Eles nas redes sociais

“Se as pessoas conhecessem o movimento #segundasemdieta feita por nutricionistas, a vida de todo mundo seria bem melhor”

@lxcarvalho

***

“A linguagem é o maior dos campos de batalha, né. Impressionante.”

@tdbem



A Palavra

Para começar bem a semana: “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica”. 2 Coríntios 3:3-6



A DESIGNER capixaba de joias Carla Buaiz entre suas criações. Ela acaba de lançar a coleção “Honeycomb”, inspirada no universo das abelhas e suas habilidades arquitetônicas
(Faelo Ribeiro)

Recorde de petróleo

A produção de petróleo no Brasil atingiu nível recorde em agosto: 2,989 milhões de barris por dia (bpd), dos quais 64% na região do pré-sal. Em uma década, a produção vai chegar a 7 milhões de bpd, o que deve render cerca de R$ 300 bilhões por ano aos governos. Apenas em 2019, a ANP vai promover dois leilões de áreas localizadas no polígono do pré-sal, uma região do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina considerada a mais atrativa do País. Mas é preciso ter total clareza dos ganhos de uma negociação desse tamanho e onde serão aplicados.

Tudo sobre educação

A Tribuna publica amanhã um caderno especial com mais de 100 páginas sobre educação. Um material completíssimo sobre as iniciativas inovadoras que estão sendo realizadas no Estado, nas mais diversas instituições de ensino. Um exemplo dos temas que serão abordados, e a coluna antecipa aqui, é a utilização de animais de estimação para ajudar no desenvolvimento de crianças com problemas de socialização. Vale conferir!

Preço por perfil

Consumidores mais atentos já perceberam que é comum ver preços diferentes para o mesmo produto quando a pesquisa on-line é feita no seu celular, no celular diferente de um amigo ou no computador. O tal “preço dinâmico” é definido por softwares a partir da análise de uma série de informações sobre aquele comprador, incluindo o tipo de aparelho utilizado! Para dispositivos diferentes, preços diferentes. O Procon afirma que a prática não é ilegal. Mas que irrita, irrita!

OS DIRETORES da Associação de Procuradores do Espírito Santo (Apes) Leonardo Pastore, Patrícia David e Luiz Colnago Neto na comemorando do Dia das Crianças pela entidade

Saúde no azul

Até a chegada da campanha Novembro Azul, a saúde dos homens fica um pouco esquecida pela maior parte da população. Segundo a médica de Família Marcela Favarato, há problemas graves que merecem atenção o ano inteiro, como o câncer de próstata entre os mais velhos: no Brasil, de cada 10 diagnosticados com a doença, nove estão acima dos 55 anos. “Prevenir é uma questão de hábitos. Alimentação equilibrada e atividade física são a receita para ter mais qualidade de vida”, disse.

Carro clonado

Motorista capixaba descobriu a clonagem do veículo quando precisou quitar uma infração da cidade de Cuiabá, sendo que nunca tinha ido à capital de Mato Grosso. Flávia Vegh, especialista em atuação nesse tipo de caso na Justiça, diz que o caso é comum entre os que têm vários carros e que não conseguem ter um controle das multas. “Além de ficar atento às notificações de infrações, deve fazer um boletim de ocorrência e pedir para uma autoridade policial bloquear a placa. Muitas vezes as notificações vêm com placas iguais e o clone é muito fácil de ser comprovado”, orienta.

Juros imobiliários

Enquete feita pelo economista Luiz Gustavo Medina revela que a queda dos juros imobiliários ainda não é percebida como vantagem. Mais da metade das pessoas que responderam afirma que isso não muda nada. O cenário deve ser outro quando o consumidor voltar a se sentir confiante.

LOURDES Landeiro, Julianne Wagmaker e Raphaela Repossi em bate-papo no Instituto Hope
(Leo Gurgel)

Nome afetivo

Foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 63/2019, do deputado estadual Fabricio Gandini, que determina que os registros de instituições escolares, de saúde, cultura e lazer deverão conter um espaço para o uso do nome afetivo da criança (dado pelos pais adotivos, mas que, até que a guarda definitiva seja concedida, é diferente do que consta no registro civil, os documentos oficiais da criança). A ideia surgiu a partir de relatos de membros do Grupo de Apoio a Adoção Gerando com o Coração. A lei agora aguarda sanção do governador.

CIRCUITO

O TERCEIRO Seminário de Podcasts do Espírito Santo será um espaço de troca de ideias, novidades do mercado e aprendizado de uma ferramenta que ganhou audiência no mundo digital. O evento, que está com inscrições abertas e gratuitas, porém limitadas, será no próximo sábado, no Sebrae/ES.

JÁ ESTÃO à venda os convites para o Chá Bazar da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), que será no próximo dia 22, às 16h, no Cerimonial Villa Cypreste, em Jardim da Penha. Lá estarão os produtos criados manualmente pelo grupo de voluntárias, as Abelhinhas, entre artigos como toalhas de banho e de mesa, luvas de cozinha, almofadas, porta-tabuleiros, centro de mesa e pano de ombro.

HOJE é Dia do Meteorologista. Amanhã, Dia do Professor e Dia Mundial da Lavagem das Mãos.

ELAYNE Borel comemora a expansão da rede Mulheres de Negócios. A CEO acaba de lançar o primeiro grupo oficial de networking da Bahia.

LUIZ Alberto Baptista preside voluntariamente o Fórum Empresarial de Reciclagem e Logística Reversa, criado pela Findes para gerar um ambiente de interação com os sindicatos para a construção de soluções locais que equacionem os problemas relacionados à destinação dos resíduos, dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

O EXAGERADO Show, esta semana, no Pavilhão de Carapina, terá Luisa Sonza, quinta-feira; Alceu Valença, sexta; e a estreia do musical “O Mundo Encantado dos Sonhos”, domingo.

O PALÁCIO Anchieta exibe a nova exposição “Overseas”, do artista Miro Soares. O trabalho apresenta mais de 45 obras entre filmes, vídeos e fotografias capturados em suportes analógicos e digitais em suas viagens ao redor do mundo.

O INSTITUTO Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV) mais uma vez participa da realização da 2ª Edição da Feira Literária de Cariacica (Flicari), nos próximos dias 24, 25 e 26, das 13h às 20h, no Ifes de Cariacica, próximo ao terminal de Itacibá. O tema abordado nessa edição é “Rock ’n Roll e a Literatura”. Entrada gratuita.

O LIVRO “O Coach de um Trilhão de Dólares: O Manual de Liderança do Vale do Silício”, de Eric Schimdt, Jonathan Rosenberg e Alan Eagle, mostra os princípios usados por Bill Campbell, que ajudou a salvar a Apple da falência e a construir o Google.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 13 de outubro
Próximo artigoColuna 15 de outubro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: