Eles nas redes sociais

“Ser pai/mãe é ser coadjuvante na sua própria vida, é inegável. Em compensação, bate um otimismo que você não extrai de qualquer lugar.”

@marvio

***

“Por que só cachorro de porte grande recebe nome de deus mitológico? Eu nunca vi um pinscher chamado thor ou zeus”

@vomitinho

QUINZE anos. A beleza de Taís Bandeira
(Cloves Louzada)

Carteira do autista

Familiares e amigos de autistas debatem hoje, às 14h, na Assembleia Legislativa, projeto de lei do deputado estadual Fabricio Gandini que propõe criar a Carteira de Identificação do Autista, garantindo o acesso gratuito ao transporte intermunicipal e o atendimento prioritário em serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Essa carteira vai permitir que alguns constrangimentos e retaliações sejam amenizados”, comenta Denys Rangel Moraes, voluntário da Amaes e pai de autista.

Enfrentamento ao racismo

Para enfrentar o racismo, a desigualdade e a violência contra a população negra, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, preparou uma agenda de debates e ações para este Mês da Consciência Negra. “As atividades irão tratar de temas como raça, gênero e diversidade, além de debates e cursos de formação sobre racismo estrutural e institucional, sem esquecer dos adolescentes que estão em medida de internação”, destacou a secretária da pasta, Nara Borgo. A programação começa hoje, com um seminário no Palácio da Fonte Grande, centro de Vitória.

Empreendedorismo sem aventura

O Sebrae/ES tem atuação de suma importância na vida de milhares de capixabas que seguem o caminho do empreendedorismo – especialmente nesse momento do Brasil em que muitas pessoas têm na montagem de seus próprios negócios a única alternativa de sobrevivência. Com formação, orientação, seminários, cartilhas, cursos e palestras, funciona como um guia valioso na hora de empreender sem que isso signifique uma aventura. É possível planejar, organizar e minimizar riscos, independente do tamanho ou tipo do negócio.

A CAPIXABA Stéphanie Rizk em recente Congresso Internacional de Cardio-Oncologia em São Paulo, onde reside e atende no Sírio-Libanês, InCor, Albert Einstein e Rede Américas, além do seu consultório na Vila Nova Conceição

Tecnologia e menopausa

A menopausa pode chegar em idades diferentes para cada mulher. O que existe de comum nessa fase é o baixo nível de estrogênio. A dermatologista Karina Mazzini ressalta que a diminuição desse hormônio no organismo tende a provocar mudanças na pele, resultando em ressecamento, flacidez e enfraquecimento dos cabelos e unhas. “Lasers que estimulam a produção de colágeno costumam ser aliados nesse período. O laser fracionado e a radiofrequência, por exemplo, podem, inclusive, ser usados para tratar as queixas comuns na região íntima”, aponta.

Turismo rural

A Ruraltur, feira nacional de turismo rural, será realizada este ano no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, em Venda Nova do Imigrante, entre os próximos dias 20 e 24. A programação inclui palestras, talk show, roteiros de experiência na região de montanhas, além da comercialização de produtos, vivências culturais e gastronômicas.

Valores éticos

Os 36 vetos do presidente Jair Bolsonaro na Lei de Abuso de Autoridade ainda não têm data para serem votados pelo Congresso. Ao analisar o tema, o presidente da Associação de Procuradores do Espírito Santo (Apes), Leonardo Pastore, é enfático ao reforçar a importância da ética no serviço público. “Independentemente do destino que se reserva ao tratamento legal do abuso de autoridade, espera-se que o famoso ‘você sabe com quem está falando?’ torne-se, a cada dia, um longínquo registro dos tropeços da formação de nossos valores constitucionais e republicanos”, disse.

NO COQUETEL da nova Todeschini na Ilha, a arquiteta Ana Vazquez, que assina os projetos dos espaços da marca, e o diretor comercial Nereu Conzatti ladeando a anfitriã do evento, Gabriela Iamonde
(Cloves Louzada)

Onça-pintada

O Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano, abriu para visitação os primeiros filhotes de onças-pintadas nascidas em cativeiro do Espírito Santo. Rudá e Porã são crias de Tupã e Negão, mas que não chegaram a conhecer o pai, que morreu antes de seus nascimentos. Outras espécies já se reproduziram por lá, como o guará-vermelho, considerado uma das mais belas aves brasileiras. O cisne negro e a jaguatirica também chamam muito a atenção dos turistas.

CIRCUITO

SEMANA de importantes acontecimentos para a economia brasileira: anúncio do IPCA de outubro, entrega do pacotão de reformas pós-previdência e leilão do pré-sal, no qual o governo está depositando esperança financeira e “psicológica”.

HOJE é Dia do Radialista. Amanhã, Dia do Radiologista e Dia Mundial do Urbanismo.

OTACÍLIO Coser, destacado empresário capixaba, faleceu terça-feira última, em São Paulo, aos 92 anos. Nossos sentimentos à sua mulher, Marília, filhos e netos.

PEQUENOS escritores. A Crescer Phd realizou uma noite de autógrafos para seus alunos do pré e do 1º ano do ensino fundamental, que escreveram seus próprios livros após um ano de contato com a literatura. Os pequenos do pré criaram uma história coletiva, a partir da contação de histórias. Já as crianças do 1º ano produziram enredos baseados em fatos marcantes da própria história de vida. Palmas!

GUARAPARI recebe o Festival de Flores, de hoje até o próximo dia 17, no Extracenter. São mais de 5 mil opções de flores e plantas ornamentais em exposição e à venda, com preços a partir de R$ 2,99. Destaque para as variedades de orquídeas, calandivas, rosas, violetas, girassóis e lírios.

SIMONI Balarini e Alê Nunes convidam para conferir a nova coleção de Emar Batalha, Way, que já está na Praia do Canto. As peças trazem a elegância atemporal do ouro amarelo e a sofisticação do ouro rosa. A sensação do momento são os brincos no modelo bottom, como um botão de roupa, agarrado à orelha.

A DUPLA sertaneja Higino e Gabriel comemora 15 anos de carreira com show amanhã, na Woods, dividindo o palco com convidados como o cantor capixaba Kevin Fiorani.

GASTRONOMIA e cervejaria artesanal em Vila Velha. O Festival Canela Verde 360º começa hoje e vai até domingo, no Parque da Prainha, com oito atrações musicais, apresentações de congo, feira de artesanato e espaço para as crianças.

O INSTITUTO Histórico e Geográfico do Espírito Santo promove em sua sede a mesa-redonda “30 anos sem Guilherme Santos Neves”, dia 13, às 17h. O encontro terá a participação de Bernadette Lyra e Fernando Achiamé, com mediação de Getúlio Neves. Aberto ao público.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 06 de novembro
Próximo artigoColuna 08 de novembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: