PÉROLAS

“A morte vai se tornar opcional.”

José Luis Cordeiro, engenheiro e futurologista, entusiasta da vida eterna, que considera o envelhecimento uma doença. Seu otimismo com o fim da morte, baseado, em grande parte, no pensamento do filósofo da singularidade Raymond Kurtzweil, é realista e embasado por dados e argumentos. Então, tá!

“Taxa de juros mais baixa é o novo normal no Brasil.”

Do presidente do Bradesco, Octavio de Lazari. A economia brasileira, segundo o dirigente, dá sinais positivos para 2020. Esperando esse “novo normal” virar realidade!

“Minha maior adversária sou eu.”

Valesca Rocha, atleta capixaba entre as mais fortes do mundo, que vai disputar o seu 8º campeonato mundial, nos Estados Unidos.

RENATA Vervloet brilhando com peça “easy wear” de lantejoulas e renda
(Carol Machado/Intimissimi)

Eles nas redes sociais

“Pessoas que ao invés de olhar pela janela pra ver se tá chovendo, abrem o app TEMPO do celular.”

@babi

***

“O meme ‘assim nasce o batman…’ pra quando tá tudo dando muito certo na vida da pessoa.”

@eduardoconti

NOSSA DICA

Limpa e massageia

A nova geração do Luna, aparelho de limpeza facial da Foreo, chega com uma série de novidades, como filamentos mais longos e macios, mais velocidades de limpeza e função massagem avançada. O Luna 3 promete remover 99,5% das impurezas da pele por meio de suas pulsações sônicas. Isso ajuda a evitar o aparecimento de cravos e espinhas, entre inúmeros outros benefícios.

A conexão via aplicativo é total para selecionar uma das 16 opções de intensidade ou quatro opções de massagem facial, guiadas pelo app – basta escolher se quer a massagem para olhos, região da boca, contorno do rosto ou rosto completo e seguir o passo a passo. São três opções de escova de limpeza, para peles normais, mistas ou sensíveis, todas à prova d’água e com carga que dura perto de 650 usos. Já está à venda por R$ 1.199,00, no www.foreo.com.

O LUNA 3, da Foreo, promete limpeza profunda e massagens faciais guiadas pelo aplicativo
(Divulgação)

Consulado da Itália

O Ministério das Relações Exteriores da Itália autorizou a abertura de uma agência consular em Vitória, atendendo a uma antiga demanda da numerosa comunidade local de ítalo-descendentes. O objetivo é assegurar rapidamente um incremento quantitativo e qualitativo nos serviços consulares oferecidos à coletividade. O Consulado-Geral no Rio de Janeiro contratará dois funcionários para a agência de Vitória. Atualmente, a comunidade capixaba de ítalo-descendentes é atendida pelo Consulado no Rio.

Novo Enem

A prova do Enem deste ano está mais enxuta, com menos textos de apoio, mais conteudista e com temas diferentes de anos anteriores, diz o professor Evandro Santana, da Escola Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins, que está entre as escolas públicas de excelência que atendem alunos de baixo nível socioeconômico. “A estatística que tínhamos antes, de assuntos mais cobrados, possivelmente vai ser revista”, avalia. Hoje serão feitas as provas de matemática e ciências da natureza.

Como pescar petróleo

O manual “Como Pescar Petróleo”, desenvolvido por pesquisadores da Bahia, vem sendo compartilhado com comunidades pesqueiras com o avanço do óleo no mar. Se a mancha avistada for pequena, pode ser pescada com um puçá. No caso das médias, siripoias. E, para as mais volumosas e pesadas, deve-se usar um tonel perfurado, manobrado com o guincho do barco. Operação de guerra.

OS EMPRESÁRIOS e investidores Rodrigo Pimenta e Renato Aboudib Sandri, juntos mais um ano no Web Summit, em Lisboa

Uniforme de verão

O calorão já está dando as caras e tem empresa liberando o uso de bermuda entre seus colaboradores. A partir de 1º de dezembro, o Tribunal de Justiça deve liberar o uso do terno até o mês de março. Já nos condomínios, muitos porteiros reclamam do uniforme e do local quente de trabalho. O administrador Marcio Rachkorsky lembra que o prédio fica sujeito a multa se deixar o porteiro trabalhando em condição insalubre. “O condomínio deve providenciar água gelada, banheiro e ar-condicionado para que o profissional suporte os dias de calor”, avisa.

Ponto de torra

O Brasil abastece 30% de todo o mercado internacional de café e, quando o assunto é café gourmet, notamos que as opções estão crescendo e seguindo a premissa do artesanal. A barista Letícia Cristo diz que um café de boa torra realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada tipo de grão.  “O mesmo grão de café gourmet terá características muito diferentes conforme o ponto de torra usado. É interessante experimentar diferentes torras para identificar qual delas agrada mais o seu paladar”, disse.

Sentar é o novo cigarro

Mesmo praticando exercícios, pesquisadores agora dizem que sentar durante a maior parte do dia pode ser fatal no longo prazo. O ortopedista Jair Simmer Filho diz que, além dos problemas da coluna cervical e lombar causados por má postura ao trabalhar sentado, podemos desenvolver também problemas circulatórios e metabólicos. “O segredo para quem fica muitas horas trabalhando no computador é se movimentar ao menos a cada 30 minutos. Importante também lembrar de se hidratar durante a jornada de trabalho, manter hábitos alimentares saudáveis e fazer exercícios regulares”, orienta.

Perucas em alta

As perucas e mega hair são tendências para o verão. Famosas como Bruna Marquezine, Thaís Araújo e Ludmila não abrem mão do acessório para mudar o visual. Por aqui, capixabas já estão aderindo à moda. O especialista em perucas e mega hair Dirceu Paigel destaca que há modelos para quem quer usar no dia a dia, para dar mais volume ao cabelo e para serem usadas em eventos sociais. “Com o avanço tecnológico, as perucas e mega hair estão muito naturais”, disse.

Mais fibra óptica

O Prodest contratou empresa para ampliar a rede de fibra óptica da Grande Vitória, que alcançará Guarapari, Viana e novos locais na Serra. Perto de 450 repartições estaduais já foram contempladas com redes governamentais de fibra óptica e, com os novos contratos, esse número deverá chegar a 553 em 2021. Entre os benefícios, estão o acesso mais rápido a sistemas de gestão; uso da videoconferência com mais frequência; acesso à internet de alta velocidade em escolas estaduais; e uso mais eficiente de ferramentas como o Sistema de Controle de Leitos e a Farmácia Cidadã.

Mercado imobiliário Pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) aponta que os lançamentos de imóveis no País cresceram 11,8% e atingiram 30.067 unidades. O corretor de imóveis Ivan Machado faz coro e diz que as vendas estão crescendo no segmento local.  “A procura de quem tem um sonho da casa própria e quem investe no mercado imobiliário aumentou por conta da volta da confiança na economia do País. As regiões Sudeste e Centro-Oeste estão puxando o crescimento”, ex

Artigo anteriorColuna 09 de novembro
Próximo artigoO LUNA 3, da Foreo,
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: