COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“Existe uma técnica indígena que ajuda muito a suportar o calor: ela se chama preservar as árvores.”

@julianlopes. Mais verdadeiro, impossível!

***

“Namore alguém que guarde o lixo no bolso para não jogar no chão.”

@sincesojesuis

TRIO de belas! Gisele Fairich, Mariana Lawall e Cynthia Gonçalves no show da cantora Marília Mendonça, no Multiplace Mais
(Leo Gurgel)

 

 

Folga prolongada

A primeira semana “útil” de 2019, em Vitória, é de banho-maria, tipo coisa de país muito rico, com finanças folgadas. Gerente de um banco na Ilha disse-nos ontem que as movimentações nas contas não apontam para os saldos mais graúdos, que hibernam tranquilamente. “Deve voltar ao normal após o dia 15, numa parcela importante de clientes, tanto de pessoa física e quanto jurídica”, disse. Resumo do baile: até o dia 20, o verão é “carnavalesco”! Ah, e sobre o Carnaval: a “terça-feira gorda” será dia 5 de março.

 

E o passageiro nisso?

Sobre os ônibus do Transcol na Grande Vitória: “Frota está muito deteriorada. Vamos conversar com as empresas pois temos de ter uma boa quantidade de veículos novos por ano”. A frase, que assusta, é do secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno. Numa outra ponta, existem as vans clandestinas. No meio disso tudo, o passageiro. Literalmente, salve-se quem puder!

 

Férias nas estrelas

Durante todo o mês de janeiro, o Planetário de Vitória, localizado próximo à lagoa do campus de Goiabeiras da Ufes, tem programação especial de férias. São sessões e oficinas pedagógicas gratuitas que proporcionam aos visitantes conhecer os planetas, as constelações, os movimentos e as lendas que envolvem o universo. Hoje tem “A Criança Mágica”, “Uma Viagem Entre os Planetas”, “Visão do Universo” e “Reconhecimento do Céu de Vitória”, das 15h às 20h.

 

TÂNIA Buaiz com José Marcus na comemoração de aniversário do neto, com o tema “Mario Bros”
(Everton Nunes)

 

Eles se aventuram

Os homens não passaram despercebidos no tapete vermelho do Golden Globes, premiação realizada domingo, em Los Angeles. A diretora de moda do NY Times, Vanessa Friedman, observou que muitos se aventuraram mais na produção, como o cineasta Spike Lee (em visual todo roxo – terno, camisa e boina! –, sapatos dourados e um grande crucifixo no pescoço); e os atores Timothee Chalamet (com uma espécie de colete que a Louis Vuitton chamou de “babador bordado”) e Billy Porter (em uma exuberante capa perolada com bordados coloridos no ombro). Spike Lee ganhou disparado na composição do visual.

 

Vacina

O sarampo é uma doença infecciosa aguda grave e pode ter consequências desastrosas, principalmente entre as crianças. Mas, apesar da gravidade, é completamente passível de prevenção por meio da vacina tríplice viral. A infectologista Marina Malacarne explica que o grande problema é que várias pessoas não atualizam o cartão de vacina e não dão a devida atenção ao assunto. “Todas as pessoas com indicação médica devem se vacinar para estarem protegidas. Isso inclui as crianças e quem não tem problema no sistema imunológico”, ressalta.

 

Cabines sanitárias

Vila Velha estima receber cerca de 900 mil visitantes neste verão. E para atender moradores e turistas, a orla vai ter o reforço de 49 cabines sanitárias hidráulicas, que serão instaladas em pontos estratégicos da Praia da Costa até a Ponta da Fruta. O turismo agradece!

 

GABRIELA Ladaim e Diego Caetano em pub sertanejo na Praia do Canto
(Monique Janutt)

 

Convento à noite

O Convento da Penha ampliou o horário de funcionamento durante o verão. A capela, a lanchonete e o portão principal de acesso ao Campinho, que funcionavam das 5h30 às 16h45 durante a semana, agora fecham às 18h. Aos domingos, abrem às 4h30 e fecham às 18h. A dica da administração para visitantes é beber bastante água, usar roupas leves (não pode usar trajes de banho na capela!) e provar o pão de queijo – “Custa apenas R$ 4,00, é grande e te deixará forte”, diz comunicado.

 

Além do prazer

E bota além nisso! A sexualidade exacerbada pode ser considerada doença. A sexóloga Marcelle Paganini diz que o transtorno do comportamento sexual compulsivo, considerado “vício em sexo”, passou a fazer parte da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano passado. “Esses pacientes não conseguem se controlar e priorizam o sexo a qualquer outra atividade. Isso passa a atrapalhar a vida como um todo e traz inúmeros reflexos negativos”, ressalta.

CIRCUITO

 

OS GARIS de Vitória recolheram lixo e mais lixo nas praias de Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Ilha do Frade, no último final de semana: restos de alimentos, palitos de picolé, garrafas plásticas, copos descartáveis, palitos de churrasquinhos, entre outros resíduos. Levar uma sacolinha não custa nada! Nota zero em educação!

 

JOSÉ Marcus, filho de Marcus Buaiz e Wanessa Camargo, ganhou festa surpresa da tia Eduarda Buaiz, em Vitória, no último dia 5, com o tema de Mario Bros. O primogênito, ao lado do irmão, João Francisco, curtiu seu aniversário com a avó Tânia Buaiz, os primos e alguns parentes e amigos próximos do pai.

 

TERESA e Luiz Bedran farão, no dia 12 de julho, uma festa de 50 anos de relacionamento, e a filha Fernanda está cuidando dos detalhes, junto com a mãe. Já anotamos a data em nossa agenda.

 

PATRÍCIA de Castro recebeu em seu apartamento em Peracanga, no último sábado, para as comemorações de seu aniversário.

 

EDUARDA Noé e Victor Peixoto estão grávidos do segundo filho. Parabéns aos papais e à vovó Luciana Almeida.

 

SOLIDARIEDADE. Em apenas um final de semana de shows, com a opção de meia entrada solidária, o Multiplace Mais arrecadou perto de 5 toneladas de doações de alimentos que serão destinados a famílias carentes de Meaípe, em Guarapari. Até o final da estação, a previsão é que os números cheguem a 100 toneladas. Boa!

 

CAROLINA Darós e Daniel Perim festejam os 10 anos do Don Camaleone, em Vitória. O que mais nos chamou a atenção foi a alegria da garçonete Lívia Fracalossi pela data.

 

O MUSEU do Louvre, na França, ultrapassou a marca dos 10 milhões de visitantes em 2018, um aumento de 25% em relação a 2017 (8,1 milhões), batendo seu próprio recorde de público (9,7 milhões em 2012). Mais de 50% dos visitantes eram jovens com menos de 30 anos, movimentação impulsionada pelo sucesso do clipe Apeshit, gravado por Beyoncé e Jay-Z na instituição. Boa!

 

EMMERSON Nogueira, Wilson Sideral, Frejat e Paula Toller são alguns dos nomes confirmados para o 3º Festival de Inverno de Guaçuí, que será realizado de 19 a 23 de junho.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 08 de janeiro
Próximo artigoColuna 10 de janeiro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta