A Palavra

Para começar bem a semana: “E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse, glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”. (Efésios 3:19-21)

Eles nas redes sociais

“Todos os dias lembrar de manter na vida a postura poética do Cartola: diante do nada que o mundo te prometeu, o que vier é lucro; e é lindo.”

@colorina

***

“Você sabe que descansou quando tomar seu bule de chá e olhar pra mesa de trabalho te dá prazer”

@ladyrasta

O CASAL Di Fassarela e Anderson Andrade em mostra de decoração em Santa Lúcia
(Cloves Louzada)

Sabedoria dos avós

O juiz aposentado e avô João Baptista Herkenhoff escreveu sobre o papel dos avós na família e na sociedade. “Os avós são conselheiros dos pais e dos netos. Transmitem a experiência que nenhum livro é capaz de transmitir. São apoio em inúmeras situações e emergências. Integram a família. Feliz da família na qual comparecem os avós. Na sociedade, os avós são depositários da sabedoria acumulada através dos milênios”, disse. E falou tudo! Uma sociedade que respeita os mais velhos demonstra sua educação.

Sede do TRT

Magistrados visitaram a obra da nova sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), que teve início em 1994. A presidente do TRT, desembargadora Ana Paula Branco, disse que o prédio está quase 70% pronto. “Somos o último tribunal do País a ter sede própria. Esse prédio tem o sangue e o suor de cada magistrado, cada servidor e do imposto de milhões de cidadãos que serão beneficiados por ele”, disse. Já são 23 anos de obras, e vai chegar fácil aos 24.

Bem Brasil

O Museu Vale, que acaba de entrar para o “Hall da Fama” por estar na lista por cinco anos consecutivos do Certificado de Excelência da TripAdvisor, estreia no próximo dia 21 a exposição “O Brasil que Merece o Brasil”, do fotógrafo carioca Walter Firmo. O diretor do museu, Ronaldo Barbosa, disse à coluna que o artista estará presente. Aos 82 anos, Firmo é um dos maiores fotógrafos do Brasil, reconhecido internacionalmente e premiado diversas vezes. Tem em sua coleção registros históricos de grandes figuras brasileiras, como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Joãozinho Trinta e Arthur Bispo do Rosário.

ROSA Nina Liebermann, Clara Orlandi e José Carlos Bergamin em palestra do IEL / Findes em parceria com o Instituto Rio Moda
(Lara Vervloet)

Roubo de cargas

O Espírito Santo é referência no combate a roubos de cargas, graças a leis mais rígidas. Em 2015, foram registradas 71 ocorrências. Já neste ano, até julho, foram apenas quatro. Apesar da redução, o superintendente do Transcares, Mário Natali, está preocupado com a atuação de criminosos de outros estados. “Essas facções estão migrando do norte do Rio de Janeiro para cá e já causam problema em Mimoso do Sul. Não podemos pagar para ver”, alerta. Que beleza!

Concerto para solistas

A Orquestra Sinfônica da Fames apresenta quarta-feira o “Concerto para Solistas”, às 19h30, no Palácio da Cultura Sônia Cabral. Com regência do maestro Sanny Souza, os convidados são o contrabaixista Felipe Medeiros, para execução do “Concerto para contrabaixo e orquestra”, de Giovanni Bottesini, e a soprano Keila Gruvira, que vai interpretar “Floresta do Amazonas – quatro canções para canto e orquestra”, de Heitor Villa Lobos. Haverá ainda “Dolly – Seis peças para orquestra”, de Gabriel Fauré.

Barão de Araguaya

O distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, vai celebrar a cultura e resgatar as tradições dos seus antepassados no XII Encontro da Cultura Italiana, nos próximos dias 16, 17 e 18. No programa, música, dança e bastante comida italiana. Um dos destaques será uma homenagem póstuma aos descendentes Nelson Borgo e Vitória Busato, os primeiros moradores da vila, sendo ele conhecido como barão de Araguaya. Foi comerciante, colecionador e tinha o maior acervo cultural particular do Estado.

A CHEF Dina Kobeissi com Bernardo Ferreira e Gabriela Santos, que inauguraram espaço de gastronomia árabe em Jardim Camburi
(José Augusto Tovar)

Sistema B

Marcel Fukayama, reconhecido como um dos jovens da lista Forbes “30 abaixo de 30 anos” (um dos 30 mais destacados executivos do mundo com menos de 30 anos de idade), estará em Vitória no próximo dia 20 para falar sobre como as empresas “B” estão redefinindo o sucesso na economia. O Sistema B é um movimento global de empresas que prezam pela integração do resultado financeiro à geração de resultado socioambiental. A palestra, exclusiva para convidados, será às 8h30, na Católica de Vitória Centro Universitário.

CIRCUITO

BUSCA pela vida eterna. Cientistas do Vale do Silício, nos Estados Unidos, querem entender a mecânica “natural” da vida como uma espécie de doença. A ideia é tratar o corpo de forma a averiguar o que leva ao envelhecimento. É assustador pensar que, no futuro, só se morreria de causas externas, como acidentes.

MARILUCIA Dalla, presidente da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), recebe amanhã, a partir das 18h, na abertura da loja do Outubro Rosa, no Shopping Vitória.

JUAREZ Campos dará curso com o tema “Um Jantar com o Chef”, com turmas hoje e amanhã, às 20h, em Santa Lúcia, Vitória. Os alunos vão aprender a fazer cappuccino de alho poró com farofinha de bacon, mil folhas de legumes e scamorza, fregola com perfumes de paella, ensopado de cordeiro com legumes e ervas, e lichia em calda sobre iogurte grego e mel trufado.

FLAMARION Ximenes, especialista em iluminação da Stella, desembarca em Vitória hoje para comandar workshop voltado para arquitetos na em espaço de iluminação em Santa Lúcia.

BOA! Foram anunciadas 800 vagas para se qualificar e trabalhar nas obras da ArcelorMittal no cargo de refratarista. A seleção está prevista para novembro e dezembro.

O INSTITUTO Trata Brasil mostra Vitória na 59º colocação numa lista das 100 maiores cidades do País com ausência de saneamento básico, como acesso a água tratada e coleta de esgoto, para metade da população.

O CINDES Jovem é o anfitrião do primeiro encontro da Rede Indústria Jovem, no próximo dia 20, às 18h, na Findes, que terá mesa de debate com Luiz Soares Cordeiro, fundador e presidente da Estel Máquinas e Serviços Industriais. O evento terá participação de jovens empreendedores vindos de Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia.

A LINGUIÇA será a protagonista da Wurst Fest, sábado e domingo, no distrito de Serra Pelada, em Afonso Cláudio, região serrana do Estado. Serão dois dias com muito forró, danças folclóricas e concurso das rainhas e princesas da linguiça.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorOS IPHONES, smartphones da Apple,
Próximo artigoColuna 13 de agosto
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: