Eles nas redes sociais

“Hoje fui a um aniversário de amigas que conheço há 20 anos. Sempre bonito demais notar que envelhecemos juntos, que somos cúmplices de tantas mudanças.”

@manucaferreira

***

“A fotografia é uma das poucas coisas que tem poder sobre o tempo: ela o paralisa.”

@francosandri

O PRESIDENTE da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson Andrade, o governador Renato Casagrande e o anfitrião Leonardo de Castro, presidente do Sistema Findes, na inauguração do FindesLab, ontem, em Vitória
(Cloves Louzada)

Operação carne

Onde estão os órgãos de direito do consumidor e vigilância sanitária para desenvolverem ações de fiscalização nas carnes comercializadas em açougues, supermercados e afins da Grande Vitória? Na última segunda-feira, um estabelecimento vendia carne em temperatura ambiente na gôndola. Outro caso foi de uma cliente que comprou filé embalado a vácuo e, quando abriu, descobriu que o alimento estava podre. Há exceções.

Empreendedorismo industrial

Encerrando a programação de lançamento do FindesLab, hub de inovação no topo do edifício Findes, hoje, às 17h, será lançado o Programa de Empreendedorismo Industrial, baseado em inovação aberta com desafios de grandes empresas, que serão conectados às soluções propostas por startups. Ontem, na inauguração oficial, o presidente da Findes, Léo de Castro, destacou que “A história da Federação carrega o tom de sempre estar à frente das demandas da indústria e da sociedade. E é isso que estamos fazendo no FindesLab, trazendo o acesso à inovação para a indústria capixaba”.

“Marvada”

Termina hoje, no Centro de Convenções de Vitória, o Salão de Negócios e Congresso Brasileiro da Cachaça. A boa produção da centenária e premiada “marvada” capixaba dá passos importantes para um polo promissor. O setor conquistou redução das alíquotas de ICMS de 25% para 12%, em 2018, e 17%, em 2019. A outra boa notícia é que, no próximo dia 13, Dia Nacional da Cachaça, será lançada a Confraria Capixaba da Cachaça, em evento no Bar do Fritz.

LARISSA Bauer, Lorraine Stoodley e André Lima em recente evento da Colcci, no Raiz do Canto
(Beatriz Loyola)

Expediente

Há quem chie com o horário de funcionamento da Prefeitura de Vitória, que não atende pela manhã – o expediente começa às 12h. O prefeito Luciano Rezende esclarece que os servidores seguem trabalhando a mesma carga horária, com o encerramento das atividades às 19h. “É uma experiência exitosa em todos os sentidos. Os serviços da prefeitura estão no aplicativo Vitória Online, para facilitar a vida do cidadão, que não precisa mais ir à sede para uma série de demandas”, disse.

Essa é pule de 10

O ministro Sérgio Moro já deve estar limpando as gavetas de seu gabinete. O processo de fritura segue, com Bolsonaro interferindo sucessivamente na Polícia Federal – que, teoricamente, deveria estar sob o comando do ex-juiz. Bolsonaro rasgou a carta branca entregue a Moro, que, inclusive, tem evitado o contato com a imprensa. Quarta-feira última, ficou apenas três minutos em um evento e saiu sem responder perguntas.

Acidentes x motos

Cirurgião de trauma ortopédico do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o médico Luiz Augusto Campinhos diz que 40% dos acidentes de trânsito envolvem motocicletas. A cada quatro internações, um motociclista morre. “A motocicleta é utilizada pelo indivíduo jovem de baixa ou média escolaridade sendo a maioria inexperiente na condução. A faixa é entre 25 e 34 anos e a maioria é de homens negros”, disse.

LEONARDO Veiga, Thiago Abreu, Thiago Sirtoli e Lívia Giacomin em manhã de lançamento imobiliário na Ilha
(Léo Gurgel)

Atlas do gosto

O site “The Taste Atlas” cataloga comidas típicas do mundo todo, permitindo a inclusão de pratos e lugares que são representativos de países mundo afora. Entre os brasileiros, o churrasco é o prato mais típico, seguido pela feijoada. Ao pesquisar pelo Espírito Santo, só aparece a moqueca capixaba, tendo dois restaurantes como referência. Na descrição, diz que a moqueca capixaba é um ensopado preparado com peixe, suco de limão, coentro, cebola, tomate e alho, coloridos com urucum. “Ensopado” é dose…

Onda verde

Mais de 150 países, incluindo o Brasil, participam no próximo dia 21 do World Cleanup Day, ou Dia Mundial da Limpeza. A ideia começou na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas limparam o país inteiro em apenas cinco horas. Por aqui, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está organizando uma ação de educação ambiental, com a limpeza das praias de Setiba e Setibão, além da praia do Parque Estadual Paulo César Vinha. O evento vai contar com mais de 100 voluntários, entre estudantes, escoteiros e pessoas da comunidade.

CIRCUITO

USUÁRIOS de smartphones que foram vítimas de roubo podem solicitar que o aparelho pare de funcionar diretamente com a operadora de telefonia. Não é mais necessário fazer um boletim de ocorrência e nem decorar o Imei do aparelho. O processo para desativar o telefone está mais simples, porém é de extrema importância continuar fazendo B.O. para registrar o crime.

SEMPRE juntos! Os Littig, Fábio e Maria Júlia, estavam com as filhas em jantar na última quarta, na Aleixo Neto.


O CHEF Jonathan Nery Erlaches presenteou-se com um giro em Portugal.

O TEATRO Municipal de Vila Velha sedia de hoje a domingo o 10º Festival de Esquetes do Espírito Santo, que também será a edição nacional deste ano. As apresentações de cenas de curta duração terão 15 companhias participantes nas categorias adulto e infantil, levando drama, comédia e tragicomédia para o palco.

BRUNELLA Bumachar participou, no último final de semana, em São Paulo, do 20º Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, com o tema “Fator humano na governança corporativa e os impactos da era digital”. Agora ela está em Campinas, onde fica a R-Crio, empresa de células-tronco do dente de leite, da qual é investidora.

ZÉ RAMALHO canta seus clássicos em Vitória amanhã, às 20h, no Espaço Patrick Ribeiro. No repertório repleto de sucessos, estão músicas como “Avohai”, “Frevo Mulher”, “Admirável Gado Novo” e “Chão de Giz”.

OS MÉDICOS Carlos Magno Dalapicola e Jailson Tótola ganharam a eleição para representar o Espírito Santo no Conselho Federal de Medicina. Quatro chapas estavam na disputa e eles foram os campeões com 2.305 votos. O mandato é de cinco anos.

A BOCA encheu d’água: os tradicionais pratos da nossa culinária serão os protagonistas do Festival de Frutos do Mar e da Torta Capixaba 2019, amanhã e domingo, das 10h às 18h, na Ilha das Caieiras. Realizado em comemoração aos 468 anos de Vitória, o evento terá mariscada, casquinha de siri, bobó de camarão, moqueca e torta.

VENDAS online de alimentos, bebidas e artigos de petshops são as que mais aumentam, revela relatório elaborado pela Ebit. O maior volume de pedidos do e-commerce brasileiro ocorreu no setor de perfumaria, cosméticos e saúde, e no mercado de moda e acessórios.

E TOCA A VIDA! 

Artigo anteriorColuna de 05 de setembro
Próximo artigoColuna 07 de setembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: