Eles nas redes sociais
“Meu irmão foi a um congresso numa cidade onde nunca morou. No quarto, num hotel aleatoriamente escolhido, viu um doce, sem cartão. Ligou pra recepção e descobriu que era gentileza do gerente: um amigo de infância, contato perdido há muito, que reconheceu seu nome na reserva. A vida.” E toca!
@tdbem


“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja. (Chico Xavier) #bomdia”
@andretrig

OS SÓCIOS Raigna Vasconcelos e Júlio Campagnaro na festa dos 30 anos da Alquimia, sábado, no Steffens
(Cloves Louzada)

Planejamento e Gestão
O Seminário Tribuna de Planejamento e Gestão será realizado hoje, das 9h às 13h, no Centro de Convenções de Vitória, abordando o tema “Empreendedorismo e o Futuro do Trabalho”. O público vai acompanhar as palestras de Alexandre Guerra, presidente executivo do grupo Giraffas, que falará sobre “Empreendedorismo de Verdade – A realidade do mundo dos negócios”; e Roberto Wik, diretor de indústria e varejo da Cognizant Brasil, sobre “Futuro do Trabalho e as Profissões do Futuro”.

Livre de crianças
Imagine ser barrado em um restaurante por estar acompanhado de uma criança. Apesar de ainda incomum, alguns estabelecimentos estão aderindo ao chamado “childfree” (livre de crianças), sob a justificativa de que a presença dos pequenos causa transtornos aos demais clientes. O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) diz que essa prática é ilegal e inconstitucional. Restringir a entrada de determinado grupo a um ambiente é uma violação à dignidade da pessoa humana – além de gerar constrangimento para a criança.

E aí?
Os juros do cheque especial cobrados pela maioria dos bancos são uma agressão ao consumidor, chegando a ultrapassar 300% ao ano! O presidente Jair Bolsonaro há muito já deveria ter tomado medidas para proteger a população desse absurdo, no qual larga parcela dos brasileiros está envolvida! Repetindo para dar eco: mais de 300% ao ano!

BARTIRA Almeida, Laysa Gilles e Roberta Drumond no jantar em prol do Instituto Ponte, quinta-feira última, na Casa Cor
(Cloves Louzada)

Tipos de bariátricas
Existem três tipos básicos de cirurgias bariátricas: restritivas, mistas e disabsortivas. As que diminuem apenas o tamanho do estômago são classificadas como restritivas. “A perda de peso acontece nesses casos pela redução da ingestão de alimentos. Já nas técnicas mistas, quando se faz a redução do estômago e um desvio intestinal, além da redução de alimentos, também acontece a diminuição da absorção deles”, explica Antelmo Sasso Fin, especialista em metabolismo e cirurgia bariátrica.

Partilha de bens
A realização de inventário extrajudicial em cartório é cabível, mesmo em caso da existência de testamento, desde que os herdeiros sejam maiores, capazes, concordem com a partilha de bens e estejam representados por advogados. A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é inédita. Para o ministro Luis Felipe Salomão, o objetivo é desburocratizar o procedimento e evitar que a partilha de bens seja feita, desnecessariamente, por meio do Poder Judiciário.

Mais academias
O Brasil é o segundo país com o maior número de academias: são 34 mil unidades, atrás apenas dos Estados Unidos, com 39 mil. Os dados, de 2018, são da International Health Raquet and Sportsclub Association, que mapeia o setor anualmente. O estudo revela ainda que, enquanto uma academia americana é frequentada por cerca de 1.600 clientes, as brasileiras têm média de 300 alunos. “O brasileiro não se exercita tanto quanto parece. Na população, 47% não fazem atividade suficiente”, alerta Edu Gomes, coordenador da Bodytech, em Vila Velha.

WESLEY Rossi, Lucas Anízio, Diego Guariz e Cristiano Caliman no Concerto Canta Raul, apresentado pela Vale Música, no Teatro Universitário da Ufes
(Thuanny Louzada)

Casamento de dia
Casamentos de dia estão em alta, mas ainda gelam muitas convidadas ao pensar o que vestir. Brunella Simão, diretora criativa da Marquee, dá as dicas. “Observe o convite para ter uma ideia do estilo do evento. O vestido para o dia é diferente do vestido para a noite. Ele permite mais usos futuros, basta trocar os acessórios”, disse. Em relação às cores, quanto mais cedo, mais claras elas podem ser. “De manhã, aposte em tons vivos e intensos. No final da tarde, considere cores opacas e fechadas. Tons mais quentes são ótimos para a primavera e o verão”, acrescentou.

Época da jabuticaba
Estamos em plena safra da jabuticaba, que normalmente ocorre entre agosto e novembro. Original da Mata Atlântica, a fruta é abundante na região centro-sul do País, entre São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. A partir do semeio da árvore, a primeira safra demora entre 10 e 15 anos. A espécie mais comum é a sabará (Myrcaria Jaboticabal), mais docinha. As melhores opções são as frutas com casca brilhante e cor bem preta. Se não estiver assim, é provável que não esteja madura.

CIRCUITO

A ECONOMIA se mexe! O ano recebe, neste início de mês, boas novas de Papai Noel. Mas para deixar as vacas magras para trás é preciso aflorar a criatividade e gastar sola de sapato.

HOJE é Dia do Designer Gráfico, Dia do Radioamador, Dia do Protético, Dia Nacional da Língua Portuguesa e Dia do Técnico em Eletrônica.

MARTHA Paiva convida para o lançamento da coleção de Natal, com degustação de panetones gourmet, no próximo dia 12, das 10h às 19h, na Praia do Canto.

ROSILENE Luduvico abre a exposição “Uma Floresta Diferente”, com curadoria de Ronaldo Barbosa, quinta-feira, às 19h, na Cassia Bomeny Galeria, em Ipanema, Rio de Janeiro. Visitação até 26 de dezembro.

O ENDOCRINOLOGISTA Cláudio Ambrósio, autor do livro “E Se Você Viver Mais de 100 Anos”, dará palestra sobre implantes hormonais, reposição hormonal, metabolismo e medicina esportiva, hoje, às 19h, no Instituto Hope, Enseada do Suá, onde passa a atender, além do Rio de Janeiro e São Paulo.

O 4º CONGRESSO Capixaba de Fotografia será realizado hoje, no Centro de Convenções de Vitória, com palestras de destacados profissionais nacionais e internacionais, como Rodrigo Lana, Nei Bernardes, Andre Mansano e Samuel Rose. Quem marca presença é Jociane Bristt, fotógrafa especialista em ensaios intimistas, também conhecidos como “boudoir”.

O RÉVEILLON do Cafe de La Musique Guarapari será open bar e open food, tendo como atrações para a virada do ano Chemical Surf e a dupla Bruninho e Davi.

O APLICATIVO de delivery iFood está trabalhando para permitir que as entregas de refeições sejam feitas por assistentes robóticos já no próximo ano. Em formato de veículo e alimentado por energia elétrica, o novo entregador tem capacidade de transportar até 30 quilos. O robô será usado na primeira e na última etapa do processo e vai funcionar apenas em ambientes controlados, como condomínios e shoppings.

O INSTITUTO Histórico e Geográfico do Espírito Santo promove em sua sede a mesa-redonda “30 anos sem Guilherme Santos Neves”, dia 13, às 17h. O encontro terá a participação de Bernadette Lyra e Fernando Achiamé, com mediação de Getúlio Neves. Aberto ao público.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 04 de novembro
Próximo artigoCoquetel da nova Todeschini, em Santa Lúcia – Fotos: Cloves Louzada
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: