A Palavra

Para começar bem a semana: “O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia e conhece os que confiam nele. Com uma inundação transbordante, acabará de uma vez com o seu lugar e as trevas perseguirão os seus inimigos. Que pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia”. (Naum 1:7-9)

Eles nas redes sociais

“As pessoas falam ‘vá se tratar, vá para um psicólogo’ em tom de ofensa, quando na verdade todo mundo deveria mesmo ir pro psicólogo, todo mundo deveria mesmo se tratar, fazer terapia, se entender, se descobrir, amadurecer. O mundo seria muito melhor se as pessoas se ‘tratassem’.”

@vfescritor

***

“Eu prefiro quem fala ‘pobrema’ do que quem cria.”

Smaragd Esmeralda

OS CASAIS Patrick Canal e Fátima, Patrícia Canal e Thiago Rodrigues em balada chique
(Cloves Louzada)

Parcelamento automático

Atenção para essa! Em 2017, o Banco Central determinou que as instituições financeiras ofereçam uma linha de crédito mais vantajosa para quem não pagar o valor integral da fatura do cartão de crédito, com juros menores que o famigerado rotativo. Mas o banco não pode impor um financiamento sem consultar o consumidor – o que é condenado por órgãos de defesa do consumidor e que segue acontecendo.

***

“Paguei parte da minha fatura e deixei o restante para a semana seguinte, quando receberia por um trabalho. Quando fui quitar a diferença, ela havia sido parcelada automaticamente, resultando em um valor final dobrado!”, reclama leitora. A prática é abusiva. O banco tem que entrar em contato para que a pessoa decida se o pagamento será único ou parcelado, e em quantas vezes.

THAISSA Rezende, Lourdes Landeiro e Claudia Marriel em evento para mulheres no Instituto Hope

Calçada cidadã

Muitas escolas municipais de Vitória, a exemplo das de Jardim Camburi, não possuem calçada cidadã. O município exige a calçada obrigatoriamente em novas edificações, para o funcionamento de empresas ou para instalar placas de sinalização e de publicidade. A exigência não deveria ser cumprida também por quem a faz? Ou só o contribuinte precisa cumprir com ela? Hein?

Trabalho em excesso

Aviso para quem costuma dedicar mais de 10 horas por dia ao trabalho e, mesmo nos momentos de lazer, não tira as demandas da cabeça. O cardiologista Schariff Moysés conta que um estudo recente apontou que trabalhar em excesso pode aumentar em 45% o risco de AVC. “O estresse associado aos maus hábitos que as pessoas acabam adquirindo quando trabalham demais pode causar diversas doenças, inclusive infarto e AVC”, alerta. Hein?

Segurança

O capitão Sampaio vai representar a Polícia Militar em reunião sobre segurança na Praia do Canto, convocada pela associação de moradores do bairro, amanhã, às 19h, na Igreja Santa Rita. Em pauta, o dimensionamento do efetivo da PM escalado para atender a Praia do Canto, ações de abordagem e identificação de elementos suspeitos que transitam na região, discussão sobre o serviço de Segurança Patrimonial nas ruas e diagnóstico de crimes com boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

Epilepsia

O diagnóstico de epilepsia não indica que a criança terá uma vida restrita. Estudos apontam que metade dos diagnosticados têm idade até 5 anos e que cerca de 80% param de apresentar os sintomas na adolescência e na vida adulta. “Normalmente, indicamos medicação para neutralizar os efeitos da doença e os pais são instruídos sobre a melhor forma de agir. Não há como impedir uma crise, mas há maneiras de torná-la menos perigosa, evitando que a criança engasgue ou sofra algum impacto na cabeça”, disse o neurologista infantil Thiago Gusmão.

ALINE Janz, Fernanda Cecato e Licia Tovar em noite de coquetel no Wanted Pub
(Bárbara Paixão)

Rapidez nos julgamentos

A OAB, em razão da quantidade enorme de advogados que respondem a processos éticos, está pensando em criar mais turmas julgadoras: duas na região Sul e duas na região Norte. O advogado Wilson Márcio Depes, que preside a 3ª Turma, considera a ideia apropriada e urgente, visando a dar maior celeridade aos julgamentos. “Segundo o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Alberto Nemer, passam de 2 mil o número de processos em trâmite, levando em consideração os das administrações anteriores”, disse-nos.

Psiu!

Levantamento da empresa americana AT&T, que ouviu mil pessoas, mostra o que mais irrita os passageiros durante um voo: 82% dos entrevistados se incomodam com quem ouve o som do celular sem fone de ouvido. Muitas acreditam, inclusive, que deveria haver punições para a prática. Discussão aberta! Trata-se de uma questão básica de educação que é desrespeitada não somente em voos, mas em ônibus, salas de espera de consultório médicos e até em hospitais.


CIRCUITO

“AS FOLHAS das árvores servem para nos ensinar a cair sem alardes”. Manoel de Barros, poeta brasileiro.

JULIANA Costa está em São Paulo curtindo dias de férias com os filhos Ana Clara e Davi e com a sobrinha Beatriz, que aniversaria amanhã. A comemoração será no Parque da Mônica e a amiga Clara Prates também irá fazer parte da turma, junto com a mãe, Fernanda.


PORTUGAL virou um dos países preferidos dos capixabas nesse mês de julho. Estão passeando por lá Lurdinha Perovano, Dalva Carone e Kamilla Benjamim, com suas respectivas famílias.

PAIS heróis. A Associação Comercial da Praia do Canto lança hoje campanha para o Dia dos Pais, que terá sorteio de brindes no dia 13 de agosto. Três corações de super-heróis com mais de 2m de altura serão instalados em pontos estratégicos do bairro: na esquina da Celso Calmon com a Joaquim Lirio, na Rio Branco e outro no encontro das ruas Aleixo Netto e Afonso Cláudio.

MORADORES de Jardim da Penha se movimentam para participar da audiência pública que tratará do projeto de lei da Rua da Lama, hoje, às 19h30, na Escola Éber Louzada Zipinotti. O projeto, já aprovado na Câmara, regulamenta a realização de três eventos semanais no local, às terças, quintas e sábados.

A DESIGNER de interiores Adriane Chiapapani recebe amanhã, às 17h, em seu ambiente Deque entre Níveis, na mostra Tessaro Home&Garden, Praia do Canto, a consultora de estilo Iara Quaresma para um bate-papo sobre a influência das cores na moda e na arquitetura. A sommelier Andressa Lauer vai preparar para os convidados clericot, drinque com vinho branco e frutas.

FOI ASSINADA a ordem de serviço para a construção da Casa das Artes de Guaçuí, que irá abrigar o trabalho realizado pelos artesãos do município. A obra tem previsão para seis meses e será uma réplica da antiga estação ferroviária da cidade, que não existe mais, ao custo de R$ 94,9 mil.

A ASSOCIAÇÃO Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) convida para o Mc Dia Feliz 2019, no dia 24 de agosto, em todos os restaurantes da rede Mc Donald’s do Estado.

O PARQUE Moscoso, no centro de Vitória, tem agora a presença diária de viatura com agentes da guarda municipal. Boa! Outras áreas pedem o mesmo tipo de ação. Coluna aberta a sugestões!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 21 de julho
Próximo artigoColuna 23 de julho
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: