Eles nas redes sociais

“Mano, quase 30 graus. É JUNHO sabe, JUNHO. Eu tô de short e camiseta pelo amor de Deus quem eu tenho que processar?”

@luquinha

***

“‘Akai Ito’ é uma lenda que diz que quando uma pessoa é destinada a outra, ambas têm um laço vermelho que as ligam pelo dedo mindinho. O fio pode embaraçar, se alongar, mas ele nunca quebra.”

@thaispontes

 

GRACINHA Nader na comemoração de seu aniversário, no Lareira Portuguesa
(Cloves Louzada)

 

 Cerco às motos

Até domingo, a Operação Corpus Christi da Polícia Rodoviária Federal conta com reforço no policiamento para garantir a segurança e a fluidez nas rodovias federais do Espírito Santo, com destaque para a fiscalização de motocicletas. A PRF vai focar nas infrações que potencializam as ocorrências de acidentes graves, como não uso do capacete, equipamentos obrigatórios, sistema de iluminação e habilitação. Excesso de velocidade, embriaguez, ultrapassagens forçadas, uso do cinto e da cadeirinha também estão na mira.

 

Cais das Artes

Mais um capítulo dessa novela cara que parece não ter fim. O Instituto de Obras Públicas (Iopes) publicou no Diário Oficial a contratação da empresa Projeta Consultoria e Serviços para levantamento topográfico planialtimétrico cadastral georreferenciado para as obras do terreno do estacionamento do Cais das Artes, na Enseada do Suá, em Vitória. O prazo de execução é de 100 dias. O levantamento planialtimétrico é um documento que descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação).

 

Turismo de eventos

O mês de junho está movimentado no Espírito Santo. De acordo com o calendário do ES Convention & Visitors Bureau, 10 eventos, entre eles dois internacionais e quatro nacionais, contarão com a presença 78.050 participantes. Esse número resulta em gastos de mais de 13 mil turistas em hotéis, bares, restaurantes e comércio em geral, que injetarão R$ 26,6 milhões na economia local.

AS IRMÃS Yedda Tavares e Gláucia Baião no almoço de Gracinha Nader
(Cloves Louzada)

 

Lentes e ressecamento

Com a chegada do inverno é preciso estar atento aos olhos, devido à maior concentração de poluentes no ar, levando à diminuição da lubrificação natural. “Quem usa lente de contato deve atentar ao ressecamento, para evitar infecções. Evite coçar os olhos, para prevenir irritações”, orienta Mônica Paiva, proprietária de rede de lojas do setor no Estado.

 

Tela x papel

O hábito de ler em dispositivos digitais pode mudar a maneira como as informações são processadas. A neurocientista Maryanne Wolf diz que a leitura em telas de celulares e tablets é mais superficial e provoca mais ansiedade, diferente da leitura em suportes de papel. Ainda de acordo com ela, esse hábito de leitura superficial pode afetar o desempenho no trabalho, as decisões políticas e as relações sociais. Epa!

 

De próstata

O câncer de próstata, tipo da doença que mais acomete os homens, já ultrapassou o câncer de mama. A boa notícia é que a frequência nos consultórios aumentou, assim como o diagnóstico precoce, com chances de cura. “Queixas como dificuldades para urinar ou urinar sangue devem ser comunicadas. Pacientes com casos na família precisam se consultar antes, a partir dos 40 anos. No geral, o estudo da próstata deve ser iniciado entre 45 e 50 anos de idade”, orienta o urologista Marcio Lamy.

 

A CHEF Patricia Santos Neves mergulhada em sua padaria artesanal e de fermentação natural em seu Empório Joaquim, que inaugura em julho, no Day by Day

 

Acervo histórico

O Arquivo Público Estadual acaba de receber o rico acervo pessoal do ex-governador Christiano Dias Lopes Filho (1927/2007), pelas mãos dos filhos Rubia e Christiano Dias Lopes Neto. Todo o material está protegido e acessível ao público. “Ele governou o Espírito Santo em uma fase muito difícil (1967-1971) e superou com gestão competente a crise da erradicação do café. Beneficiou a nossa malha de estradas e levou a eletricidade para o interior”, lembrou o historiador e ativista cultural Manoel Goes.

 

Administrador judicial

Tribunais e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já começam a dar prioridade para a nomeação de profissionais habilitados e credenciados como administradores judiciais. Com o objetivo de capacitar esses profissionais com princípios de ética e eficiência, o Instituto Brasileiro do Direito da Empresa (IBDE) promove pela primeira vez no Espírito Santo o curso de Especialista em Recuperação Judicial e Falência, com capacitação em Administração Judicial.

CIRCUITO

 

CONFIRMAMOS presença ao convite do presidente do Caçadores Carnavalescos Clube, Cláudio Guimarães, para o tradicional Baile de Gala de Cachoeiro, no próximo dia 29, com traje black-tie. Vamos matar a saudade da nossa Princesa do Sul.

 

MÁLAGA, na Espanha, será o próximo destino do casal Luiza e Aylmer Chieppe, que de lá embarca em um cruzeiro até Portugal.

 

MÔNICA Demoner, Thaís Fiorete e Thaise Arpini são algumas das arquitetas que viajam para a Casa Cor São Paulo no próximo dia 8, a convite de Carlos Marianelli, da Composé, que também estará por lá acompanhando o grupo e de olho nas tendências de arquitetura e design.

 

CAMINHADA de fé. A largada para a 22ª edição dos Passos de Anchieta será hoje, às 8h, da Catedral Metropolitana de Vitória. Até domingo, os participantes percorrem 100km rumo a Anchieta, em um caminho com paisagens de tirar o fôlego.

 

A META do 8º Jantar dos Chefs, evento beneficente realizado este mês, foi alcançada e a Afecc já está providenciando a compra de um aspirador cirúrgico, um aparelho conjugado de ultrassom e dois aparelhos multifuncionais de laser terapia para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita de Cássia. Palmas, palmas, palmas!

 

SIMONI Balarini recebe no próximo dia 25, no espaço de Emar Batalha, em torno da coleção Sinergia. As convidadas ganharão um workshop de colorismo com a especialista em visagismo Maya Meneguelli.

 

ABEL Santana inaugura, no próximo dia 29, novo espaço cultural na praia de Camburi. Além de uma escola de teatro, o local vai abrigar um departamento voltado para o audiovisual e uma sala com capacidade para 80 pessoas, com palco, camarim e todos os recursos necessários para sediar encontros artísticos e apresentações culturais, como peças de teatro e shows intimistas.

 

O NEUROCIRURGIÃO capixaba Erick Barcelos Borges será um dos palestrantes do 14º Congresso Brasileiro da Dor, sábado, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento, realizado a cada dois anos, terá palestrantes internacionais, como médicos da Dinamarca, Itália e Portugal.

 

AS TIARAS são uma das apostas para a moda inverno 2019 e prometem seguir em alta no verão 2020. “Essa peça também é versátil. Ela pode ser usada nos cabelos como enfeite, como detalhes em acessórios ou até como cintos”, indicou a fashionista Mariana Sasso.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 19 de junho
Próximo artigoColuna 22 de junho
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: