COMPARTILHAR

A Palavra

Para começar bem a semana: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia”. (João 6:37-39)

 

 

Eles nas redes sociais

“O curioso fato de deixar o celular carregando enquanto você dorme e encontrá-lo sem bateria pela manhã.”

@rosana

***

“Coisas que nenhum ser humano quer ouvir de um médico: – ‘é grave’ / – ‘você tem poucos meses de vida’ / – ‘você precisa cortar o açúcar’.”

@babi

 

AS BONITAS Carla Ramos e Marcela Bonacossa em Carnaval no Galpão 9
(Cloves Louzada)

 

Energia solar mais cara

A Agência Nacional de Energia Elétrica fará audiências públicas para discutir mudança nas regras dos painéis solares, o que tornaria essa fonte de energia mais cara que a convencional. A proposta é que os geradores domésticos passem a pagar tarifas mais altas, pela utilização da infraestrutura da concessionária – hoje, a energia solar é injetada na rede de distribuição e o proprietário dos painéis tem um desconto na conta de luz. Caso o consumidor tenha que pagar pelo uso da rede, vai-se o incentivo a essa fonte renovável. Na contramão do desenvolvimento sustentável.

 

Contra o assédio

“Puxa assunto, não o braço” é tema de campanha contra o assédio para o Carnaval, criada pelo governo do Estado. Além de combater as abordagens desrespeitosas, outro objetivo é exaltar a autoestima. “As mulheres devem saber o quão importante é serem felizes sendo quem são, independentemente do corpo e cabelo que tiverem, sendo solteiras, casadas, lésbicas ou trans”, disse a secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo.

 

Sonho de empreender

Estética, salões de beleza, comércio de roupas, prestação de serviços de manutenção e serviços de alimentos foram as áreas que registraram maior crescimento no número de microempreendedores individuais (MEIs) no Espírito Santo. De 2015 a 2018, a quantidade de MEIs teve alta de 52,07%, chegando ao número de 207.554, segundo estatísticas contabilizadas até o dia 9 de fevereiro, no Portal do Empreendedor.

 

Transporte clandestino

Em Guarapari, vans estão transportando passageiros como uma alternativa não regulamentada ao transporte público da cidade, que é bem demorado. Leitora diz que as vans levam as pessoas de qualquer jeito, sem cinto de segurança. Em uma ação da prefeitura, no dia 24 de janeiro, foram abordados 12 veículos, autuados por transporte clandestino, licenciamento vencido e excesso de passageiros.

 

E SEGUE o Carnaval! Josemar Moreira e Ramires Recla
(Cloves Louzada)

 

Forró capixaba

Em março, o capixaba Alemão do Forró fará sua primeira turnê internacional. Conhecido com o estilo vanerão de salão, bem dançante, gravou o seu primeiro DVD no Matrix Music Hall, em Cariacica, onde se apresentará com a dupla Gino e Geno em 6 de abril. Proprietário da casa, Everaldo Reginatto diz que o ritmo está tão em alta que o evento aos domingos passará para uma área maior, de 2 mil metros quadrados. “A faixa etária vai dos 20 aos 80 anos”, afirma.

 

Silicone para reduzir mamas

Diminuir as mamas com implante de silicone. Parece controverso, mas a técnica, conhecida como mamoplastia de redução com prótese, é sucesso entre as capixabas. Segundo o cirurgião plástico Fábio Zamprogno, o procedimento consiste em reduzir o volume dos seios para eliminar a flacidez, excesso de gordura e pele, e implantar a prótese para valorizar o formato. “Atualmente, perto de 60% do movimento da clínica é para procedimentos nas mamas, sendo a mamoplastia de redução com prótese responsável por metade desses atendimentos”, destaca.

 

LUIZ Carlos Nunes e Alê, Simoni Balarini e Júnior Zatta
(Cloves Louzada)

 

 

Menos imposto

Empresas capixabas estão obtendo na Justiça a redução de valores pagos em PIS e Cofins, devido a um equívoco na base de cálculo. Uma delas, que atua no ramo da educação, conseguiu uma diminuição de mais de R$ 1 mil mensais no pagamento desses tributos. “As alíquotas de PIS e Cofins vêm sendo aplicadas sobre a receita bruta, que engloba percentuais de ICMS/ISS. A empresa recolhe imposto sobre imposto e não apenas sobre o faturamento, como previsto em lei”, explica a especialista Raquel de Sena.

 

Cidade das orquídeas

O município de Marechal Floriano terá cerca de mil novas mudas de orquídeas este ano, graças ao projeto “Cidade das Orquídeas”, promovido pela prefeitura envolvendo a comunidade no plantio das flores, já a partir de março. Em 2018, foram mais de 500 mudas replantadas em escolas, praças e outros pontos da cidade com árvores. Os turistas ficam encantados.

CIRCUITO

 

O BIÓLOGO marinho Wallace J. Nichols acredita que todos nós temos uma “mente azul”, um estado levemente meditativo caracterizado por calma, tranquilidade, unidade e um senso de felicidade geral e satisfação com a vida, que é acionado quando estamos dentro ou perto da água. Mar é o que não falta por aqui! Bom dia!

 

HOJE é Dia da Criação do Ministério das Comunicações. Amanhã, Dia de Santo Alexandre. Na quarta, Dia do Agente Fiscal da Receita Federal, Dia do Livro Didático e Dia de São Leandro. Na quinta, comemora-se o Dia Mundial da Doença Rara, Dia da Ressaca e Dia de São Romão e Lupicino.

 

TÂNIA Caju anuncia a abertura das inscrições de obras audiovisuais para o 5º Cine.Ema, marcado para os dias 7 e 8 de junho, em Burarama, e 2 e 3 de agosto, em Vargem Alta. Os temas devem envolver o meio ambiente e as questões sustentáveis e ecológicas do mundo. Em 2019, haverá também a segunda edição do Cine.Eminha, mostra ambiental infantil. A seleção segue aberta até o dia 20 de março.

 

PESQUISADORES suíços demonstraram que o nosso cérebro pode adquirir vocabulário de uma nova língua durante o sono. E que esse aprendizado pode ser resgatado no período de vigília. Todo mundo dormindo com o fone de ouvido ligado na aula de inglês!

 

O PRESIDENTE do Prodest – Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo, Tasso Lugon, foi escolhido para a vice-presidência de gestão da Abep, associação que reúne os dirigentes de órgãos públicos de TI. Lugon será um dos organizadores da reunião de presidentes e diretores administrativos das organizações filiadas à Abep, em Vitória, nos dias 25 e 26 de abril.

 

O PROJETO “De Recreio em Recreio”, da Cia Nós de Teatro, realiza cinco espetáculos em escolas públicas de ensino fundamental em Cachoeiro de Itapemirim, no mês de março, além de oferecer uma oficina gratuita.

 

O RETIRO Vinde e Vede será nos dias de Carnaval, de sábado a terça-feira próximos, no Pavilhão de Carapina, na Serra, com o tema “Deus nos amou primeiro”. A expectativa da Renovação Carismática Católica do Espírito Santo (RCC-ES) é receber até 6 mil fiéis. O encontro espiritual será aberto ao público, com doações de alimentos não perecíveis, das 7h30 às 18h.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRUAS floridas na primavera de Lisboa
Próximo artigoColuna 26 de fevereiro
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta