Parabéns!

Bom dia aos aniversariantes da próxima semana: José Luiz Coelho, Marcelle Bodart Pimenta, Lenise Secchin, Maria Guiomar Nitz e Aglay Piovesan, dia 9; Stella Lacerda, Danielle Padilla, Angelita Mansur, Zélia Sathler e Fernanda Trindade, 10; Juliana de Castro, Stefano Paolini, Neuza Dario Guimarães e Dídimo Effgen, 11; Mary Helal de Paula, Joana Brotas Felisberto, Fabrício Fontana, Silvana Mendonça e Almir Bressan Jr, 12; Leonardo Dadalto, Letícia Chieppe, Péricles Gomes, Julio Moura, Cariê Lindenberg e Francisco Bonacossa, 13; Nilce Chieppe Moura, Juliana Nemer, Elyanara Gonçalves e Ana Claudia Vervloet, 14.

Eles nas redes sociais

“O MEC cortou mais 5,6 mil bolsas do Capes. Segundo o governo, uma economia de 37,8 milhões. O Brasil gasta 63 milhões por ano com auxílio-paletó. Vamos perder 5 mil cientistas, mas 513 deputados não podem perder auxílio-paletó.”

@luizguiprado

***

“Esse ano aconteceu um fenômeno muito raro que consiste no mês de agosto passar rápido.”

@mandellivaleria

RITA Bumachar com a anfitriã do coquetel da Lavish, Fernanda Prates, quinta-feira última, no Cosmô
(Arthur Louzada)

Imbatível

Essa aconteceu ontem, às 11h30: cliente ligou para uma farmácia, perguntou se tinha um determinado remédio, qual era o preço e se fazia entrega. “O atendente falou que eles tinham o medicamento, me passou o valor e confirmou que entregavam em casa. Perguntei se eles poderiam me enviar com urgência e a resposta foi que não, pois o entregador estava em horário de almoço!”, contou. A farmácia que anuncia entrega 24h por dia, na verdade, só entrega mesmo 23h, porque das 11h às 12h para tudo… Era só o que faltava! Há exceções.

Insônia do mundo

Roberto Carlos abriu nova temporada de espetáculos em São Paulo, essa semana, com novidade no set list: a música “Amazônia”, há tempos sem constar nos shows, foi resgatada de seu repertório e apresentada ao público nesse que é um dos momentos mais delicados da nossa história ambiental, com a principal floresta do mundo em chamas. “Como dormir e sonhar quando a fumaça no ar arde nos olhos de quem pode ver”, já questionava o Rei, usando seu famoso brinco de pena em 1989.

Comenda cultural

A Academia Espírito-Santense de Letras vai conceder a Comenda Kosciusko Barbosa Leão, a maior honraria da cultura do Espírito Santo, lançada este ano, no próximo dia 11. A antiga residência do professor Kosciusko, no centro de Vitória, abriga a entidade. Foi ele quem doou o Ginásio São Vicente de Paula. Serão condecorados Wanda Maria Alckmin, Jô Drumond, Matusalem Pereira de Souza, Marly Siqueira Neves, Alvaro José Silva, Jorge Elias Dias Neto e Cacau Monjardim.

AS AMIGAS Valéria Nemer, Gracinha Nader, Gracinha Sarkis e Solange Herkenhoff em evento na Praia do Canto
(Arthur Louzada)

Fundação Renova

Andrew Stewart Mackenzie, presidente da BHP Billiton, detentora da Samarco, foi convocado para prestar esclarecimentos sobre a atuação da Fundação Renova – criada para gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Ele estará na Assembleia Legislativa do Espírito Santo no próximo dia 16, às 10h. “Os termos não estão sendo cumpridos, já que o prazo para algumas indenizações venceu ainda em 2017”, disse o deputado Marcelo Santos.

Bebidas de inverno

Casamentos realizados no inverno devem ter atenção especial na hora de escolher as bebidas. A sommelière Ana Cristina Fulgêncio dá dicas: para jantar tradicional, pode-se pensar em um espumante brut rosé ou branco como drinque de boas-vindas, entrada e prato principal, se for frutos de mar. Caso o menu tenha carne vermelha, um tinto de médio corpo é ideal. “Se tiver diferentes pratos servidos em réchaud, é importante ter as duas opções de bebidas”, explica.

Apps de viagem

O Espírito Santo Convention Bureau listou sete dicas de aplicativos para ajudar quem pretende viajar: Foursquare, o “Facebook dos destinos”; HotelTonight, para encontrar os melhores hotéis com os melhores preços; XE Converter, que calcula a taxa de câmbio em tempo real; Wi-Fi Finder, para encontrar pontos de Wi-Fi gratuito; AroundMe, para descobrir novos pontos turísticos por perto; VerbalizeIt, comunidade global de tradutores humanos; e Goodreads, que sugere livros para ler durante o passeio.

ELEGÂNCIA e charme de Juliana Costa, Brisa Clem e Ana Paula Rody
(Arthur Louzada)

CIRCUITO

A MARATHON du Médoc é realizada em Bordeaux, na França, com um diferencial: os corredores bebem vinho e comem queijos durante a prova. A corrida será hoje, mas… as vagas já se esgotaram!

HOJE é Dia da Independência do Brasil. Amanhã, Dia Mundial da Alfabetização, Dia de Santo Adriano, Dia de Nossa Senhora da Natividade, aniversário de Vitória e Dia Nacional de Luta por Medicamento.

O FESTIVAL Bravaland, hoje, a partir das 16h, promete estrutura inédita na área verde do Álvares Cabral, para receber Dennis DJ, Matheus e Kauan, Maneva, Bashkar e Bartucada. O palco, assinado por Rodrigo Rocca e Vitor Tovar, será o maior já montado no local.

O VIOLONCELISTA Luiz Fernando Venturelli volta a Vitória para executar dois concertos com peças do compositor tcheco Antonín Dvorák, junto com a Orquestra Camerata Sesi. As apresentações serão hoje, às 17h, e amanhã, às 11h, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha.

FERNANDA Passon será coroada a rainha de bateria da Mocidade da Praia, escola de samba da Praia do Canto, amanhã, às 17h, na Station London Music, em Jardim Camburi. A festa terá Fundo de Quintal, Mc Tarapi, DJean, Samba Júnior, Maycon Sarmento e DJ Adria Beloti.

A CANTORA Anna Cintia apresenta hoje o show “Te Fazer Feliz”, às 20h, na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, Vila Velha. A apresentação é gratuita, com músicas autorais e sucessos da antiga e da nova MPB, além de participações especiais. Serão arrecadados alimentos para a Pastoral dos Vicentinos da Comunidade Nossa Senhora da Glória.

LARISSA Bauer, Kaio Bauer e Alcion Gomes, que comandam marca capixaba de cosméticos capilares, estão em São Paulo para participar pela primeira vez como expositores da Beauty Fair, feira internacional de beleza realizada entre hoje e terça. Lá eles lançam a nova linha de produtos à base de jaborandi, que estimula o crescimento dos fios.

JOELMA Peterle está por conta da produção da 15ª edição do Guia Kids e Gestantes, que terá na capa o casal de médicos Karla e Paulo Lessa.

O COMPUTADOR está perdendo espaço nas casas dos brasileiros. Em 2014, 80% das pessoas navegavam pelo aparelho. Em 2018, o número caiu para 43%. Em outra ponta, 97% dos internautas utilizam smartphone. Está aí o grande responsável.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 06 de setembro
Próximo artigoEDIÇÃO especial do uísque Macallan “The Genesis Decanter”
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: