COMPARTILHAR

PÉROLAS

 

“2019 tem tudo para ser o ano da retomada.”

Marcelo Loyola Fraga, economista.

 

“As ruas não são preparadas para o ciclista.”

Do professor Leandro Coelho, membro do grupo Bike Anjo. Que se criem cada vez mais ciclovias para que ciclistas não rodem perigosamente nas calçadas. Não pode! Não foram poucos os acidentes que vimos nos últimos meses em Vitória. Um perigo!

 

“Papai Noel nunca achou o nosso endereço. Colocávamos um chinelo velho com capim na janela, mas ele não passava.”

Da costureira Chiquita, que restaura bonecas para dar de presente a crianças carentes no Natal. Neste ano serão 101 bonecas.

 

ANDRESSA Hirle e Cristiane Guedes em noite de festa eletrônica
(Cloves Louzada)

 

 


Eles nas redes sociais

“O sr do 99taxi me sugeriu outro caminho porque é mais ‘elegante’ (tem menos ruazinhas e curvas). Obviamente eu aceitei a sugestão porque eu jamais resistiria a um argumento tão inesperado”

@sejehomi

***

“Melhor que uma pessoa que sabe das coisas que você gosta, é uma pessoa que sabe das coisas que você NÃO GOSTA. ‘Ah vocês não iam se dar bem’ ‘Ah você não ia gostar de lá’. Adoro”

@luquinha

 

 

NOSSA DICA

 Fragrâncias de Chanel

As viagens de Coco Chanel inspiraram o perfumista Olivier Polge na criação da nova linha da grife, batizada Les Eaux de Chanel. A coleção tem três perfumes: Paris-Deauville, Paris-Biarritz e Paris-Venise. Olivier, que trabalha com seu pai, Jacques Polge, e o britânico Christopher Sheldrake na criação das fragrâncias Chanel, conta que ter uma história única acrescenta. “Temos uma identidade forte e uma atmosfera rica”, disse.

Deauville, na Normandia, sediou a primeira boutique de Chanel, em 1913. A eau de toilette Paris-Deauville tem notas frescas e terrosas – assim como a cidade, meio litorânea e meio campestre –, entre elas laranja e manjericão. Biarritz tem estilo praiano e esportivo, e o perfume inspirado na cidade do sudoeste francês é bem refrescante, com tangerina, íris e gerânio. Já Veneza foi o destino escolhido por Chanel para se recuperar da perda do namorado Boy Chapel, em um acidente de carro em 1919. A fragrância Paris-Venise tem notas macias que remetem a talco, como cumaru e baunilha, além de âmbar e frutas vermelhas.

OS PERFUMES da coleção Les Eaux de Chanel custam R$ 975,00 cada
(Eduardo Svezia)

 

 

Nas teclas

Marcos Resende, pianista compositor e arranjador nascido na Capital Secreta, Cachoeiro, tem ampla história musical, com vários CDs e diversas composições. Uma delas é “A Turma do Liceu”, que segue no top list do nosso programa aos domingos, sempre às 20h, na Tribuna FM, há 20 anos no ar. Com mais de 40 anos de carreira, ele agora foi “descoberto” na Europa, em Lisboa, pela gravadora Far Out, e irá gravar um disco, além de fazer, de cara, 10 shows na Europa a partir de janeiro.

 

Neste modelo…

De onde virá o freio de arrumação nas empresas aéreas aqui no Brasil para um formato que priorize o cliente? Exemplo de descaso: família chegou quinta-feira última às 6h30 em São Paulo, vinda da Europa, e a conexão para Vitória estava marcada para as 9h. Mas ao se dirigir ao portão de embarque para Vitória, descobriu que seu voo foi jogado para as 20h! Um dia inteiro no aeroporto com crianças!

 

Arte na rua

A Rua das Artes completa dois anos e realiza hoje uma edição especial na Prainha, em Vila Velha. Na Academia de Letras, estarão presentes os escritores Antônio Rocha Neto, com o livro “Uma Lenda Nota 10”, e Maria Viola Bona, autora de “Quando a Vida Não Oferece Escolhas”. Haverá ainda a exposição fotográfica “Mitos Gregos”, de Gabriel Neizes. Das 10h às 19h.

 

Imagens na Catedral

Pela primeira vez, as paredes da Catedral de Vitória servirão de “tela” para receber um espetáculo de imagens e de sons durante a programação natalina. A projeção mapeada é criada pela interação de conteúdo de vídeo (2D ou 3D) projetado nos mais variados tipos de superfícies. O espetáculo será exibido para os fiéis amanhã e terça-feira, durante as apresentações do concerto Mundo Feliz, com o Coral da Catedral, e da Cantata Noite Feliz, um coral de 100 vozes do maestro Rodrigo Gomes.

 

OS CASAIS Luiz Wagner Chieppe e Márcia, Eulália e Décio Chieppe em casamento na Ilha
(Cloves Louzada)

Natal no Parque Moscoso

O Parque Moscoso está um encanto! A decoração de Natal nesse que é um dos mais tradicionais espaços de lazer de Vitória foi caprichada, com luzes e enfeites de encher os olhos de crianças e adultos. Tem árvore de Natal gigante, presépio, túnel iluminado e música para completar o clima natalino, além da casa do Papai Noel, revestida por uma estampa exclusiva em tons de vermelho e verde desenvolvida por Rachel Pires, em parceria com o ilustrador Zota. Aplausos ao prefeito Luciano Rezende!

 

Impasse na BR-262

O pedido de suspensão das obras de melhorias e duplicação da BR-262 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que alega desacordo com o projeto original, deixou empresários da região e autoridades indignados. O deputado Marcelo Santos diz que o órgão estaria equivocadamente baseando sua análise no Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais, que não atende ao traçado da rodovia. “A via está em péssimas condições”, ressalta.

 

Hora de planejar

Colocar no papel o que se deseja para o novo ano é o primeiro passo. Mover-se para realizar, enfrentando as dificuldades, é o segundo. A psicóloga Martha Zouain diz que tão importante quanto o planejamento é o foco para transformar o sonho em realidade. “Antes é preciso saber o que se pretende e em qual período de tempo quer realizar. Para fazer transformações, é essencial conhecer o ponto de partida e aonde quer chegar”, avalia.

 

Intercâmbio e futuro

Glauco Araújo, 19 anos, foi aluno do Centro Estadual de Idiomas, em Vila Velha, fez um intercâmbio por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e hoje trabalha em uma multinacional. Ele gravou um vídeo de incentivo à nova turma que está partindo para uma temporada nos Estados Unidos: “Passei três meses na Flórida e, graças a essa oportunidade, estou trabalhando em uma multinacional, que era meu sonho. Vocês que estão iniciando agora, se mantenham firmes e fortes no sonho de vocês”. Palmas!

 

Raio-x

De volta ao tema. O número de tomografias computadorizadas em pacientes com até 19 anos no SUS dobrou entre 2008 e 2017, diz a Sociedade Brasileira de Pediatria. Alguns estados apresentaram crescimentos superiores a 200% na quantidade de exames — como o Espírito Santo, com aumento de 466%; Rio de Janeiro, com 420%; Acre, com 351%; Santa Catarina, com 249%; e Mato Grosso, com 214%. Em São Paulo, estado com a maior quantidade de exames realizados, o crescimento foi de 94%.

 

Praias críticas

O município de Vila Velha sinalizou os locais críticos que apresentam algum risco de afogamento com placas instaladas nas praias dos Recifes e da Belina, na praia da Baleia, em Ponta da Fruta, nas praias da Barra do Jucu, Praia de Itaparica e na Praia da Costa, na subida das pedras. Perto de 20 mil pulseiras estão à disposição para identificar crianças em 31 postos de guarda-vidas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOS PERFUMES da coleção Les Eaux de Chanel custam R$ 975,00 cada
Próximo artigoColuna 17 de dezembro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta