Eles nas redes sociais
“Como é lindo ficar em silêncio quando alguém espera que você fique com raiva.”
@igvida
***
“Mil se meterão na sua vida, dez mil nas suas escolhas, mas só você pagará as suas contas…”
@soucaos
ELAYNE Borel e Hugo Rodrigues comemorando o Dia dos Namorados no Le Buffet Master
(Cloves Louzada)

Parabéns!
Bom dia aos aniversariantes da próxima semana: Carolina Coser de Orem, Vera Saleme e Janet Magalhães, amanhã; Rubinho Gomes, Ivana Ruy, José Domingos de Almeida e Tania Calazans, dia 17; Maurício Camatta e Thaís Poubel, 18; Mariana Poubel, Leila de Paula, Cíntia Kuster e Itamar Ongaratto, 19; Suellen Perdigão, Cecília Nemer, Sandra Sarmento, Jane Varanda Abreu, Loloca Saide, Tina Bortuluci, Júlia Motta, Milka Ferri e Eduardo Guignone, 20; Carlos Henrique Costa, Lelo Coimbra, Magda D’Ettorres, Paulo Balbino e Octavio Bastos, 21; Rita Luz Oliveira, Anita Colodete de Sá, Erika Finamore Simoni e João Araújo, 22.

Baleia-jubarte
De julho a novembro, milhares de baleias-jubarte retornam para as águas capixabas para reproduzir. Para marcar o início da temporada, será realizado hoje, no Sebrae, em Vitória, o “II Simpósio Latino Americano sobre o Turismo de Observação de Baleias: status e perspectivas para a América Latina”. Em 2018, 893 turistas participaram de 38 expedições no litoral capixaba. Neste ano já foi identificada uma grande movimentação de baleias por aqui. Há menos de uma semana, vimos uma na praia ao lado do Iate Clube. Foi um alvoroço!

Respeito não tem idade
Hoje é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Segundo Gustavo Souza, psicólogo de residência assistida, há diversas formas de agressão a quem tem mais de 60 anos: física, verbal, sexual, psicológica, emocional ou financeira. “Uma forma de violência é a infantilização do idoso. Muitos acreditam que a pessoa volta a ser criança na velhice e tentam impedir sua autonomia e independência. É preciso respeitar suas vontades e decisões”, alerta.

OS CASAIS Caio Duarte e Simone, Letícia e Chárbel Jacob Júnior
(Cloves Louzada)

Queimaduras
Um milhão de pessoas por ano sofrem acidentes com queimaduras no Brasil, sendo 79% ocorrências domésticas. O cirurgião plástico Ariosto Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras/ES, diz que a incidência aumenta nessa época de festa junina e férias. “Junho é o mês de alerta e prevenção. As maiores vítimas são as crianças”, ressalta. Uma das novidades em tratamento é a pele de tilápia como curativo biológico. “É uma técnica acessível e que estará disponível para o capixaba nos próximos meses”, adianta.

Benefício suspenso
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) disponibilizou em seu site (www.ipajm.es.gov.br) a relação nominal dos aposentados e pensionistas com inicial do nome de A a I que não realizaram uma ou ambas etapas do recadastramento 2019 da autarquia no período determinado. São cerca de 3.700 pessoas que terão o pagamento do benefício suspenso a partir desta semana.

Educação infantil
De acordo com a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, o poder público tem a obrigação de ampliar a oferta de educação infantil em creches e atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos. Ou seja, é um dever do Estado que, até 2024, 50% das crianças de até 3 anos de idade tenham vaga garantida em creches. Por aqui, o município de Santa Maria de Jetibá aprovou uma meta mais ousada: atender, no mínimo, 40% desse público até este ano.

Banho de mar
As praias só se tornaram lugar para banho de mar a partir de setembro de 1920, quando um casal de reis da Bélgica passou um mês no Rio de Janeiro – que beleza! – e tornou um hábito se banhar na praia de Copacabana. Antigamente, havia até horário para o uso das praias. As mulheres iam totalmente cobertas…

CIRCUITO

“EXISTEM homens que lutam um dia e são bons. Existem outros que lutam um ano e são melhores. Existem aqueles que lutam muito mais e são muito bons, porém existem os que lutam toda a vida. Esses são imprescindíveis.” Bertold Brecht. Bom dia!

ALZIRA Quintella Torres está em viagem a Portugal, onde aproveita para visitar seu irmão Ricardo Júdice, que reside lá.

DEVIDO à forte chuva que caiu em Vitória na data inicialmente agendada, a festa em comemoração aos 20 anos da Multivix foi remarcada para hoje, às 21h, no Itamaraty Hall.

JOSEMAR Moreira passa este fim de semana com amigos em Santa Teresa, onde está sendo realizado o Santa Jazz.

APOLO Rizk convida para a “Contauto Fest”, feira de automóveis Ford, hoje, das 8h às 20h, em Vitória e Vila Velha, com direito a food truck e foto ao vivo.

TERESA e Fernanda Bedran estiveram esta semana em São Paulo, passeando e revendo familiares. Elas terminam o fim de semana no Rio, onde Fernanda revê amigos.

O ESPETÁCULO “O Rei Leão” estreia amanhã, às 17h, no Teatro Universitário da Ufes, em nova montagem. A peça, voltada para toda a família, tem direção e coreografias de Diego Oliveira e Ronny Stevens.

APÓS o sucesso no verão de Guarapari, o Café de La Musique desembarca no inverno das montanhas capixabas com o Café de La Musique Pedra Azul. No feriado de Corpus Christi, entre os próximos dias 20 e 22, a região serrana recebe o evento com atrações como Vintage Culture, RDT, Meca, ElekFantz, Bruno Be, Chemical Surf, Fabrício Peçanha e Future Class.

O TECNOVASC 2019, congresso da área vascular voltado para inovações que prometem facilitar a atuação dos especialistas, será nos dias 5 e 6 de julho, no Golden Tulip, com coordenação de Eliud Duarte Júnior e José Roberto Cerqueira. As palestras terão recursos de holografia e apresentações em 3D.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorAniversário de Lurdinha Perovano – Fotos: Arhtur e Cloves Louzada
Próximo artigo20 anos da Multivix – Fotos: Thuanny Louzada
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe uma resposta