COMPARTILHAR

Eles nas redes sociais

“A gente pode nem ficar 5 dias bebendo alcoólicos, se alimentando e dormindo mal que o sistema imunológico já NOOOSSAA NOSSA.”

@jsoiel

***

“Bruna Marquezine amiga se quiseres tomar um café e falar mal de homem saiba que estou aqui.”

@cafecinho

ISABELA Sagrilo na Praia do Canto
(Monique Janutt)

 

 


Lixo aos montes

Ciclista que passou pela Praia do Canto em uma manhã pós-bloco ficou perplexo com a quantidade de lixo no Triângulo das Bermudas. Filme de horror: garrafas, copos, latinhas e sacos plásticos no chão, espalhados pelas calçadas e ruas, emporcalhando de maneira inadmissível o espaço público. Falhou a prefeitura, que não forneceu a estrutura com latas de lixo suficientes para a grande concentração de pessoas. Limpar no dia seguinte pode ser tarde demais, pois esse lixo entope bueiros, agravando alagamentos, ou vai para o mar, aumentando a já alarmante poluição do plástico.

 

Água e energia

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que proíbe fornecedoras de água e energia elétrica de interromperem serviços por falta de pagamento na véspera de finais de semana e feriados em todo o Estado. Segundo a proposta, a suspensão só poderá ser feita em dias úteis durante horário comercial, e mediante comunicação prévia por parte das empresas prestadoras. O consumidor terá prazo de 15 dias para regularizar a pendência.

 

Pacto pela educação

O Espírito Santo tem gerado bons resultados na educação. Em 2007, apresentou um Ideb de 4,3 para os anos iniciais do ensino fundamental. Em 2017, o indicador subiu para 5,7 pontos. Buscando melhorar ainda mais seus resultados e inspirado na experiência do Ceará, o Estado lançou, em 2017, o Pacto pela Aprendizagem (Paes). Em comum, possuem políticas bem estruturadas, com um objetivo definido e ancoradas na lógica do regime de colaboração entre estado e seus municípios.

 

ANDREA Ferreira Voskanian com a mãe, Maria Alice Ferreira, comemorando o dia das mulheres em Marataízes

 

Pista radical

A Associação Capixaba de Skate (ACSK) testou a maior pista de skate do Espírito Santo. Com aproximadamente 1.800 metros quadrados, está sendo entregue pela Vale junto com o Atlântica Parque, no final da orla de Camburi. Segundo a associação, a pista teve assessoria das melhores construtoras de pistas de skate do Brasil, garantindo materiais de qualidade. Na área de street será possível a realização de eventos, escolinhas de skate e a livre prática. O Bowl tem alturas que variam de 1,6m a 2,8m de altura.

 

Psicólogo social

A humanidade passa por momentos difíceis no que diz respeito à vida coletiva e individual. Muitas afetações e, com isso, uma psicóloga de Vitória tem recebido muitos pedidos de indicação de profissionais que atendem pelo plano de saúde ou que topem atendimento social e até, quem sabe, gratuito. Ela está montando uma rede de terapeutas, psicanalistas e afins que façam esse serviço filantrópico. Já são mais de 20 especialistas na lista.

 

Campeonato Carioca

O time do Vasco está de volta a terras capixabas, desta vez pela quarta rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. O Gigante da Colina enfrentará a Cabofriense no Estádio Kléber Andrade, domingo, às 16h. O Vasco passou pelo Klebão pela última vez no dia 20 de fevereiro e levou uma multidão de torcedores, na vitória contra o Serra, pela Copa do Brasil.

O CANTOR capixaba Kevin Fiorani curtindo a noite com Acacia Noeli no Embrazado Vitória

 

Benefício suspenso

Começou o recadastramento obrigatório do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) para aposentados e pensionistas com iniciais do nome de A a I. Em seguida será a vez dos beneficiários com iniciais de J a M. Por último, os que têm inicial do nome de N a Z. O processo ocorre em duas etapas: prova de vida presencial, no Banestes, e atualização de dados cadastrais, pela internet. Caso não participem, terão o pagamento dos seus benefícios suspenso até que a situação seja regularizada.

 

Invenção revolucionária

Neide Sellin, idealizadora do robô Lysa – um cão-guia apresentado no programa Shark Tank Brasil, exibido pela Sony – convidou as arquitetas Juliana Mattos e Rebeca Amazonas para assinar o projeto do novo escritório de sua start up, a Vixsystem. Em sua participação na versão nacional de um dos realities de maior sucesso no mundo, Lysa conquistou o investimento de quatro dos cinco executivos, deixando de ser um projeto e se tornando realidade para transformar a rotina dos cegos.

CIRCUITO

 

O DESMATAMENTO na Amazônia aumentou 13,7% entre agosto de 2017 e julho de 2018. Segundo o Greenpeace Brasil, perdemos 7.900 quilômetros quadrados, o equivalente a 987.500 campos de futebol, 5,2 vezes a cidade de São Paulo. Foram um bilhão, oitocentos e cinquenta milhões de árvores! Sem florestas, nosso clima vai esquentar e podemos ter menos chuvas! Tragédia anunciada.

 

OLIETE Guerra embarca para Rio Preto, São Paulo, onde participa do Curso de Atualização em Dermatologia, voltado para seletos profissionais da área. De amanhã a sábado, grandes mestres irão compartilhar as novidades em preenchimento, toxina botulínica e tecnologias a serviço da pele, temas que foram apresentados em eventos renomados realizados em Paris e nos Estados Unidos no início deste ano.

 

O PROJETO “Cineclube: Sônia Cabral” começa a exibir toda terça, a partir do dia 19, curtas, longas e videoclipes realizados no Espírito Santo. Neste mês, as sessões, às 14h, terão exibições produzidas, dirigidas ou estreladas por mulheres.

 

FÃS do escritor Gabriel García Márquez estão contando os dias para a série que a Netflix prepara sobre a obra-prima “Cem Anos de Solidão”, datada de 1967, após comprar os direitos de exibição do romance colombiano. A série será gravada na Colômbia.

 

A GALERIA Homero Massena, no centro de Vitória, recebe no próximo dia 19 a Exposição “Trabalho do Chão”, da artista Claudia França. Haverá debates sobre temas afins à domesticidade. A mostra fica até 25 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados, das 13h às 17h. Entrada gratuita.

 

VAI até o próximo dia 15 a terceira andada do caranguejo-uçá, ficando proibida a sua captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização, bem como de suas partes isoladas. Infelizmente seus estoques vêm sendo reduzidos em função da degradação dos manguezais e da pesca predatória.

 

DEPOIS de a Amazon ter realizado pela primeira vez seu serviço de delivery por drone nos Estados Unidos, agora é a vez do iFood começar a testar o mesmo dispositivo, além de bicicletas e patinetes elétricos, nos próximos meses. Para o processo se concretizar no Brasil, é preciso aprovação de órgãos reguladores, como Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 11 de março
Próximo artigoColuna 13 de março
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta