Eles nas redes sociais

“Futebol é outra maneira do universo me gritar que as coisas acontecem à minha revelia”

@LiliSousss

***

“Se tem UMA COISA BOA NESSA VIDA essa coisa é arroz”

@babi


RICARDO Uchôa, diretor da Rede Tribuna, com os palestrantes Priscila Cruz e Jardel Beck no Seminário Tribuna de Educação
(Gustavo Forattini)

Educação em pauta

O tradicional Seminário Tribuna de Educação teve sua 16ª edição realizada terça-feira última, em Vitória, e o concorrido evento abordou a importância da formação e da valorização dos professores. Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos pela Educação, falou em sua palestra que, para elevar a educação, é preciso que os professores tenham ensino de qualidade, residência e estágios. Ela também abordou a importância da participação da sociedade, dando o exemplo do sucesso de países onde a população é engajada, como Finlândia, Coreia do Sul e Canadá.

***

Quem também dividiu seu conhecimento com o público presente foi o mágico e máster em Programação Neurolinguística Jardel Beck, mostrando como a criatividade pode ajudar o aluno no processo de aprendizagem. “O aluno mudou e cabe ao professor mudar sua forma de expor o conteúdo. O aluno aprende quando aquilo que é ensinado faz sentido pra ele”, disse, destacando que é possível trazer a emoção para dentro da sala de aula.


NINA Maia, Enza Camata e Vanessa Pontes no chá-de-cozinha da amiga Gaby Miranda 

Depressão sazonal

Poucas pessoas sabem, mas as estações do ano podem desencadear um transtorno psicológico chamado de depressão sazonal. “Esse quadro é caracterizado quando há uma sensação crônica de desânimo nos dias mais frios e chuvosos. Em pequenas proporções, as pessoas naturalmente ficam mais desanimadas nesses períodos, mas o transtorno acontece quando essa condição se prolonga”, comentou a psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues.

Orçamento participativo

Hoje será realizada a reunião das Audiências Públicas do Plano Plurianual 2020-2023 e do Orçamento 2020 do governo do Estado, às 14h, no Cerimonial Aspomires, em Bento Ferreira. Moradores da região metropolitana da Grande Vitória vão ter a oportunidade de apresentar suas propostas a gestores da administração. O ciclo de reuniões presenciais será concluído amanhã, em Marataízes, mas as audiências públicas seguem até o dia 23, por meio do site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br).

Forró de raiz

A pequena e charmosa vila de Itaúnas sedia hoje o I Fórum de Forró de Raiz do Espírito Santo, durante a programação do Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), reunindo pesquisadores, produtores, gestores públicos e artistas para debater ações de proteção e preservação das matrizes do ritmo. O Espírito Santo faz parte de um processo de solicitação de registro das “Matrizes Tradicionais do Forró” como Patrimônio Cultural do Brasil, ao lado de locais com forte presença de imigração nordestina, como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.


LUDMILA Sodré, Renan Carneiro, Flávia Dadalto e Cecília Costa nos preparativos para mostra décor em Vila Velha

Pé à mostra

Quem trabalha com moda já está de olho nas tendências de primavera. Protagonistas do “street style” internacional, as “naked sandals”, sandálias de tiras bem finas, deixam quase todo o pé à mostra e devem ser as estrelas da próxima estação. “Outra tendência é do bico quadrado, que já tinha aparecido no outono-inverno, em botas e mocassins, e segue em alta na primavera-verão. Com inspiração nos anos 1990, essa estética minimalista, bem feminina e com formato geométrico dá um toque de modernidade”, disse a empresária Raquel Melo.

Circuito funcional

Para quem não curte atividades físicas repetitivas e precisa de motivação quebrando a rotina, o circuito funcional pode ser uma boa alternativa. “A modalidade traz saúde, qualidade de vida e, de quebra, ajuda a emagrecer. Além de ser um treinamento dinâmico e variado, melhora a postura e trabalha com os movimentos naturais que as pessoas realizam, como correr, pular, abaixar e se esticar. É ideal para quem tem pouco tempo livre e quer sair do sedentarismo”, explica o educador físico da Azen Flávio Simôr.

Encontro de marmorarias

A Cachoeiro Stone Fair vai completar 30 anos na próxima edição, marcada para entre os dias 27 e 30 de agosto, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento contará com 180 expositores e mais de 16 mil visitantes de todos os estados brasileiros e 18 países, como Índia, Estados Unidos e China, entre outros. Uma das novidades este ano é o Encontro Nacional de Marmorarias, que reunirá os principais marmoristas de todo o País para discutir os desafios e oportunidades para o setor.

CIRCUITO

A REDE Tribuna realiza seu primeiro almoço-palestra do ano hoje, no Itamaraty Hall. O tema deste Em Pratos Limpos será “Os Desafios do Varejo”, com o palestrante Gustavo Pipa, executivo de contas de varejo e bens de consumo na Cognizant, empresa líder mundial em serviços profissionais que atua na transformação digital de negócios.

SOLANGE e Mário Herkenhoff Coelho estão em São Paulo, onde vão comemorar seus 47 anos de casados, no próximo dia 22. O restaurante Neto, do Hotel Four Seasons, foi o escolhido pelo casal para brindar a data.

HANNAH e Vinicius, filhos de Nacibe Cade-Hermes Guimarães e Denise-Luiz Guilherme Gazzinelli Cruz, sobem ao altar da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha, no dia 10 de agosto, às 16h, para sua cerimônia de casamento, que será seguida de festa na Chácara Perim.

O CORAL da ArcelorMittal se apresenta hoje, às 20h, durante o II Festival Sesi de Música Clássica, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha. Com repertório eclético, o coral interpretará desde músicas populares a canções folclóricas e músicas sacras, sob regência do maestro Adolfo Alves. Espetáculo aberto ao público, com entrada franca.

RENATA Spinassé inaugurou em Jardim Camburi sua Tá que Brinca, brinquedoteca onde os pequenos podem se divertir enquanto os pais trabalham ou estudam em um espaço lá mesmo. Entre as atividades disponíveis para a garotada, estão ioga e capoeira.

O ROSA será uma das tendências para maquiagens em 2020. A cor estará em alta em sombras, batons e blushes. “Vale apostar em apenas um detalhe ou usar o mesmo tom para toda a maquiagem. O efeito glow também fica lindo em composição com o rosa”, comentou o especialista Lúcio Alvim.

THAIS Hilal divulgou a lista dos selecionados pelo projeto “Entre Nós”, da OÁ Galeria. Seis nomes foram contemplados, dentre eles dois artistas de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro, um de São Paulo e dois do Espírito Santo.

A COMISSÃO da Infância e Juventude da OAB-ES, presidida pelo advogado Raphael Câmara, lançou o aplicativo “Infância Segura”, inédito no Brasil. Em plataforma digital única, estão concentrados todos os canais de contato para facilitar denúncias contra o abuso sexual infantil. Disponível na plataforma Google Play e em breve também na Apple Store.

E TOCA A VIDA! �

Artigo anteriorColuna 17 de julho
Próximo artigoColuna 19 de julho
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: