia para a Ilha?
Salto e gravidez
Mesmo durante a gestação, muitas mulheres não abrem mão do salto alto no dia a dia. Mas é preciso ter cuidado com o equilíbrio. “O uso de saltos muito altos já causam alterações na posição da coluna nas mulheres, e com o crescimento da barriga, essa alteração é em maior grau. Pode causar dores e até mesmo uma hiperlordose lombar irreversível”, alerta a obstetra Lorena Baldotto.
Carga injusta
A carga tributária do Brasil aprofunda a concentração de renda e, por causa disso, amplia as desigualdades sociais, diz César Roxo, vice-presidente de Assuntos Tributários da Associação Nacional dos Auditores Fiscais (Anfip). “A carga brasileira, em torno de 32% do PIB, não é alta. É abaixo da média dos países da OCDE. O problema é a sua composição. Metade dela incide sobre o consumo de bens e serviços, o que é extremamente injusto”, ressalta.
CIRCUITO
NOVE em 10 meninas associam engenharia a “coisa de homem”, aponta levantamento feito pela Disney com crianças, pais e professores de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México. Até quando o machismo entranhado na sociedade vai continuar limitando os sonhos das garotinhas, que ainda crescem achando que determinadas profissões não são para elas?!
VITÓRIA ficou de fora. Paul McCartney confirmou sua volta ao Brasil em 2019: dia 26 de março, no Allianz Parque, a Arena do Palmeiras, em São Paulo, e dia 30 de março, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Os shows fazem parte da “The Freshen Up Tour”, que também passa por Chile e Argentina.
CARLOS Marianelli está em Miami acertando os últimos detalhes do showroom de sua Composé na Flórida, que este mês apresenta inúmeras novidades ao mercado americano, entre elas a chegada da conceituada indústria brasileira SCA.
EMAR Batalha recebe hoje e amanhã, na Praia do Canto, para lançamento da coleção “Crenças”, com peças adornadas por ícones espirituais, como anjo da guarda, Coração Sagrado, Espírito Santo e Nossa Senhora.
O SHOW de Peppino Di Capri no Espaço Patrick Ribeiro, em Vila Velha, no dia 19 de março de 2019, terá participação especial de Zizi Possi. Imperdível!
A CONVITE de Vanuza e Raquel Melo, o artista plástico Renato Ren criou uma pintura mural na parede externa de sua multimarcas de acessórios, na Praia do Canto. O lançamento da arte será hoje, com previsão de ficar exposta até março. A ideia do projeto é o espaço ser um ponto de exposições temporárias, por meio da intervenção urbana.
A LEI 10.924, publicada em novembro, reconhece Alfredo Chaves como município produtor de água.
GURIRI, em São Mateus, será palco do Festival de Verão 2019, o mais importante da região. O evento será entre 29 de dezembro e 5 de janeiro, a partir das 22h, no Arena Ao Mar.
O LIVRO “Há Vida com Diabetes”, de Elaine Rosa, pós-graduada em Educação em Diabetes pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, funciona como um “manual” de reeducação para vida de quem tem a doença. “É um passo a cada dia”, afirma a autora.
A DIFICULDADE em provar o ofensor limita as punições aos crimes de injúria pela internet. O especialista Yuri Sahione orienta a vítima a salvar a página que contém o ataque – os “prints” valem como prova criminal.
E TOCA A VIDA!

EM ALMOÇO na Ilha, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, com o deputado Marcelo Santos