Eles nas redes sociais

“Toda mulher moderna está exausta porque além de ser uma mulher moderna que trabalha fora, que é empreendedora, feminista, prafrentex, também precisa ter uma casa limpa e linda digna de Pinterest. E marmitinhas com comida de verdade SEM reclamar, feliz fazendo yoga.”

@munizcristal. Pinterest é uma rede social de fotos sempre muito bem produzidas.

***

“Sofrer é a única coisa que eu faço com antecedência o resto eu deixo pra cima da hora.”

@ounojo

A ELEGANTE arquiteta Letícia Finamore em seu Studio 20, com móveis e peças que ela expôs durante os seus 20 anos na Casa Cor ES
(Cloves Louzada)

A ver navios

A temporada 2019/2020 dos cruzeiros marítimos já está fechada e não seremos contemplados em nenhum dos sete navios que estarão na costa brasileira. Muito lindo isso!  Ricardo Lopes, diretor de Relacionamento do ES Convention & Visitors Bureau, diz que o problema não é só em nosso Estado. “Houve uma redução de embarcações, de 20 navios em 2010/2011 para sete na temporada 2018/2019. E estes navios são maiores em comprimento e altura, complicando a entrada em nosso porto. As escalas se resumem principalmente a Santos, Rio e Salvador”, afirma.

Cartão recusado

Repercutindo nota de capixaba que teve seu cartão recusado duas vezes em viagem aos Estados Unidos, o advogado Bruno Reis Finamore Simoni diz que a relação entre a cliente, portadora do cartão de crédito, e o banco, é de consumo e, portanto, protegida pelo Código de Defesa do Consumidor. “O banco que cancela o acesso da cliente ao cartão, estando o mesmo em dia e tendo sido comunicado da viagem, comete falha na prestação do serviço e, em consequência, responde civilmente pelos danos sofridos pelo consumidor, inclusive morais, e tem o dever de indenizá-lo”, orienta.

Edital da cultura

Festivais, festas tradicionais, feiras, encontros, exposições e mostras que tenham obrigatoriamente finalidade pública podem se inscrever no edital que acaba de ser anunciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), prevendo apoios de até R$ 150 mil para eventos temáticos e R$ 80 mil para eventos relacionados à cultura popular tradicional. A execução das propostas deverá se realizar entre novembro de 2019 e junho de 2020. Projetos podem ser enviados até 16 de outubro. O evento precisa ser gratuito e realizado por entidades sem fins lucrativos.

XERXES Gusmão e Katieny Espíndula na comemoração dos 3 anos do filho Pietro
(Alexandre Pimentel)

Mutirão verde

Para celebrar o Dia da Árvore, está sendo realizado até domingo o Plantio Brasil – Mutirão Nacional de Plantio de Árvores em 41 municípios capixabas e outros 14 estados brasileiros. O projeto surgiu em Santa Teresa, de uma conversa entre o “homem que plantou meio milhão de árvores”, o ambientalista Nilton Broseguini, e o advogado ambientalista Carlos Humberto de Oliveira. A previsão é de mais de mil mudas para plantio na Terra dos Colibris, mas deve chegar a 2 mil, de acordo com Broseguini. Informações pelo e-mail plantiobrasil@gmail.com.

Setembro amarelo

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No mês dedicado ao combate à depressão, conhecido como Setembro Amarelo, o assunto passa a ser amplamente discutido. “Nós precisamos perder esse medo de falar sobre depressão e suicídio. As pessoas que sofrem com esse problema precisam sentir que são acolhidas em suas demandas”, explicou a psiquiatra Monique Ribeiro.

Formalização dos bicos

É o mundo hoje! A última pesquisa do IBGE aponta que o Brasil bateu recorde de trabalhadores que atuam na informalidade. Para a especialista Roberta Valiatti, a reforma trabalhista poderia ter um papel importante nesse cenário. “Ela possibilitou a formalização dos chamados ‘bicos’, não se justificando que as pessoas continuem na informalidade. Uma razão para este aumento pode estar nas novas possibilidades nas plataformas digitais, como os aplicativos de transporte, que atraíram muitos desempregados para trabalhar como motoristas”, comentou.

LÍVIA Lanna ao lado da irmã Carolina na inauguração do seu café e bistrô “plant based” (baseado em vegetais) Pepí, terça-feira última, na Praia do Canto
(Léo Gurgel)

Benefício suspenso

Cerca de dois mil segurados do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), entre aposentados e pensionistas, com inicial do nome de J a M, estão com o pagamento do benefício suspenso por não terem realizado obrigatoriamente o recadastramento 2019 da autarquia no período de sua letra. O Diário Oficial divulga a relação nominal desses segurados.

CIRCUITO

A PRAIA da Enseada do Suá, na Praça do Papa, está repleta de lixo jogado pela população. São latas, caixas de leite, copos, remédios, garrafas, papéis, plásticos, comidas… uma cena lamentável emporcalhando a beleza de Vitória. Outro crime visto por lá: pais deixando seus filhos mergulharem no mar, mesmo com a placa de balneabilidade imprópria para banho.

MARIELLA Gottardi e Júlio César Oliveira embarcaram na última terça-feira com destino à ilha de Malta, no mar Mediterrâneo, onde ficarão por uma semana.

HOJE é Dia da Revolução Farroupilha e Dia do Engenheiro Químico.

A ATRIZ Christiane Torloni encena a comédia dramática “Master Class”, de hoje a domingo, no Teatro da Ufes, em Vitória. A peça é escrita pelo premiado autor norte-americano Terrence MacNally.

NA SEMANA Nacional do Trânsito, o auditório da 1ª Igreja Batista de Vitória sedia hoje, das 8 às 17h, o Seminário Municipal de Educação para o Trânsito “O Sentido é a Vida”. O objetivo é mostrar a realidade no trânsito de Vitória de forma a abrir um debate sobre o compromisso com a valorização da vida, focando no desenvolvimento de valores, posturas, atitudes e ações efetivas para diminuição de mortalidade no trânsito.

O ALMOÇO de apresentação do 14º Manguinhos Gourmet será hoje, às 12h30, no Espaço Maria Mariana. O festival gastronômico será realizado no balneário amanhã e domingo e nos próximos dias 28 e 29.

A BANDA Flashback toca hoje o melhor da disco music, black music e pop (anos 70, 80 e 90), a partir das 22h30, no Spirito Jazz, em Vitória.

CHRIS Trajano assina os robes de seda das madrinhas do casamento de Débora Herzog e Benedicto Intra, amanhã, às 15h30, na Ponta da Fruta. As peças foram confeccionadas de acordo com as cores do casamento. O grupo vai passar o dia com a noiva, na Chácara Bambu.

A COMUNIDADE Arautos do Evangelho inaugurou no último domingo um presépio com som, luz e movimento. A história retrata desde o nascimento até a ressureição de Jesus e pode ser visitado gratuitamente aos sábados e domingos, das 10h às 18h, em Nova Campo Grande, Cariacica.

A ESCRITORA Marília Carreiro acaba de lançar seu novo livro, “Lama”. Partindo de questões sociais como a injustiça, a rotina esmagadora e a burocracia, Marília expõe as frustrações e contradições do ser humano em 20 contos.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 19 de setembro
Próximo artigoColuna 21 de setembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: