A Palavra

Para começar bem a semana: “Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus”. (Tiago 1:16-20)

 

Eles nas redes sociais

“Feliz é a pessoa que pode fazer sexo em plena segunda-feira.”

@leosteles

***

“E teve boatos de que eu estava na pior e eu estava mesmo.”

@ianaclaras

 

VIDA boa! André Garcia e Dani comemorando 13 anos de casados em Jericoacoara, no Ceará

  

Regras do patinete

Em Paris, a circulação de patinetes nas calçadas será proibida a partir de setembro – lá, esses veículos passarão a poder circular somente em ciclovias e nas ruas, sem dividir o espaço com pedestres. Em Vitória, a regulamentação para uso dos patinetes elétricos compartilhados prevê que só é permitido o uso por maiores de 16 anos, que devem circular em calçadas (a 6km/h) e ciclovias (20km/h). Aqui é proibido o tráfego por ruas e avenidas, exceto as ruas de lazer interditadas aos domingos e feriados.

***

A atuação é educativa, sem punição prevista para quem infringir as regras, com a Guarda Municipal realizando abordagens quando flagrar usuários desrespeitando as normas. Enquanto isso, as cenas de perigo se acumulam, como um garoto por volta dos 13 anos que passou a toda velocidade numa rotatória da Praia do Canto e quase foi atropelado.

 

A DESEMBARGADORA Elisabeth Lordes, o ministro do STJ Marcelo Buzzi, a desembargadora Janete Vargas Simões e o presidente da Amages, Daniel Peçanha Moreira, no almoço de Dia das Mães da instituição. Elisabeth foi premiada com um quadro pintado por Janete

 

 

 

Cabotagem

Conhecida como navegação entre portos marítimos, a cabotagem vem dando mergulhos expressivos no transporte de cargas, feito em sua maioria (65%) por rodovias. Em 2018 foram movimentados 592 mil TEUs (unidade de medida de contêineres) entre os portos da costa nacional, 16,7% a mais que em 2017. A greve dos caminhoneiros deu um importante impulso, além das condições precárias das nossas rodovias. A desvantagem é o tempo de entrega.

 

Medo

A violência tem deixado os motoristas que prestam serviço por meio de aplicativos inseguros e com medo. Assaltado recentemente, um profissional de Vila Velha ficou duas semanas sem trabalhar. Para um passageiro, contou que levou coronhadas na cabeça e foi ameaçado. “Acharam que eu era policial. Senti muito medo”, disse. Onde vamos parar?!

 

Ambiente médico

Para os médicos que estão montando seu consultório ou hospitais renovando o mobiliário, os empresários Álisson Palma e Leandro Velcir alertam que existem móveis planejados específicos, que seguem normas exigidas pela Anvisa. São materiais que podem ser moldados sem emendas aparentes, resistentes e de fácil higienização, além de tecidos impermeáveis para revestir poltronas e macas, com tecnologia que ajuda a controlar proliferação de bactérias.

 

ANÍBAL Abreu e Bernardo Fraga, anfitriões na inauguração da nova unidade do Centro Médico Medconsulta, no Shopping Mestre Álvaro, Serra
(Léo Gurgel)

 

Telefonia na Justiça

Mais comum do que se pensa, receber cobranças de empresas de telefonia meses após ter cancelado o serviço tem indenizado consumidores na Justiça. O juiz da 6° Vara Cível de Vila Velha condenou recentemente a operadora a restituir em dobro o que foi pago pelo autor indevidamente e, ainda, ao pagamento de R$ 3.000,00 por danos morais. Se todos corressem atrás dos seus diretos, talvez não haveria tantos abusos como este.

 

Trabalho em casa

O trabalho em casa, “home office”, aumentou 15% no último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Alguns dos maiores atrativos são horários flexíveis, baixo investimento e início rápido da operação. “Alguns segmentos vão além da renda extra e acabam se tornando um trabalho fixo. Na limpeza e impermeabilização de sofás, por exemplo, basta um treinamento e a compra do equipamento para começar a oferecer o serviço e a atender os clientes de casa. A margem de lucro pode chegar a 60%”, conta Rodrigo Ressurreição, da Total Clean.

 

Concurso literário

A Feira Literária Capixaba (Flic) terá um concurso exclusivo para os moradores do Espírito Santo. Os interessados devem se inscrever até quarta-feira pelo e-mail concursomo@yahoo.com.br. Na categoria Poema, o participante, de até 20 anos de idade, deverá escrever um poema que tenha as “belezas capixabas” como tema. Já na categoria Crônica, o tema é livre e o participante deve ter idade acima de 20 anos. A entrega do prêmio será no próximo dia 26.

CIRCUITO

 

A NEUROCIÊNCIA aponta seis grandes benefícios de ler todos os dias: aumento do vocabulário; a ficção melhora a capacidade de entender os estados mentais dos outros; leitura pode diminuir o nível de estresse; ler muda o circuito do cérebro; pode aumentar autoconfiança; é um habito praticado por pessoas de sucesso. Copiou?!

 

AS AMIGAS Karina Mazzini e Cláudia Mameri, aniversariantes de maio, vão reunir um grupo de amigos para comemorar seus aniversários em festa “sunset” no próximo sábado, em Pedra Azul.

 

HOJE é Dia do Automóvel, Abolição da Escravatura, Dia do Zootecnista, Dia da Fraternidade, Dia Nacional do Chef de Cozinha e Dia de Nossa Senhora de Fátima. Amanhã, Dia Continental do Seguro. Na quarta, Dia do Gerente Bancário, Dia do Assistente Social e Dia Internacional da Família.

 

BENEFICENTE. Amanhã e quarta, quem levar uma doação para o Asilo dos Idosos terá um descontão no trio análise capilar-hidratação-escova no Studio Walace Menezes, em parceria com a Joico. Entre os itens sugeridos, estão luvas de procedimento M e G, saco de lixo infectante branco (100 litros), saco de lixo comum (60 e 100 litros) e fralda geriátrica G e GG. Palmas, Walace!

 

O GOVERNO do Estado publica hoje dois editais de chamamento público para entidades que promovem o ensino musical. Serão contempladas até 51 entidades e organizações da sociedade civil, que receberão um total de 907 instrumentos musicais para subsidiar o ensino, a formação e o fortalecimento das bandas. O valor da aquisição é de aproximadamente R$ 735 mil.

 

AS PEÇAS da designer capixaba Carla Buaiz são destaque na capa de maio da Harper’s Bazaar. A publicação nacional traz a modelo Brenda Larigaudie, que usou em todo o editorial de moda as criações capixabas, com turmalinas paraíba e esmeraldas.

 

A ASSOCIAÇÃO dos Empresários de Vila Velha (Assevila) divulga amanhã o balanço de um ano de atividades da atual gestão. O evento, em comemoração ao aniversário de 484 anos do município, será no Delli Food Hall, Praia da Costa, às 20h.

 

ROSSINI Macedo, o Tonho dos Couros, lança seu livro “Contra Antipatia Humor em Poesia”, que reúne 145 poesias de cordel. Será no próximo dia 21, às 18h, em seu estúdio no Barro Vermelho, onde aproveita a ocasião para apresentar o novo cenário do programa Bom de Papo, exibido na TV Tribuna.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 12 de maio
Próximo artigoColuna 14 de maio
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta