COMPARTILHAR

Parabéns!

Bom dia aos aniversariantes da próxima semana: Márcia Tourinho, Carlos Jorge Anastácio “Bozó”, Sérgio Paulo Rabello e Paulo Hartung, amanhã; Ricardo Gottardi, Victória Vilaça, Bruna Silva e Heliene Del Esposti Paulo, dia 22; Christina Dalla Bernardina, Maria Helena Nascif Ribeiro, Noêmia Quitiba Freitas, Daniella Viguini, Penha Nonato, Nilza Butteri e Neiva Buaiz, 23; Renata Tironi, Annibal de Rezende Lima, Larissa Reizen, Vera Intra e Cíntya Scardua, 24; Josemar Moreira, Márcia Pacheco, Poliana Andrade e Iara Quaresma, 25; Cassinha Martins, Hélio Dórea, Betty Feliz, Francisco Raváglia, Marinete Germano Kilian, Carolina Aon, Talita Guimarães de Pinho, Carlos Alberto Tourinho e Flávia Santos Colnago, 26; Manoel Carvalho, 27.

 

Eles nas redes sociais

“Mimos que você pode se presentear hoje que não custam nada ou bem pouco: – tirar um cochilo de qualidade / – tomar um banho relaxante e passar uns creminhos / – fazer massagem no próprio rosto e nos pés / – tomar um solzinho pensando em vários nada / – assistir um filme nostálgico”

@modices

***

“Conviver com gente sonsa é uma das coisas mais complicadas do dia a dia. O fingimento é doença e sem cura.”

Leopoldino José

TODO o charme de Luana Varejão em ensaio fotográfico na Enseada do Suá
(Wanderson Lopes)

 

Menos homicídios

O governador Renato Casagrande apresentou a avaliação do primeiro trimestre deste ano do programa Estado Presente: houve redução de 14,4% no índice de crimes letais intencionais, que caíram de 341 para 292 em relação ao mesmo período do ano passado. Essa foi a primeira vez, desde 1996, que ocorreram menos de 300 assassinatos no primeiro trimestre. “Os números são positivos, mas não devem ser comemorados, pois vidas foram perdidas. Mas mostram que estamos no caminho certo”, ressaltou o secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá.

 

Cerveja artesanal

Que tal fazer sua própria loira gelada em casa? O Sesi lançou o Curso para Fabricação de Cerveja Artesanal. As inscrições começaram esta semana e as aulas estão previstas para serem realizadas nos dias 20 de julho, das 8h às 17h30, e 3 de agosto, das 8h às 12h, no Sesi de Jardim da Penha, em Vitória. Inscrições no local, por R$ 159,00. Informações no 3334-5929.

 

Porto feeder

O Porto de Vitória é considerado feeder, ou alimentador, por fazer conexão com um porto maior (Santos e Rio de Janeiro). Marcos Lopes, gerente-executivo do Sindiopes, diz que a movimentação de contêineres no porto de Vitória é feita no Terminal de Vila Velha. Em razão da dificuldade de receber navios de grande porte, uma vez que o calado da Baía de Vitória é de 10,67 metros, o terminal opera com navios menores, os chamados shuttle, que prestam serviços de distribuição das cargas.

A EMPRESÁRIA de moda masculina Carol Lobato entre Rodrigo Abelha e Alline Passamani
(Fabrício Decuzzi)

 


Diagnóstico de Zika

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz desenvolveram um método para identificar infecção pelo vírus da Zika que é mais simples, preciso e 40 vezes mais barato que a forma tradicional. O exame, que deve checar aos postos de saúde do Brasil ainda este ano, faz o diagnóstico da doença em apenas 20 minutos e é realizado com amostras de saliva ou de urina. O material é misturado a reagentes fornecidos em um pequeno tubo plástico e aquecido em banho-maria.

 

Medalhistas capixabas

Os paratletas capixabas de natação e atletismo conquistaram 117 medalhas em etapa regional de competição realizada em Curitiba, no último final de semana, além de 13 classificações para a etapa nacional, que será em maio (natação) e junho (atletismo), em São Paulo. Na delegação capixaba com mais de 70 integrantes, 11 eram contemplados pelo programa Bolsa Atleta, que conquistaram 29 medalhas. Muito ouro pela frente! Parabéns!

 

Cuidadores

O mercado de cuidadores profissionais cresceu 547%. Para se ter uma ideia, foram criados 30 mil novos postos de trabalho entre 2007 e 2017. Mas uma questão tem sido motivo de preocupação: uma pesquisa da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos mostrou que 63% dos cuidadores morrem até quatro anos antes do que as pessoas de quem eles estão cuidando. É que devido ao esforço e tempo demandado, esses profissionais costumam descuidar de si próprios, desenvolvendo problemas como insônia, depressão e ansiedade.

 

MÁRCIA Santos e o estilista da Forum, Bruno Delfino
(Camilla Baptistin)

 


Nome para planeta

Os astrônomos que descobriram um dos menores planetas do Sistema Solar em 2007 querem ajuda da população mundial para decidir se ele será batizado de Gonggong, Holle ou Vili, todos nomes de divindades. A votação é realizada pela internet e segue até o dia 10 de maio. Questão de cabeça fresca!

CIRCUITO

 

A ÚLTIMA semana de abril será praticamente perdida em algumas cidades capixabas, como Vitória e Vila Velha. No dia 29, segunda-feira, será feriado municipal de Nossa Senhora da Penha. Depois, na quarta-feira, será o feriado nacional do Dia do Trabalhador, 1º de maio. E as contas seguem…

 

OS AMIGOS Nilson Mesquita, José Luiz Kfuri, Chico Lins e Antonio Benjamin curtem viagem pela Toscana, Itália.

 

HOJE É o Dia do Diplomata e do Disco. Amanhã comemora-se Tiradentes, Páscoa, Dia do Metalúrgico, da Latinidade, da Polícia Civil, da Polícia Militar e Dia do Têxtil.

 

COM DIREITO a piscina e caça ao chocolate, o comodoro do Iate Clube, Carlos Moschen, e o diretor social, Lélio Furno, recebem a garotada para a tradicional festa de Páscoa do Ices, domingo, com coelhinho chegando de lancha para distribuir ovos de chocolate.

 

A CASA do Chef Ari, na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, funciona como restaurante de sexta-feira a domingo, além de feriados, com menu delicioso de massas e carnes especiais, tudo preparado artesanalmente. Durante a semana, o espaço vira um centro de treinamento gastronômico, com cursos e workshops – que podem ter o tema escolhido junto com os grupos fechados de seis a 12 pessoas.

 

A SEMANA do Livro terá “bookcrossing” (ou troca de livros) no Estado, entre os próximos dias 22 e 28, no Shopping Mestre Álvaro, Serra. O objetivo é incentivar os leitores que deixem um livro para que outras pessoas tenham acesso e façam o mesmo. As obras estarão espalhadas em diversos pontos do centro de compras.

 

A ÁREA Verde do Álvares Cabral recebe no próximo dia 30, a partir das 19h, a nova turnê do grupo Los Hermanos. Após quase quatro anos distante dos palcos, a banda tem seus shows com lotação máxima por onde passa.

 

PEDRA Azul recebe a 2ª edição do Fest Cine, um dos maiores festivais internacionais de cinema, entre os dias 22 e 25 de maio, no Bristol Vista Azul Eco Resort. Haverá exibições em sala de cinema, palestras, debates e oficinas. Estarão por lá atores, diretores e críticos renomados da sétima arte. As inscrições já podem ser feitas pelo site festcinepedraazul.com.br.

 

E TOCA A VIDA!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna 19 de abril
Próximo artigoColuna 21 de abril
Foto de perfil de Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta