A Palavra

Para começar bem a semana: “Salva-nos, agora, te pedimos, ó Senhor; ó Senhor, te pedimos, prospera-nos. Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Nós vos bendizemos desde a casa do Senhor. Deus é o Senhor que nos mostrou a luz. Atai a vítima da festa com cordas, até as pontas do altar. Louvai ao Senhor porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre”. (Salmos 118:25-29)

Eles nas redes sociais

“Ser adulto é tipo dobrar lençol de elástico. Tu pega a parte que nunca vai ficar certinha, junta o mais alinhado possível e faz várias dobras por cima pra parecer que tá arrumado por dentro.”

@soprarecIamar

***

“Certeza absoluta que daqui um ano eu vou rir muito da cena que estou vivendo nesse momento porém até lá haja terapia.”

@deborista

NAZARÉ Miranda e Carlota Gottardi em lançamento de Natal de Martha Paiva
(Arthur Louzada)

Pontos críticos

O total de pontos críticos pesquisados em rodovias brasileiras cresceu 75,6% em apenas um ano, diz a Confederação Nacional do Transporte. O levantamento detectou 797 trechos com pontos críticos, sendo 639 buracos grandes, 130 erosões na pista, 26 quedas de barreira e 2 pontes caídas. Em 2018, eram 454. No geral, a qualidade das rodovias piorou, assim como a situação do pavimento, da sinalização e da geometria. Está explicado o aumento no custo do transporte e mais acidentes.

Obra paralisada

No Diário Oficial, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca deu ordem para a empresa BR Construtora paralisar os serviços de reforma e ampliação da Ceasa, em Cariacica. Segundo a Seag, o procedimento foi necessário para análise do aditivo de prazo e valor. A assinatura da ordem de serviço ocorreu em maio. A obra de R$ 2,1 milhões conta com recursos federais de emenda parlamentar e R$ 819 mil de contrapartida do Estado.

Turismo macabro

O cineasta capixaba Rodrigo Aragão virou referência de terror no Brasil após ganhar reconhecimento com os longas “Mangue Negro” (2008), “A Noite do Chupacabras” (2011), “Mar Negro” (2013), “As Fábulas Negras” (2015) e o mais recente “A Mata Negra”. Neste ano, inaugurou o “Museu dos Monstros”, atualmente no Shopping Moxuara, em Cariacica. O espaço fica aberto para visitação até a primeira semana de janeiro, com labirintos mal-assombrados, zumbis, loira do banheiro, mausoléu etc. e tal.

JULIANA Almeida, Rony Meisler e o casal Ricardo e Carol Lobato na Reserva do Shopping Praia da Costa
(Divulgação)

Moda praia

Asa-delta, top faixa, estampa tie dye, cores vibrantes e cítricas (neon), modelos lisos nudes, brancos ou pretos, animal print, laços, tiras e muitas amarrações são as principais tendências de maiôs e biquínis para o verão na moda feminina. A dica da especialista Élida Torezani é começar a preparação do bronze o quanto antes. “É importante ingerir alimentos como beterraba, cenoura e mamão, que são ricos em betacaroteno”, sugere.

Consumo consciente

Quase um terço da população brasileira diz ter mudado hábitos em prol do meio ambiente, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. As principais mudanças dos consumidores foram em relação à preferência por embalagens recicláveis ou reutilizáveis (72%) e redução no uso de plástico, como canudos e copos (70%). Já 49% dizem que passaram a utilizar mais transporte público e bicicleta.

Eletrodos

A Grande Vitória ganhou academias que combinam musculação com eletroestimulação. O educador físico Marcio Atalla diz que a prática faz efeito, mas requer esforço. “O uso da roupa especial com eletrodos deve ser combinado com a execução de movimentos, sob orientação de um professor. A grande vantagem é a redução no tempo de treinamento, já que 20 minutos de sessão equivalem a duas horas de musculação”, explica.

O EMPRESÁRIO do entretenimento Pedro Paulo Moysés celebrando seus 31 anos ao lado de Ithannarah Bragio

CIRCUITO

ESTUDO feito por pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, revela que o café pode ser benéfico para a flora intestinal. Tudo estaria por trás da ação dos polifenóis, que são substâncias oxidantes. Essas substâncias estão presentes no café, no vinho tinto e em alimentos ricos em fibra.

APÓS dias de férias em Portugal, Kátia e Anselmo Laranja retornaram ao batente, já com saudades das terras lusitanas.

HOJE é Dia do Conselheiro Tutelar. Amanhã, Dia da Bandeira, Dia Mundial do Vaso Sanitário e Dia Internacional do Homem. Na quarta, Dia Nacional da Consciência Negra, Dia do Biomédico e Dia do Auditor Interno.

BLUE Friday. Neste mês de promoções especiais pela Black Friday, o Banestes terá produtos com condições diferenciadas e vantagens exclusivas, até o próximo dia 30. Entre as novidades, estão o acúmulo de mais pontos no cartão de crédito e até descontos na taxa de juros para linhas de crédito.

A PRIMEIRA reunião da Câmara Temática de Empreendedorismo, projeto coordenado pelo especialista em gestão estratégica Glaucio Siqueira, será hoje, às 18h30, no Conselho Regional de Administração (CRA-ES), com o objetivo de auxiliar na jornada de pessoas que desejam empreender.

HIRAM Nogueira, da Multiscan, e Marcos Cominato, do grupo Alliar, comemorando conquista de certificação
(Márcio Guimarães)

EM HOMENAGEM ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado 14 último, e em comemoração aos sete anos da Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (Adies), o presidente da Instituição, Alexandre Loyola, convida para jantar solidário quinta-feira, às 19h30, no Iate Clube do Espírito Santo. Ingressos no http://bit.ly/JantarSolidárioADIES.

O CAPIXABA Herickson Rubim Rangel é coordenador e um dos coautores do livro “Gestão Previdenciária – Teoria e Prática”, da Aneprem. A publicação tem artigos inéditos de Heliomar Santos, Allex Albert Rodrigues, Narlon Gutierre Nogueira e mais 12 especialistas, com dicas para lidar com os desafios da Reforma da Previdência. O lançamento será amanhã, no 18º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, em Maceió.

O BOLETIM Focus mostrou leve melhora na expectativa de crescimento do Brasil para 2020, de 2,08%. Nos números divulgados ainda não constam possíveis efeitos dos episódios políticos na Bolívia e no Brasil nos últimos dias.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 17 de novembro
Próximo artigoColuna 19 de novembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: