Eles nas redes sociais

“A filosofia de vida ‘é só 20 reais, isso não vai me deixar pobre’ está me deixando pobre”

@emerpettorini

***

“A habilidade do jovem universitário para não assistir aula mas saber todos os atalhos pra conseguir assinar a chamada é invejável”

@naosalvo

RÚBIA Galvão, Roger Bongestab, Karina Mazzini e o aniversariante Bruno Leão

Ar-condicionado

Chegou a hora de voltar as atenções para os aparelhos de ar-condicionado, enquanto o calorão não chega. Especialistas em climatização sugerem limpar o filtro com água a cada 30 dias. Não se deve varrer o ambiente com o ar ligado, para o aparelho não filtrar a poeira. A manutenção deve ser feita anualmente, incluindo a troca do filtro antimofo. Outra dica é evitar ficar ligando e desligando o ar com frequência, pois isso danifica o termostato. Para baratear o custo, algumas fábricas não estão colocando as devidas proteções a esse sistema.

Peso do peso

A definição de saúde feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é “Um estado de bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de doença”. Não tem a palavra peso, ressalta a nutricionista Sophie Deram. “Claro que o peso é um indicador, e excesso de peso um risco aumentado para saúde. Mas é um indicador, não o único! Colesterol, glicemia, estado mental e qualidade de vida… tudo isso também é importante ser avaliado”, opina.

Unidos pela oração

Razões para acreditar na humanidade. Em Itapuã, Vila Velha, casal abre as portas de seu apartamento para vizinhos participarem de rodas de oração semanais. “Vivemos dias tão corridos que paramos pouco ou nada para conhecer quem vive tão pertinho da gente. Nesta quarta, teremos um tempo para agradecer a Deus e tomarmos um café juntos”, diz convite impresso distribuído entre os moradores.

OS BONECOS Toy e Key ladeando Adriana Almeida com os filhos Olavo, Rayana, Maryana e Otto, em tarde de evento infantil
(Arthur Louzada)

“Coringa” nos cinemas

Além do ótimo roteiro de origem do vilão e atuação digna de Oscar de Joaquim Phoenix, o filme “Coringa” tem sido alardeado como um possível gatilho para ação de atiradores. Isso porque o personagem luta contra problemas mentais, a falta de eco nos pedidos de socorro, frustrações e bullying. Mas culpar a arte pela ação de terroristas não é o caminho. O motivo de uma atrocidade não está em um filme, livro ou videogame, mas em situações muito mais profundas, sérias e pouco discutidas pela sociedade – como a falta de atenção à saúde mental e o despreparo em lidar com frustrações.

Vida sexual e alimentação

Na correria do dia a dia, tem muita gente se alimentando mal e isso está afetando até a vida sexual. Epa! De acordo com a nutricionista funcional e da vida sexual Letícia Matrak, uma dieta orientada, apenas com alimentação natural, é capaz de aumentar a libido e a energia, melhorando o desempenho sexual e até o resultado entre casais que estão tentando engravidar. “A alimentação está diretamente ligada a uma vida mais saudável, e isso influencia em todas as áreas”, disse. Anotaram?

Chão grudento

O corredor de saída de uma rede de cinemas em Vila Velha é vergonhoso: a sujeira é tanta que o chão chega a ser grudento! “Percebemos que nossos sapatos estavam colando no chão melado de refrigerante e milk-shake. Dava para sentir até um mau cheiro”, disse frequentadora assídua das telonas dessa mesma rede em Vitória e que se assustou com a situação ao ir pela primeira vez em uma dessas salas em um centro de compras canela-verde. Isso não pode!

O MÉDICO capixaba Jair Simmer Filho na apresentação de trabalho científico sobre reparo artroscópico do manguito rotador, no Congresso Mundial de Ombro, em Bueno Aires

Boudoir e empoderamento

A foto boudoir costumava ser procurada por noivas que realizavam um ensaio íntimo e mais ousado para presentear o noivo. Porém, as mulheres têm descoberto que esse estilo de foto também pode ser feito para si mesmas, como forma de reconhecer sua beleza e sua liberdade de se expressar. A fotógrafa capixaba Jociane Bristt explica que, além de uma recordação, essas mulheres estão em busca do resgate do amor próprio e do empoderamento. “Elas querem se enxergar não apenas mais bonitas, mas também mais fortes”, disse.

Casa x escritório

Após os altos índices de desemprego, muitas pessoas começaram a comandar pequenos negócios em casa. Se a atividade causa barulho, mau cheiro ou entra-e-sai de entregadores e clientes, pode prejudicar os vizinhos e não deve ser permitida, diz o especialista em condomínios Marcio Rachkorsky. “É preciso haver limites do home office na convivência. Atividades que geram ônus para os moradores devem ser proibidas”, afirma.

CIRCUITO

O NÚMERO de vegetarianos quase dobrou no País em apenas seis anos, e hoje corresponde a 14% da população. Fugindo dos estereótipos e ideias pré-concebidas sobre o assunto, estudo aponta que a população acima de 55 anos e com faixas de renda e escolaridade mais baixas são as mais predispostas a adotar uma dieta vegetariana.

KAMILLA e Antônio Benjamim convidam para a celebração de seus 7 anos de união em um fim de tarde em Itaúnas, dia 26, às 16h, na Pousada KA 347.

A CONVITE de Léo de Castro, André Hess assumiu o setor de assessoria de comunicação da Presidência da Findes.

LOURDES Landeiro convida para um bate-papo sobre melasma e autoestima, hoje, no Instituto Hope, com participação da médica Julianne Wagmacker e da fisioterapeuta dermatofuncional Raphaela Repossi.

A CHEF Patrícia Santos Neves abre hoje seu Bistrô Joaquim, na varanda do Day By Day. No cardápio, café da manhã com toasts de salmão defumado, waffles, quiches, tortas salgadas e doces e, no fim de tarde, tapas, vinhos, cervejas e drinques.

ANA Carolina Cavalieri Milanez sofre com anemia aplástica grave e precisa com urgência de um transplante de medula. Mas ainda não encontrou um doador compatível. Assim como ela, muitas outras pessoas podem ter suas vidas salvas por um ato de generosidade. Cadastre-se no banco de doadores de medula óssea do Hemoes. É simples, rápido e salva vidas.

A CIA de dança Mítzi Marzzuti está de volta para o Cena Local com o espetáculo “Cavaleiro Solitário”, que leva as aventuras do Dom Quixote em uma roupagem ousada. Será amanhã, às 19h30, no Centro Cultural Sesc Glória.

O GOVERNO do Estado decretou ponto facultativo no próximo dia 28, em virtude do Dia do Servidor Público. Nesta data, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais, com exceção daquelas que não admitem paralisação ou que trabalham em regime de escala, como delegacias, hospitais e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo – Hemoes.

NOVA Venécia será o primeiro município da Macrorregião Norte do Estado a colocar em funcionamento o Fundo Municipal de Cultura. Constituído por recursos provenientes do orçamento anual do município, o fundo terá o objetivo de promover e potencializar a produção cultural da região.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 08 de outubro
Próximo artigoColuna 10 de outubro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: