Eles nas redes sociais

“Melhor coisa que você faz é começar a trabalhar cedo.”

@seppukusaga

***

“Uma curiosidade sobre São Paulo. ABSOLUTAMENTE NENHUM PAULISTA CHAMA SÃO PAULO DE SAMPA”

@EnricoMadrulha

 

HÉLVIA Abaurre na comemoração de seu aniversário, em Guarapari
(Camilla Baptistin)

 

 Lixo e alagamento

A chuva que destruiu o Rio de Janeiro foi forte além da conta e já seria devastadora por si só, mas os cariocas alertam que um fator pode ter contribuído para agravar os alagamentos: as lixeiras simplesmente sumiram das ruas! Há dois anos os moradores denunciam que têm que andar com o lixo na mão por quilômetros. Tem gente que guarda o papel da bala no bolso, mas imagina quanto lixo vai pra rua e entope as galerias? Fica o alerta – Vitória tem lixeiras por todo canto, mas elas de nada adiantam se não forem usadas. O período de chuva forte vem aí!

 

Pegar um bronze

Os espaços de bronzeamento se multiplicam Brasil afora e Vila Velha ganhou o seu, comandado pelas irmãs Isabela e Valéria Diogo. Na Prainha, o lugar tem até vista para o Convento da Penha. Durante a sessão de bronzeamento, que pode ser feita com o próprio biquíni ou com um de fita adesiva, a hidratação interna e externa é criteriosamente cuidada, entre outros itens de um protocolo técnico. Os homens também buscam marquinhas de sol. “A principal técnica é a aplicação da fita nas bordas da sunga”, disse Isabela. Aham!

 

Segunda chance

O deputado estadual Marcelo Santos promove na próxima semana uma reunião com membros do DER, Dnit e Crea-ES para que seja elaborado um cronograma de ações preventivas na Segunda Ponte, principal ligação entre Vitória, Vila Velha e Cariacica. “O estado de conservação da Segunda Ponte não é dos melhores e sabemos disso desde o final de 2017, quando o Crea vistoriou a estrutura”, alerta.

 

MÁRCIA Frauches e Letícia Pernambuco na festança de Hélvia
(Camilla Baptistin)

 

Cobrança de dívida

Uma forma simples e eficiente para cobrar dívidas pode ser feita nos cartórios de protesto: basta preencher um formulário online e apresentar os documentos que comprovam a existência do débito. O presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg-ES), Marcio Valory, diz que o custo é mais baixo e o alcance é maior. “O sistema encontra pessoas físicas e jurídicas em qualquer lugar do País e agiliza a cobrança”, explicou.

 

Abuso infantil

O Brasil é o 11º no ranking dos países que combatem o abuso sexual e a exploração infantil, segundo relatório divulgado pela revista britânica The Economist. O estudo mostra que os 10 países que ocupam o topo da lista estão entre os mais ricos do mundo. No entanto, apenas três deles — Reino Unido, Suécia e Canadá — receberam uma pontuação acima de 75 (em uma escala de 100 pontos). Os piores colocados são Moçambique, Egito e Paquistão.

 

Gentileza no coletivo

Quando o assunto é transporte público, pequenas atitudes de gentileza podem fazer toda a diferença. O secretário-geral do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes), Jaime de Angeli, aponta dicas de como tornar o transporte coletivo um local mais agradável: dê prioridade a pessoas com bolsas pesadas; seja educado com o motorista e o cobrador; ceda lugar para pessoas com mobilidade reduzida. “Um sorriso também não custa nada, né?”, sugere. Difícil sorrir quando se fica igual um siri na lata…

 

KAFA Saadi Junger, Carlota Gottardi e Gracinha Nader na Praia das Virtudes
(Camilla Baptistin)

 


Dengue tipo 2

O vírus tipo 2 da dengue, identificado na Grande Vitória em agosto de 2018, é uma preocupação para os próximos meses. O vírus do mosquito ronda os estados de Goiás e São Paulo. O infectologista Lauro Ferreira diz que o DEN-2 pode ser ainda mais perigoso. “É o tipo de vírus que mais causa consequências da dengue no ser humano”, ressalta.

 

Treino da vez

Tendência fitness, o “Metcon” é a sigla para metabolic conditioning, que significa desenvolvimento metabólico. O educador físico Bruno Razera diz que se trata de uma espécie de circuito de exercícios. “A oscilação da frequência cardíaca dentro das zonas máximas e mínimas garante um treino de alta intensidade que tem como objetivo desenvolver determinadas capacidades físicas, entre elas a condição cardiorrespiratória”, explica. 

 

Regata Vix-Guarapari

Uma das competições mais tradicionais do calendário da vela capixaba, a Regata Vitória x Guarapari chega à sua 18ª edição será percorrida amanhã pelos velejadores. A previsão é que mais de 10 veleiros de oceano zarpem rumo a Guarapari, com largada prevista para as 10h, na Praia de Camburi. A beleza do trajeto tem aproximadamente 48 quilômetros. Quem já participou conta que é de tirar o fôlego!

CIRCUITO

 

O MEU Camarote, espaço badalado do Sambão do Povo, em parceria com a Rede Tribuna, levará para os desfiles das escolas capixabas o MA Atelier, com serviço de maquiagem para os foliões brilharem na avenida, nos próximos dias 22 e 23. Além disso, haverá customização de abadás e entrega de adereços de cabeça.

 

A FESTA do aniversário de Hélvia Abaurre, na última quarta-feira, foi animadíssima, como sempre, reunindo mais de 50 amigas em seu apartamento na Praia das Virtudes, em Guarapari. A música da DJ Larissa Tantan fez todo mundo se acabar de tanto dançar. E o menu com delícias assinadas pela anfitriã foi elogiadíssimo. Na saída, as convidadas receberam uma bolsa de praia como lembrança.

 

O PARQUE da Cidade, na Serra, será palco de evento multicultural hoje, das 17h às 21h, e amanhã, das 9h às 20h, em parceria com a ArcelorMittal Tubarão. Entre as atividades previstas estão apresentações de música, break dance, teatro e folclore, contação de histórias, oficinas de biscoito e agenda com temática ambiental e educativa.

 

OS PATINETES elétricos já estão disponíveis para aluguel em Vitória, bastando baixar o aplicativo Yellow para usar esse meio de transporte. Em um mapa é possível localizar o patinete mais próximo e conseguir a liberação a partir de um QR Code. Da mesma forma também funcionam as bicicletas.

 

O CAPIXABA Rivelino Amaral recebeu homenagem em Brasília das mãos do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, em reconhecimento a seu trabalho na Comissão Nacional de Prerrogativas.

 

A CERVEJA artesanal terá um evento dedicado a ela: o Pátio Beer Festival, de hoje a domingo, das 16h às 23h, no Shopping Mestre Álvaro, reúne seis cervejarias, foodtrucks, shows musicais e DJs.

 

COMEÇOU o Carnaval! Após estrear no último sábado, no Centro, a temporada de bloquinhos de rua de Vitória segue no próximo domingo com o “Boêmios do Jardim”, das 10h às 15h, na rua Comissário Otávio Queiroz, em Jardim da Penha.

 

O SESC/ES iniciou as atividades no Centro de Atividades do Parque Moscoso, em Vitória, que oferece atendimento ao cliente disponibilizando os serviços dos setores de Turismo, Eventos, Matrículas, Reservas, Clínicas Médica e Odontológica.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 07 de fevereiro
Próximo artigoColuna 09 de fevereiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: