COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Bom dia!”

Alessandra Tonini

***

“Gente carente não se apaixona, faz reféns.”

Pat Poll

THAINÁ Castro num ensaio fotográfico em clima de verão
(Ézila Medeiros)

 

 

Hoje

Os escritores Fabio Daflon, Fernanda Nali e Wolmyr Alcântara participam da roda de conversa “Três Autores Falam de Fazer Literatura”, às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. Entrada franca.

***

Flávia Gama convida para curso de degustação de chocolates, através da análise sensorial, com o chef patissier Cássio Cevallos, de Porto Alegre, em sua chocolateria, na Praia do Canto.

***

O projeto Viagem pela Literatura, da Biblioteca Municipal Adeplho Poli Monjardim, encerra mais um ano de atividades de incentivo à prática da leitura em Vitória, às 14h, na sede da prefeitura, com música, recital poético e contadores de histórias.

 

O CASAL Alessandro Potiguara e Pollyanna com a filha Gabriella, que comemorou 11 anos
(Bruno Menezes)

 

Inflacionado

Com a oferta quase zerada de ônibus na Grande Vitória ontem, devido à greve dos rodoviários, quem precisou do Uber teve que pagar 500% a mais sobre o valor normal das corridas. Isso porque a tarifa dinâmica altera os valores de acordo com a demanda. A melhor opção, nessas ocasiões, é o táxi – que este ano não está rodando com bandeira 2 durante os dias de dezembro. Este mês, vale a regra do restante do ano: bandeira 2 das 20h às 6h em dias úteis, e das 14h de sábado às 6h de segunda-feira, além dos feriados.

 

ONU de olho

Relatores da ONU denunciam que ainda não existe uma avaliação completa dos danos gerados nem uma resposta adequada às comunidades afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco. Citam ainda pesquisas da Fundação SOS Mata Atlântica que identificaram metais pesados na água do Rio Doce. Essa lenga-lenga não pode, sob nenhuma hipótese, seguir em frente! O que freia uma solução? Hein?

 

Mais com menos

Nova ferramenta da Folha e do Datafolha mostra quais estados entregam mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população utilizando o menor volume de recursos financeiros. O Ranking de Eficiência dos Estados considera 17 variáveis agrupadas em seis componentes. Numa escala de 0 a 1, cinco estados ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser considerados eficientes – Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo.

 

ARNALDO Ferreira Filho e Vanda Ferreira ladeando Layza Merizio Borges, doutora em Reprodução Humana, em palestra sobre “Ginecologia e Reprodução Humana: novas tendências, novos desafios”
(Cloves Louzada)

 

Operação fauna

Cerca de 270 pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem autorização foram apreendidos na operação Fauna Caparaó da Polícia Militar Ambiental de Guaçuí, em novembro. Durante 13 dias de ação, foram atendidas 87 denúncias e 64 pessoas foram autuadas, sendo recolhidos 141 coleiros, 52 Trinca-ferros, 14 tico-ticos, sete sabiás, cinco melros e dois corrupiões, além de papagaios e catataus ameaçados de extinção.

 

Entrega múltipla

Um novo modelo de entrega de comida será inaugurado em Porto Alegre (RS), em março: o Delivery Center vai reunir diferentes opções de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e hamburguerias em uma mesma sede física, permitindo ao cliente escolher produtos variados em uma mesma encomenda, além de acompanhar o tempo previsto para a produção e chegada do entregador. Boa! Serão 21 unidades, sendo 15 cozinhas, farmácia, loja de conveniência e minimercado, todas integradas por uma central de pedidos. Que tal trazer a ideia para a Ilha?

 

Salto e gravidez

Mesmo durante a gestação, muitas mulheres não abrem mão do salto alto no dia a dia. Mas é preciso ter cuidado com o equilíbrio. “O uso de saltos muito altos já causam alterações na posição da coluna nas mulheres, e com o crescimento da barriga, essa alteração é em maior grau. Pode causar dores e até mesmo uma hiperlordose lombar irreversível”, alerta a obstetra Lorena Baldotto.

 

Carga injusta

A carga tributária do Brasil aprofunda a concentração de renda e, por causa disso, amplia as desigualdades sociais, diz César Roxo, vice-presidente de Assuntos Tributários da Associação Nacional dos Auditores Fiscais (Anfip). “A carga brasileira, em torno de 32% do PIB, não é alta. É abaixo da média dos países da OCDE. O problema é a sua composição. Metade dela incide sobre o consumo de bens e serviços, o que é extremamente injusto”, ressalta.

CIRCUITO

 

NOVE em 10 meninas associam engenharia a “coisa de homem”, aponta levantamento feito pela Disney com crianças, pais e professores de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México. Até quando o machismo entranhado na sociedade vai continuar limitando os sonhos das garotinhas, que ainda crescem achando que determinadas profissões não são para elas?!

 

VITÓRIA ficou de fora. Paul McCartney confirmou sua volta ao Brasil em 2019: dia 26 de março, no Allianz Parque, a Arena do Palmeiras, em São Paulo, e dia 30 de março, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Os shows fazem parte da “The Freshen Up Tour”, que também passa por Chile e Argentina.

 

CARLOS Marianelli está em Miami acertando os últimos detalhes do showroom de sua Composé na Flórida, que este mês apresenta inúmeras novidades ao mercado americano, entre elas a chegada da conceituada indústria brasileira SCA.

 

EMAR Batalha recebe hoje e amanhã, na Praia do Canto, para lançamento da coleção “Crenças”, com peças adornadas por ícones espirituais, como anjo da guarda, Coração Sagrado, Espírito Santo e Nossa Senhora.

 

O SHOW de Peppino Di Capri no Espaço Patrick Ribeiro, em Vila Velha, no dia 19 de março de 2019, terá participação especial de Zizi Possi. Imperdível!

 

A CONVITE de Vanuza e Raquel Melo, o artista plástico Renato Ren criou uma pintura mural na parede externa de sua multimarcas de acessórios, na Praia do Canto. O lançamento da arte será hoje, com previsão de ficar exposta até março. A ideia do projeto é o espaço ser um ponto de exposições temporárias, por meio da intervenção urbana.

 

A LEI 10.924, publicada em novembro, reconhece Alfredo Chaves como município produtor de água.

 

GURIRI, em São Mateus, será palco do Festival de Verão 2019, o mais importante da região. O evento será entre 29 de dezembro e 5 de janeiro, a partir das 22h, no Arena Ao Mar.

 

O LIVRO “Há Vida com Diabetes”, de Elaine Rosa, pós-graduada em Educação em Diabetes pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, funciona como um “manual” de reeducação para vida de quem tem a doença. “É um passo a cada dia”, afirma a autora.

 

A DIFICULDADE em provar o ofensor limita as punições aos crimes de injúria pela internet. O especialista Yuri Sahione orienta a vítima a salvar a página que contém o ataque – os “prints” valem como prova criminal.

 

E TOCA A VIDA!

Eles nas redes sociais
“Acabei de crer que família não é sangue, mas sim um núcleo de pessoas que você escolhe para fazer parte dela.”
Symara Feitosa
***
“‘A nova geração não compra carros’ ‘A nova geração não pensa em casa própria’ Pelo amor de Deus eu não tenho dinheiro nem pra ALMOÇAR.”
@matheussaadr

BONITAS e elegantes em festa na Ilha, Daniela Nemer, Anna Elise Lima e EManuelle Rabelo Bragatto
(Cloves Louzada)
Plano de contingência
O que já era ruim vai ficar ainda pior. Os Correios suspenderam o Sedex 10 e Sedex Hoje com destino ao Rio de Janeiro até 19 de setembro, por causa da Olimpíada. Como se não bastasse, ampliou o prazo de entregas de outros serviços, como o encomenda PAC, Remessa Eletrônica e Carta Registrada, para até três dias úteis nesse período. As restrições vão valer para todo o serviço de entrega na região metropolitana carioca, e dessas cidades para qualquer lugar do Brasil. A pergunta que fica no ar é: vai atrasar porque os carteiros estão disputando medalhas?
Cozinha reaquecida
Depois de ver, na crise, seu movimento caindo 30% aos finais de semana e 50% nos dias úteis, o chef Juarez Campos percebe uma retomada em seu Oriundi, com a proximidade da definição do impeachment de Dilma. “Os grandes problemas foram a inflação e o dólar. Enxugamos custos e passamos a abrir aos sábados no almoço. Também criamos um cardápio próprio para alunos da escola vizinha ao restaurante e nos reinventamos em festivais e sugestões de pratos saborosos com carnes mais baratas. Após a saída da Dilma, o crescimento foi razoável”, disse.
Modelo
Uma comitiva de Minas Gerais chega hoje ao Estado para conhecer o programa ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, desenvolvido nas propriedades de café ao Sul do Espírito Santo. Pioneiro com as assistências voltadas para o café, o Estado conta com uma ferramenta de sustentabilidade agroecológica, onde o técnico de campo, junto com 345 produtores, conseguem ver os três pilares fundamentais para o sucesso: social, ambiental e retorno financeiro.

TEREZA Aragão e Henrique Benedetti, que trafegam com estilo na gastronomia capixaba
(Cloves Louzada)
Abel de Almeida
O caso da endividada Fundação Ceciliano Abel de Almeida, que deve R$ 80 milhões para a Ufes e está na mira do Ministério Público, foi transferido para a Justiça Federal, recebendo baixa da 1ª Vara de Vitória. A fundação teve sua conta bloqueada em junho de 2015 pela Justiça, mesmo não tendo um centavo no caixa. A universidade se negou a pagar os honorários e as despesas do advogado.
Missão madrinha
“As madrinhas já chegam aqui sem esperança”, comenta dona de uma loja de vestidos de festas de Vitória. Tentando copiar os casamentos americanos, em que as damas de honra usam todas vestido iguais, algumas noivas capixabas estão restringindo cores e modelos de vestidos das suas madrinhas, só que com os custos arcados por elas. Não pode tom pastel, não pode vermelho, não pode decote, e por aí vai. Convite com imposições assim, melhor não ir!

EM ALMOÇO na Ilha, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, com o deputado Marcelo Santos
Sobre rodas
Pioneira há 25 anos no Brasil, a Associação Capixaba dos Proprietários de Veículos de Recreação (Toca-ES) tem 50 membros que usam o motorhome ou trailer para pura diversão. Luiz Guilherme Araújo, presidente da entidade, diz que já foi para Argentina e Uruguai, e que na Europa circulou durante um mês a bordo de um alugado. “O pior lugar para ficar é nas ruas de São Paulo”, conta. No Estado, Venda Nova do Imigrante, Jacaraípe e Guarapari são os principais destinos.
Teste de ancestralidade
O serviço de teste de DNA para saber a ancestralidade chegou por aqui. E gratuito. Leitor diz que passou seis semanas esperando o resultado. “Deu 78% europeu puxado para Espanha e Portugal. Além disso, mais 14% africano e 5% índio maia. Isso me fez pensar como nos deixamos levar a julgar os outros ou nós mesmos baseados apenas no que conseguimos ver. Fica uma lição em sempre olhar as pessoas pelo que realmente são: humanos”, conta.
VITÓRIA anda muito louca. Há de se pedir mais crédito ao anjo da guarda! Taxista que não dá bom dia; ônibus emparelhados e avançando sinal na Reta da Penha; garçons discutindo em restaurantes e o cliente de escanteio… E ontem, turista mineiro – ele disse se chamar Rogério Staff – estava em frente à agência do Banco do Brasil, na Praia do Canto, às 9h20, perdido, embriagado e dizendo que havia sido levado a um hotel por uma mulher que lhe dopou, roubou carteira, sumiu com seu sapato e deixou, claro!, a conta para pagar. Não esperei para ver o fim da cena! Bom dia!
NASCEU na última sexta-feira, dia 5, a linda Malu, primeira filha de Marcela Simões e Igor Cobuci. Parabéns!
NA COLUNA do último domingo, ficou faltando o crédito da foto principal, que é um clique de Octavio Bastos.
SORTE dupla. Nada menos do que 100 mil dólares foi quanto o sheik Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, dono da Emirates, uma das maiores empresas áreas do mundo, entregou a cada um dos 300 passageiros do voo EK 521, que semana passada pousou de barriga e pegou fogo. O trem de pouso não baixou, mas todos foram retirados da aeronave em segurança, no Aeroporto de Dubai. O agrado foi um pedido de desculpas do sheik, que desembolsou 30 milhões de dólares no total.
VAI dar certo! Amigos de Michel Minassa sugerem que ele lance um livro de piadas, inclusive de políticos. Todos os dias ele conta mais de uma em suas redes sociais.
SÔNIA e Gabriela Iamonde recebem amanhã, em Jardim Camburi, para abertura da mostra de decoração Morar Mais, em sua quarta edição.
A BATATA é o alimento com menos agrotóxico do País. A Anvisa não encontrou nenhuma contaminação no vegetal. Já com o pimentão, o morango, o pepino e a alface o bicho pegou. No pepino, então…
CACHOEIRO de Itapemirim sedia a Feira da Bondade, entre os dias 16 e 18 de setembro, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeroporto.
VITÓRIA anda muito louca. Há de se pedir mais crédito ao anjo da guarda! Taxista que não dá bom dia; ônibus emparelhados e avançando sinal na Reta da Penha; garçons discutindo em restaurantes e o cliente de escanteio… E ontem, turista mineiro – ele disse se chamar Rogério Staff – estava em frente à agência do Banco do Brasil, na Praia do Canto, às 9h20, perdido, embriagado e dizendo que havia sido levado a um hotel por uma mulher que lhe dopou, roubou carteira, sumiu com seu sapato e deixou, claro!, a conta para pagar. Não esperei para ver o fim da cena! Bom dia!
NASCEU na última sexta-feira, dia 5, a linda Malu, primeira filha de Marcela Simões e Igor Cobuci. Parabéns!
NA COLUNA do último domingo, ficou faltando o crédito da foto principal, que é um clique de Octavio Bastos.
SORTE dupla. Nada menos do que 100 mil dólares foi quanto o sheik Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, dono da Emirates, uma das maiores empresas áreas do mundo, entregou a cada um dos 300 passageiros do voo EK 521, que semana passada pousou de barriga e pegou fogo. O trem de pouso não baixou, mas todos foram retirados da aeronave em segurança, no Aeroporto de Dubai. O agrado foi um pedido de desculpas do sheik, que desembolsou 30 milhões de dólares no total.
VAI dar certo! Amigos de Michel Minassa sugerem que ele lance um livro de piadas, inclusive de políticos. Todos os dias ele conta mais de uma em suas redes sociais.
SÔNIA e Gabriela Iamonde recebem amanhã, em Jardim Camburi, para abertura da mostra de decoração Morar Mais, em sua quarta edição.
A BATATA é o alimento com menos agrotóxico do País. A Anvisa não encontrou nenhuma contaminação no vegetal. Já com o pimentão, o morango, o pepino e a alface o bicho pegou. No pepino, então…
CACHOEIRO de Itapemirim sedia a Feira da Bondade, entre os dias 16 e 18 de setembro, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeroporto.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 04 de dezembro
Próximo artigoCoquetel na Maria Helena Pacheco – Fotos Thuanny Louzada
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta