Eles nas redes sociais

“GÍRIAS DITAS DE UMA FORMA MEDIEVAL: *Objeto dos meus vis desejos = crush / *Demasiado bonifrate = gado demais / *Lhe imporei flagelos = vou dar na cara dela / *Atingiste a sumidade = top demais / *Repulso, porém me é lúbrico = Deus me livre, mas quem me dera.”

@nataliakalim

***

“É uma sensação muito boa ligar para uma fonte da academia, pedir a opinião sobre um assunto e ouvir ‘não sei’. É o que distingue um pesquisador sério de um picareta que vai inventando qualquer análise na hora”

@ntlportinari, sobre pesquisadores acadêmicos

EDUARDO Pinho, Carol e Ricardo Lobato, anfitriões da festa dos 10 anos da Outlast, na praia de Camburi

Infraestrutura

O Espírito Santo será o primeiro estado do País a utilizar a metodologia BIM (Building Information Modelling) em projetos de infraestrutura. A lei, promulgada em agosto, tornará obrigatória a metodologia em grandes projetos. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada, José Carlos Chamon, diz que o BIM possibilita ver a obra por dentro. “Fica mais fácil antecipar possíveis interferências durante o ciclo de vida da obra, além de reduzir improvisação, otimizar tempo de execução e garantir que cronograma e orçamentos previstos sejam respeitados”, explica.

Instituto João XXIII

Desde a criação da Restaurante Week, o festival gastronômico pede o acréscimo de R$ 1,00 ao valor de cada menu para ser direcionado a uma instituição. Este ano, as doações irão para o Instituto João XXIII, que atua há 19 anos junto a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos na região de Consolação, em Vitória, com projetos de esportes, música e cultura. A instituição também oferece oficinas e cursos de qualificação profissional para adultos. A Restaurant Week segue até domingo, em 31 estabelecimentos de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Anchieta.

Mutirão do MEI

Em comemoração ao Dia da Micro e Pequena Empresa, celebrado sábado, o Sebrae-ES promove hoje o “Mutirão pela MPE”. Haverá tendas para atendimentos aos empresários nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim (Praça Jerônimo Monteiro), Cariacica (Trevo De Alto Lage), Serra (Praça Barbosa Leão), Vila Velha (Praça Duque de Caxias) e Vitória (Praça Getúlio Vargas). Durante a abordagem, também serão apresentadas dicas para vender mais na Black Friday, em novembro.

A PAULISTA Zetta Casalena com a anfitriã Flávia Nolasco, que inaugurou a sua Organiza Home & Office, na Aleixo Neto, terça-feira última
(Cloves Louzada)

Empatia

A adaptação da criança com Transtorno do Espectro Autista é um grande desafio para as instituições de ensino. O neurologista infantil Thiago Gusmão afirma que é fundamental proporcionar um ambiente de convivência para que o aluno autista tenha a oportunidade de interagir com os outros colegas. “Os educadores devem incentivar essa aproximação, mostrando a importância da empatia e da aceitação”, explica.

Moda democrática

A moda primavera-verão 2019/2020 terá muitas referências dos anos 1980 e 1990, afirma a consultora de estilo Mayara Rímolo. “Mangas bufantes, tie dye, camisaria, peças em linho e tons como lavanda, verde menta ou até mesmo cores fortes e vibrantes, como o rosa pink, estão em alta. Os sapatos têm sido grandes protagonistas, com destaque para as sandálias de tiras finas, sola quadrada e saltos baixos. Aliás, os saltos baixos estão em formatos bem geométricos. A moda nunca esteve tão democrática, por isso engavete o que te deixa desconfortável”, disse-nos.

Das crianças

Comerciantes da Praia do Canto, em Vitória, preparam uma programação especial durante todo o mês das crianças na campanha “É tempo de brincar”. Haverá apresentações artísticas, contação de histórias, arrecadação de livros e promoções para movimentar o bairro e aquecer o comércio da região. A estreia será sábado, às 10h, com cortejo circense com perna de pau, palhaço e malabarista. “Nós acreditamos que crise se vence com muito trabalho e criatividade”, disse-nos César Saade, presidente da Associação Comercial do bairro.

THIARLES Borges, Karol Giacomin e Pedro Jório em noite de desfile de verão no Barlavento
(Cloves Louzada)

Maria da Penha

O presidente Jair Bolsonaro sancionou uma alteração na Lei Maria da Penha para que agressores sejam obrigados a ressarcir custos relacionados aos serviços de saúde prestados pelo SUS e por empresas particulares às vítimas de violência doméstica e familiar. “O agressor passa a responder pelo seu ato violento não só na esfera criminal, mas também por meio do ressarcimento aos danos materiais e morais causados pela sua má conduta. Todas as inovações, modernizações e acréscimos chegam para somar no combate às agressões”, avalia o criminalista Flávio Fabiano.

CIRCUITO

AUGUSTO Cury, William P. Young (autor de “A Cabana”), Machado de Assis, Lima Barreto e Bernardo Guimarães são os escritores preferidos dos detentos nas cadeias do Rio de Janeiro. “O Processo”, de Franz Kafka, se destaca entre os livros mais procurados. O programa de leitura permite reduzir quatro dias de pena para cada livro lido.

A CHEF Cleuza Costa dará aula de culinária hoje, em seu Quintal 84, na Prainha, em Vila Velha, com um menu primavera: tartare de vegetais, melão e castanha do Pará; consome de baroa com Paris; camarões com aroma espanhol; rosbife de filé com salada de cuscuz marroquino; e brigadeiro de chocolate amargo com especiarias.

A FAESA Summit irá reunir, entre hoje e domingo, mercado e academia para troca de ideias em palestras e workshops com temas que vão da criatividade à inteligência artificial. Na abertura do evento, o expert em Design Estratégico Gustavo Reis falará sobre “Conhecimento, Conexão e Inovação”, às 19h, no campus Vitória.

A CAMERATA Sesi apresenta concerto da Série Música Clássica sábado, às 17h, no Teatro Sesi, em Jardim da Penha. A orquestra terá participação dos convidados Rodolfo Lóta (violino), Ana Paula da Matta (piano) e Urgél Rusi Lóta (regência).

COM o tema “A inclusão gera transformação”, o diretor da Apae Vitória, Felipe Pimentel, convida para o 14º Baile da Apae, dia 24 próximo, às 20h30, no Le Buffet Master. A renda será destinada para a manutenção e a ampliação dos serviços da instituição, que beneficiam mais de 3 mil pessoas. Informações no 2104-4000.

O INSTITUTO de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado autorizou a contratação de empresa para elaboração de projetos executivos arquitetônico e complementares de engenharia para reforma e ampliação da sede e cobertura do terraço da Prodest, em Vitória. Dados do Diário Oficial.

VENTO, Ventania! O Biquíni Cavadão faz show no próximo dia 31, às 20h, no Espaço Patrick Ribeiro, no aeroporto de Vitória.

A TURMA Macakids fará duas apresentações gratuitas na Grande Vitória no próximo dia 12, Dia das Crianças. Em Vitória, os macaquinhos farão um show na Praça do Papa, a partir das 11h. Em seguida, Caco e sua turma têm um encontro marcado em centro de compras na Praia da Costa, em Vila Velha, às 18h30.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorThiaguinho mostra sua “Vibe” em Vitória
Próximo artigoColuna 04 de outubro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: