A Palavra

Para começar bem a semana: “Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal e os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal e faça o bem. Busque a paz e siga-a”. (1 Pedro 3:9-11)

 

Eles nas redes sociais

“Se você não tem uma amiga que diz ‘já volto’ no WhatsApp e só volta a conversar 3 dias depois, essa amiga é você.”

@bicmuller

***

“Ser adulto é não dar conta de tudo e estar bem com isso”

@jeskagercco

 

A MODELO catarinense Gabriella Lenzi usando colar da designer capixaba Emar Batalha na festa de aniversário do jogador Neymar, em Paris
(Gabriel Correia)

 

Dias contados

O horário de verão está chegando ao fim: a mudança será à meia-noite do dia 16 para 17 de fevereiro, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. O próximo sábado é o dia mais longo do ano e, com essa hora extra (quando o relógio bate à meia-noite e volta a marcar 23h), muita gente vai dormir mais tarde, mas especialistas sugerem que esse tempo deve ser usado para descansar. Dormir uma horinha a mais nunca é ruim!

 

Drones aos montes

Os drones já estão bastante difundidos, sendo possível comprar os equipamentos em qualquer lugar, por preços mais em conta a cada ano que passa. Legislação há, mas seu uso continua livre e sem controle. A privacidade é atingida e não se vê nenhuma ação efetiva de fiscalização. Dia desses, no meio da tarde, era possível ver dois drones passeando tranquilamente rente a janelas de prédios (o que é proibido!) e sobre os carros na avenida Rio Branco. Mais uma vez, a coluna pergunta: o que esperam as autoridades?

 

Mobilidade

O fluxo de veículos que Vitória recebe durante a semana é três vezes maior que nos finais de semana. Sendo assim, o prefeito Luciano Rezende diz que a mobilidade urbana só será resolvida com soluções que não envolvam carro. “Para automóveis, não há saída. Nenhuma cidade resolveu o problema de mobilidade com carro”, disse ele, citando a implantação da “Linha Verde”, ciclovias e ciclofaixas, parquímetros e recuperação de calçadas. É mais que urgente e, até agora, vemos poucos resultados concretos.

 

SOELI Gama, Angela Nader Passos e Luza Vieira em festa “sunset” em Guarapari
(Camilla Baptistin)

 

Hospital dos idosos

O primeiro hospital geriátrico do Espírito Santo está em fase de construção. A unidade ficará instalada na avenida Leitão da Silva, em Vitória. Ao todo, serão 7.200 metros quadrados de área construída, com 78 leitos, sendo 22 de UTI na primeira fase. “Nossa expectativa é que o hospital seja inaugurado no segundo semestre. Ele terá equipamentos de ponta e será um grande marco na promoção do atendimento de excelência para a terceira idade”, afirma o presidente da MedSênior, Maely Coelho.

 

Maratona pré-folia

Dica para os foliões que vão participar do Carnaval de Vitória, nos próximos dias 21, 22 e 23. Para aguentar o pique, alguns cuidados já podem ser tomados. “Uma boa ideia é começar uma caminhada, seguindo para alguns trotes e até corridas de pequenos percursos. Andar de bicicleta ou fazer aulas de spinning também dão um ótimo suporte cardiorrespiratório, preparando o corpo para uma maratona”, orienta o educador físico Jhonny Costa.

 

Infidelidade

Traição no casamento e na união estável é descumprimento de dever conjugal que acarreta a aplicação de sanções ao infiel, conclui recente julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com relatoria da ministra Maria Isabel Gallotti. Ou seja, pulou a cerca, perdeu o direito a pensão alimentícia. Epa! O (a) infiel pode ainda ser condenado (a) a pagar uma indenização pelos danos morais e materiais que ocasionou à vítima. Epa, epa!

 

NO ENSAIO da escola Pega no Samba, com enredo “Lenira Borges: Uma vida para a dança”, Jair Altoé, a homenageada Lenira Borges, a filha dela, Rosana, e a neta Mariana

 

Inspeção predial

Fissuras, trincas em vigas ou estalos são indícios de que uma casa ou apartamento tem problemas graves e corre sério risco de até desabar. Para verificar a estrutura de um imóvel, as inspeções programadas são fundamentais. “A inspeção predial tem o objetivo de identificar futuras falhas e danos às instalações. Deve ser entendida como uma ferramenta de apoio ao síndico e como um investimento na preservação e segurança da edificação”, alerta o engenheiro civil Renato Foreque.

CIRCUITO

 

UM PASSAGEIRO de 93 anos de idade, ao fazer o check-in no guichê da Azul do Aeroporto de Vitória, foi questionado pela atendente da companhia se estava viajando sozinho. Ao responder que sim, a moça não acreditou. “Não tem nem um parente?! Cuidador?! Nada?!”. Ela acabou liberando o “senhorzinho”, que é médico, dá aulas e ministra palestras.

 

OS BEDRAN, leia-se Teresa e Luiz, as filhas Fernanda e Renata, o genro Diego Cassa e a neta Camila, curtem passeio de 20 dias na Disney, em Orlando.

 

HOJE é Dia do Zelador, Dia Mundial do Enfermo e Dia de Nossa Senhora de Lourdes.

 

ESPECIALISTA em Tecnologia diz que o forno de micro-ondas pode interferir no Wi-fi de casa se não estiver devidamente selado. Não é o tipo de circunstância que deveria ocorrer normalmente, mas a recomendação mais prática é procurar a assistência técnica para avaliar se há algum tipo de vazamento.

 

NEIVA Buaiz, Luciano Teixeira, Sther Coser e Adriano Côrrea, diretores do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – Delegacia Sindical no Espírito Santo, participam da solenidade de posse da nova diretoria executiva nacional do Sindifisco, quarta-feira, às 19h30, no Hípica Hall, em Brasília.

 

ESTUDANTES podem fazer compras e acompanhamentos de créditos do cartão Siga Vitória sem precisar ir até uma loja física do Setpes. Basta acessar o site setpes.org.br e entrar na área de compra de crédito. Esse acesso online beneficia cerca de 22 mil estudantes, além de 164 unidades de ensino.

 

PARCERIA beneficente. Música de autoria de Sergio Britto, lançada pelos Titãs há 17 anos, “Epitáfio” ganhou remix produzido pelo DJ Alok, numa versão com todos os direitos artísticos e autorais doados para o Instituto Anelo, ONG que promove ações de cidadania por meio da música em comunidade carente. O hit é um dos sucessos no setlist do show que o grupo Titãs fará dia 3 de maio, no Steffen, Serra.

 

CACHOEIRO de Itapemirim lançou edital para credenciamento de artistas que tenham interesse em integrar a programação de eventos culturais neste e no próximo ano. Podem se cadastrar contadores de histórias, atores de teatro, performáticos, dançarinos e músicos que tenham a partir de 18 anos e residam no município.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 10 de fevereiro
Próximo artigoColuna 12 de fevereiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: