Eles nas redes sociais
“Antes de fazer uma piada você deve pensar ‘O Danilo Gentili faria essa piada?’. Se a resposta for sim, deixa pra lá tem outras piadas.”
@gilmar_fuba_
***
“Independente do seu status de relacionamento, tem um tipo de namoro que devia rolar sempre: o seu com você mesma. Se você dedica um tempo pro outro, olha com carinho pros erros e defeitos alheios, por que não faz isso com você mesma?”
@modices
GEISHA Sily nos campos de lavanda na região de Provence, França

A Palavra
Para começar bem a semana: “O Senhor dos Exércitos está conosco. O Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor. Que desolações tem feito na Terra! Ele faz cessar as guerras até o fim da terra, quebra o arco e corta a lança, queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. Serei exaltado entre os gentios, serei exaltado sobre a Terra”. (Salmos 46:7-10)

Insegurança
A falta de segurança é assunto corriqueiro do nosso dia a dia, que gera medo e trava o desenvolvimento de inúmeros outros setores. Como o comércio vai se desenvolver se lojistas são assaltados tantas vezes que até perdem as contas? Como a cultura vai andar se existe tensão após sair de um show à noite? Como a educação terá melhores resultados se professores são ameaçados dentro de sala de aula?
***
O governo diz que um dos preceitos do programa Estado Presente é discutir a Segurança Pública em um âmbito mais amplo do que a área policial. A Sesp vem se reunindo com diversas entidades, autoridades e representantes da sociedade civil, como líderes comunitários, para traçar as melhores estratégias de redução da violência. “Desde o início do ano, o monitoramento de dados mostra que crimes patrimoniais e contra a vida têm reduções históricas”, afirma o secretário, Roberto Sá.

RÔMULO Bezerril, Adriana Martins, o arquiteto Max Mello, Renata Bezerril e André Sperandio em noite de lançamento de mostra de decoração em Vitória

Casa própria
Juros menores, prazos maiores e FGTS: boa oportunidade para renegociar financiamentos imobiliários com a Caixa. Segundo o economista Luiz Gustavo Medina, os tempos são favoráveis para quem sonha em ter casa própria. “As taxas da instituição caíram de 12% para 8,5% e os fundos imobiliários estão em alta. Nunca se teve tanto dinheiro e tanta liquidez nesse investimento”, avalia.

Gravidez x depressão
A gravidez é um momento especial na vida da mulher sob diversos pontos de vista – emocionais, biológicos e sociais. A mudança de hormônios e as expectativas com a gestação podem causar alterações de humor, e a depressão pode atingir de 10% a 20% das gestantes. Uma aliada é a prática de exercício físico. “Estudo recente aponta que gestantes que fazem 150 minutos de exercícios semanais têm 57% de redução do risco de ter depressão. É importante sempre estar assistida por um profissional”, alerta Nei Robson, educador físico.

Campo abandonado
O antigo campo do Santa Cruz, em Santa Lúcia, segue abandonado e sem destinação. A área tomada pela União foi tema do TCC da arquiteta urbanista Erica Modenese Rezende, que projetou um parque urbano. “Consultando o PDU, vi que havia como transformar o local num parque destinado ao lazer, cultura e esporte sem infringir a lei. Seria um espaço de convívio social e valorização local”, sugere. Difícil vai ser a União abrir mão do terreno…

EM FESTA na Ilha, Roberta Lacerda e Patrícia Malini

Perigo
Uma casa pegou fogo na última terça-feira em Linhares, Norte do Estado, com suspeita que uma criança tenha colocado fogo acidentalmente em um lençol enquanto brincava. Não são poucos os pequenos que ficam em suas residências sozinhos enquanto os pais trabalham, mas mesmo com adultos em casa, qualquer minuto de descuido pode ser sinônimo de perigo. É orar!

Judiciário eletrônico
O Poder Judiciário capixaba constituiu um grupo de trabalho que vai atuar no levantamento, análise e definição de requisitos e regras para implementação do sistema eletrônico no segundo grau. A meta é que comece a operar até o fim do ano. O PJe é um importante instrumento de celeridade e qualidade da prestação jurisdicional e já está implantado em 99 unidades no Espírito Santo, totalizando mais de 108 mil processos peticionados.

Lentes e ressecamento
Com a chegada do inverno é preciso estar atento aos olhos, devido à maior concentração de poluentes no ar, levando à diminuição da lubrificação natural. “Quem usa lente de contato deve atentar ao ressecamento, para evitar infecções. Evite coçar os olhos, para prevenir irritações”, orienta Mônica Paiva, proprietária de rede de lojas do setor no Estado.

CIRCUITO

ESTAMOS chegando à metade do ano. Daqui a seis meses, já será 2020. É hora de rever promessas, metas e projetos. Parar, respirar e refletir sobre todos os aspectos da vida que fazem o coração bater mais forte.

LAÍS Bragatto e Leonardo Aguirre comemoram o nascimento da filha Giovanna, no último dia 10. Parabéns!

HOJE é Dia do Funcionário Público Aposentado e Dia Mundial de Combate à Desertificação. Amanhã, Dia do Químico e Dia da Imigração Japonesa. Na quarta, Dia do Cinema Brasileiro, Dia do Migrante e Dia de São Romualdo. Na quinta, Corpus Christi, Dia do Revendedor, Dia do Vigilante e Dia do Refugiado.

ALINE Einsenlohr, Mariinha e Gabrielle Santos recebem para arraiá fashion em sua MA, na Praia do Canto, hoje e amanhã, das 8h às 20h, com comidas típicas, inclusive sua famosa canjica!

A ORQUESTRA Camerata Sesi e Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (RJ) apresentam o espetáculo “O Lago dos Cisnes”, com os primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Será amanhã, às 20h, no Teatro do Sesi de Jardim da Penha, com ingressos à venda na bilheteria do teatro, na Duetto Arte e Movimento e no Balé da Ilha.

O POLO Gastronômico de Manguinhos promoverá o 2º Circuito da Moqueca Capixaba, nos próximos dias 29 e 30, de 12h às 17h.

RAQUEL e Vanuza Melo convidaram o artista urbano Anderson Moska, conhecido por seu grafitti, para produzir uma nova arte em homenagem a Vitória no projeto Esquina Bargain, na Praia do Canto. Ele pintou o nome da capital e formas que lembram pontos como Pedra dos Dois Olhos, Pedra da Cebola e Terceira Ponte, e a arte poderá ser conferida lá durante quatro meses.

A SECRETARIA de Estado da Cultura (Secult) abriu o Edital de Locomoção para difusão e intercâmbio de fazedores culturais. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho, para viagens a partir de 13 de agosto a 30 de dezembro; e de 1º a 30 de agosto, para viagens a partir de 1º de outubro a 30 de dezembro. Informações no 3636-7115.

ÚNICA corrida de rua em Vitória na qual os participantes fazem percurso de ida e volta pela Terceira Ponte, considerado um dos trajetos mais bonitos entre as competições de rua, a Corrida dos Bombeiros será no dia 30, com largada em frente à sede do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, às 7h30.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorMANOLO Blahnik expõe suas criações em meio à arte que o inspira em Londres
Próximo artigoColuna 18 de junho
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: