Eles nas redes sociais

“O futebol precisa urgentemente retomar o protagonismo da incoerência perdoável.”

@badaberde

***

“Sempre que alguém me fala: ‘Tenho uma notícia boa e uma ruim, qual você quer primeiro?’. Eu penso: – Manda a que funcione melhor para construir a sua narrativa”

@MussumAlive

 

A DESIGNER de joias Carolina Neves usando peça-tendência que promete ganhar muitas adeptas: os colares superlongos
(Flávio Teperman)

  

2019 ou 1919?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacinação entre as 10 maiores ameaças à saúde global em 2019. A “hesitação em se vacinar” está ao lado de fatores como HIV, ebola, dengue e influenza, porque ameaça reverter o progresso feito no combate a doenças evitáveis. Devido a pessoas que alegam motivos dos mais variados para não vacinar a si mesmo ou seus filhos, vemos, por exemplo, os casos de sarampo aumentarem 30% no mundo. Pais descuidados, desinteressados na saúde dos filhos. Nenhum bicho faz isso!

***

Expor crianças a doenças graves é de uma covardia indescritível. O ato criminoso afeta não só quem não se vacina, mas também as pessoas que, por algum motivo de saúde, como alergias, não podem se vacinar e contavam com uma barreira de proteção formada pelos outros indivíduos vacinados, o que reduzia a circulação dos vírus. Agora, essa barreira está ruindo.

 

NA INAUGURAÇÃO do Espaço Paulo Celga, no Shopping Vila Velha, a anfitriã Márcia Celga com Leyla Pretti
(Cloves Louzada)

 

 

Chororô

O novo sempre traz consigo a sensação de insegurança, por isso é normal ver crianças chorando ou sem vontade de ir para a escola nos primeiros dias letivos. O neurologista infantil Thiago Gusmão diz que o ideal é conversar com a criança, de maneira a confortá-la, e incentivar a criação de vínculos com professores e coleguinhas. “É primordial que a ida à escola não se torne um peso”, explica.

 

Terno facultativo

Devido ao calorão de rachar, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) protocolou nos tribunais capixabas um ofício comunicando a resolução aprovada pelo Conselho Seccional da Ordem sobre o uso de traje não convencional para advogados e advogadas, até o final do verão, em 20 de março. O documento diz, no entanto, que é vedado o uso de calção, short, bermuda, camiseta, blusa com decote acentuado, regata, bonés e chinelos, entre outros.

 

Voos para fora

Após o Carnaval, em março, a maior parte dos voos para o exterior não sairá mais direto do Galeão (RJ), mas sim de Guarulhos (SP). A Avianca e a Gol tiraram as suas bases do aeroporto carioca e a American Airlines não fará mais voo direto do Rio de Janeiro para os Estados Unidos. O Santos Dumont, hoje, já é responsável por 50% dos voos que partem do Rio. Obviamente a maior parte pela ponte aérea Rio x São Paulo.

 

DAIANNY Torres e Arthur Rangel no Wanted Pub
(Monique Janutt)

 

Colaborativo e beneficente

Um dos maiores desafios de entidades filantrópicas é gerir bazares, fundamentais para o reforço financeiro que dá suporte a suas atividades. Como alternativa a esse quadro, a Acacci inaugura amanhã a primeira Loja Colaborativa Social do Estado, em parceria com a plataforma online Bem Comum. O objetivo é ser uma opção de economia colaborativa e sustentável, que fará produtos circularem por compra, venda e aluguel. A primeira unidade ficará na sede da entidade, em Jardim Camburi.

 

Royalties para segurança

Venda Nova do Imigrante definiu as comunidades que receberão neste semestre os equipamentos do sistema de vigilância por câmeras. Agora será iniciado o processo de licitação para a compra dos aparelhos, que serão custeados pela prefeitura. Os recursos para aquisição das primeiras 10 câmeras virão dos royalties do petróleo recebidos pelo município.

 

Gentileza no coletivo

Quando o assunto é transporte público, pequenas atitudes de gentileza podem fazer toda a diferença. O secretário-geral do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes), Jaime de Angeli, aponta dicas de como tornar o transporte coletivo um local mais agradável: dê prioridade a pessoas com bolsas pesadas; seja educado com o motorista e o cobrador; ceda lugar para pessoas com mobilidade reduzida. “Um sorriso também não custa nada, né?”, sugere. Difícil sorrir quando se fica igual um siri na lata…

 

Treino da vez

Tendência fitness, o “Metcon” é a sigla para metabolic conditioning, que significa desenvolvimento metabólico. O educador físico Bruno Razera diz que se trata de uma espécie de circuito de exercícios. “A oscilação da frequência cardíaca dentro das zonas máximas e mínimas garante um treino de alta intensidade que tem como objetivo desenvolver determinadas capacidades físicas, entre elas a condição cardiorrespiratória”, explica.

CIRCUITO

 

SENADORES e deputados federais capixabas foram convidados para participar de um café da manhã com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no próximo dia 13, no B Hotel, em Brasília, ocasião em que será apresentada a agenda estratégica da indústria da construção. Certamente este tema estará de volta aqui após o encontro.

 

LEIA Destéfani comemora seus 80 anos no próximo dia 20, em festa com buffet assinado por Cláudia Moulin.

 

O CACHOEIRENSE Augusto Herkenhoff participa da exposição “Somos da Geração 80! – Alguns Anos Depois”, na Zagut, em Copacabana, Rio de Janeiro. A mostra reúne 14 artistas, entre eles Alexandre Dacosta, Clara Cavendish, Daniel Senise, Lucia Vilaseca e Xico Chaves, até 3 de abril.

 

A CONVITE de Marlon Vianna, Rachel Pires vai assinar o painel e a pista em tecido sublimado exclusivo para o baile de Carnaval que promove no próximo dia 14. O tema brasilidade também servirá de inspiração para criar as estampas dos aventais e bandanas que serão usados pela equipe durante a festa.

 

FLÁVIA e Rachel Pacheco seguem para o Paraná, a convite da grife masculina Raffer, para conhecer a fábrica, na cidade de Francisco Beltrão, e conferir os lançamentos para o inverno que trarão para seus espaços em Vitória e Vila Velha – este que será inaugurado no mês que vem.

 

PAULO Baraona encabeça a chapa única para a eleição no Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-ES), que será no próximo dia 12, tendo Aristóteles Passos Costa Neto como vice-presidente. Ao todo, 17 diretores compõem a chapa que vai estar à frente dos trabalhos da entidade nos próximos três anos.

 

A GRANDE Vitória ganha essa semana um bar exclusivo para os amantes de esportes, que vão poder assistir aos mais diferentes jogos simultaneamente, em oito TVs espalhadas pela casa, além de um telão de 4 metros transmitindo a partida principal do dia.  A decoração do Gustus, no centro de Vila Velha, lembra os sports bars norte-americanos. Funciona de terça a domingo.

 

O CENTRO Cultural Sesc Glória retomou as atividades essa semana. Para aqueles que gostam de cinema, a novidade é o “Especial Curta Carlitos”. Serão exibidos 10 curtas-metragens protagonizados por Charles Chaplin durante 12 dias. Todas as sessões terão entrada franca.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorHorário de verão termina em 17 de fevereiro
Próximo artigoColuna 08 de fevereiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: