PÉROLAS

“Temos muitas expectativas para a empregabilidade em 2020, já que estamos recebendo a sinalização de que a economia está começando a reagir e o País começando a caminhar.”

Silvia Toniato, analista de Recursos Humanos.

“Segurança é a palavra de ordem nas quedas evitáveis.”

Carlos Sperandio, médico geriatra, sobre a trágica morte do apresentador Gugu Liberato.

“2019 foi um ano perdido para a educação brasileira.”

Do deputado federal capixaba Felipe Rigoni.

A CONSULTORA de imagem Gabriela Varejão com a filha Celine em belíssimo ensaio natalino
(Dina Carvalho)

Eles nas redes sociais

“A linha sucessória serve pra determinar a ordem em que cada um recebe o pedaço de lasanha no almoço de domingo lá na casa dos Orleans e Bragança”

@tdbem

***

“Eu não sei o que falaram pro time do Flamengo no intervalo, mas eu quero ouvir pra ver se eu dou um jeito na minha vida também.”

@dorafiqueiredo, sobre a inacreditável virada sobre o River Plate na final da Libertadores

NOSSA DICA

Espresso compacto

Para quem não tem muito espaço na cozinha ou quer uma máquina de café cheia de estilo e cor, a Qlip, da Delta Q, é uma praticidade. A máquina ultracompacta pesa só 1,7kg e mede 25,2cm de altura x 23,1 cm de comprimento. Seu funcionamento é simples, com somente um botão para ligar, tirar o café, escolher o volume de água e desligar. Outra vantagem é o sistema “quick start”, em que a máquina liga em somente 15 segundos.

Além disso, é bem silenciosa – a máquina é uma das que apresentam o mais baixo ruído no mercado. É compatível somente com as cápsulas da Delta, empresa portuguesa de torra e empacotamento de café com sede no Alentejo que está presente em 40 países, incluindo o Brasil. A Qlip pode ser encontrada com preços de R$ 100,00 a R$ 250,00.

A MÁQUINA de café espresso Qlip, da Delta Q, é simples e cheia de personalidade
(Divulgação)

Juros em queda!

O Banco Central limitou os juros do cheque especial para 8% ao mês a partir de 2020 (hoje as taxas chegam a absurdos 12%!). E a Caixa foi além: anunciou que, a partir de hoje, vai baixar para 4,99%! “É uma redução histórica. Na Caixa, nunca existiu uma taxa como essa – até então, girava em torno de 10%. É uma boa notícia para correntistas e futuros clientes”, comenta Fabrício Paiva, da gerência da Caixa Econômica Federal na Reta da Penha.

Tirolesa do Moreno

Boa notícia para o turismo capixaba: está pronta a nova tirolesa do Morro do Moreno, em Vila Velha. Segundo a Eco Vertical, a inauguração será marcada após os trâmites rigorosos, porém necessários, da administração municipal. Diversas placas de sinalização e lixeiras já foram instaladas pela empresa, bem como uma cerca de limitação de segurança do espaço, antiga demanda dos frequentadores. O morro é subdividido em três setores: Barriga, Boca e Testa da Macaca.

Bikes violadas

É cada vez maior o número de ocorrências relacionadas à violação de bicicletas de uso compartilhado e seu uso para a prática de crimes em Vitória. Olha essa! A empresa responsável pelo serviço não oferece um número de telefone sequer para que os munícipes possam denunciar as irregularidades. Ou seja, o canal é feito pelo 190, demandando muito a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que, muitas vezes, deixam de atender ocorrências de maior gravidade para averiguar bicicletas danificadas e abandonadas.

OS IRMÃOS Cezinha e Flávia Saade em coquetel na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

Cintura baixa

O mercado da moda, em seu tradicional ciclo do vai-vem de tendências, prepara a volta das calças de cintura baixa. Mas já tem um movimento de mulheres gritando “ninguém pediu!”. “A cintura alta é muito mais elegante e democrática. Fora que as calças mais baixas, febre nos anos 1990, deformam a cintura. O pior é saber que, se essa tendência vier com tudo, vai ser difícil encontrar modelos com a cintura alta nas lojas. O jeito vai ser fazer um estoque de jeans altos enquanto eles ainda existem para sobreviver ao apocalipse da cintura baixa”, reclama antenada capixaba.

Pele oleosa

O verão se aproxima e, com ele, as altas temperaturas, quando o rosto pode ficar ainda mais oleoso devido ao alto funcionamento das glândulas sebáceas. Para cuidar da pele na estação e controlar o surgimento de cravos e espinhas, comuns em muitas pessoas, a dermatologista Karina Mazzini dá algumas dicas. “Nos dias mais quentes, é recomendado apostar em produtos ricos em substâncias como zinco e ácido salicílico, que ajudam no controle da oleosidade natural. A água termal é uma grande aliada para a hidratação e pode ser usada a qualquer hora do dia para refrescar”, orienta.

Carne com vinagre…

Ex-funcionário que trabalhou no açougue de um supermercado de Vitória denuncia que o estabelecimento orientava a equipe a passar vinagre nas carnes para manter a aparência “fresca”, além de amaciar. “Ao chegar em casa, o consumidor percebia que a carne escurecia. É preciso sempre ver a procedência e a data. Outra dica é evitar comprar carnes embaladas à vácuo, pois recebi muitos casos em que o cliente descobriu que o produto estava podre ao ser aberto”, entrega.

Estagiário Sênior

Companhias como Unilever e Philips estão recrutando pessoas que passaram dos 50 anos de idade, seja como estagiários seniores ou trainees. Por aqui, uma empresa de e-commerce capixaba abriu pela primeira vez um processo de seleção focado em profissionais com mais de 60 anos. As vagas são para trabalhar no escritório da empresa em Vitória e ocupar a posição de agente de relacionamento. A turma da melhor idade quer voltar ao mercado de trabalho porque ainda tem muito a contribuir!

Samba conectado

A tradição encontra a modernidade para se ajustar aos novos tempos. No Rio de Janeiro, a Viradouro lança um canal on-line de TV, com lives em redes sociais e programas de variedades, esportes e os bastidores do samba. A programação vai incluir a transmissão de todos os ensaios ao vivo, além de eventos como feijoadas e shows, tudo no Facebook e no YouTube, para promover a interatividade com o público. Em todos os setores, é embarcar nessa transformação ou ficar para trás, sem corda para ser rebocado!

Férias escolares

Quem tem filhos já começa a pensar no que fazer nessas férias. Para aqueles que pretendem passear no exterior, a infectologista Rosanna Richtmann diz que, se a viagem for para países da Europa ou do hemisfério Norte, é necessário se imunizar contra o vírus Influenza, que circula nessas regiões atualmente. Para quem for ficar na cidade, a dica é usar repelente, filtro solar e evitar consumir alimentos nas praias.

Preso no elevador Em hipótese alguma, zelador, porteiro ou outro morador podem participar do resgate de pessoas presas em elevadores. O especialista em condomínios Marcio Rachkorsky diz que, em um caso como esse, o primeiro a ser acionado deve ser o funcionário da empresa que faz manutenção dos elevadores. “Se ele demorar m

Artigo anteriorColuna 30 de novembro
Próximo artigoEspresso compacto
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

Deixe seu comentário: