Bom dia!

Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Flávia Carvalhinho e Ana Paula Castro, hoje; Marcelo Medina, dia 4; Débora Pim, 5; Maria Tereza Casotti Rocha e Margarida Pita de Gouveia, 8; e Berenice de Paula, 9.
 
PAIZÃO Ricardo Meyerfreund com seu dengo, Juliana
(Cloves Louzada)
 

 
 
PÉROLAS
 
“Tem lógica? Gastar com estádio para a Copa é considerado investimento. Pagar salário para professor educar é considerado custo.”
Questionamento mais que pertinente do senador Cristovam Buarque. Brasil!
 
“Existem ruas que têm três nomes diferentes.”
Sandra Rangel, presidente da Associação de Moradores de Itapoã, sobre a confusão de nomes de ruas e falta de placas em Vila Velha.
 
“O crime da saidinha de banco existe há 25 anos, antes mesmo do celular.”
Jorge Lordello, especialista em segurança, alegando que a proibição do uso de celular nas agências bancárias de Vitória não vai reduzir o número de crimes.
 
A FOTO que fala. Em família, Renata Pacheco abraça os filhos Paulo Henrique e Marcelo com a noiva Michelle, no dia do casamento
(André Alves)
 

 
Enganação
Cobram caro e não entregam. Se existem exceções, são raríssimas. Quem contrata alta velocidade na internet aqui no Estado fica zangado. Exemplo: 15 mega não encostam nem  em dois mega. Imagine os dois mega. É assunto para o Ministério Público Estadual estudar como agir e punir.
 
Livre e solto
As leis brasileiras continuam com brechas absurdas, onde criminosos fazem o que bem entendem e não são punidos. Há exceções, mas os crimes de trânsito que ceifam famílias nas ruas e estradas, com bêbados ao volante, de há muito exigem que autoridades constituídas se mexam. Como está, é o atraso do atraso.
 
MARY Helal de Paula, Teresa Bedran e Ariadne Hilel em recepção fashion na Ilha
(Cloves Louzada)
 

 
Eleições marcadas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já agendou a data das eleições de 2012: o pleito para eleger prefeitos e vereadores será no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e 28 do mesmo mês, onde for necessária uma segunda rodada. Com isso ficam definidos também outros prazos: até 9 de maio para requerer ou transferir o título eleitoral e 5 de julho para registrar candidaturas. A propaganda fica permitida nas ruas a partir de 6 de julho, e começa no rádio e na TV em 21 de agosto. É, 2012 começou!
 
ROSÂNGELA Henrique e Geórgia Pessoa
(Cloves Louzada)
 

 
Higiene?
Tem mais cara é de brincadeira! Um projeto de lei que tramita na Câmara quer obrigar todo freguês de restaurante self-service a usar máscara cirúrgica quando for se servir. Qual será o custo disso, certamente repassado aos clientes? Como ter a certeza de que as máscaras não serão reaproveitadas? Existe uma alternativa muito mais prática e eficiente, que é o buffet com vidro de proteção por cima, deixando espaço apenas para os braços alcançarem a comida.
 
Pottermaníacos ansiosos
Como se não bastasse a ansiedade para ver as emoções derradeiras do último filme da série Harry Potter, em “Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte II”, que estreia no próximo dia 15, tem rede de cinemas demorando a iniciar a venda antecipada dos ingressos para a pré-estreia, à meia-noite do dia 14. O Kinoplex já disponibilizou os ingressos, mas o Cinemark só começa a venda esta semana.
 
O CASAL Almir Bressan e Juliana
(Cloves Louzada)
 

 
Concorrência
Dezembro é reconhecidamente o mês de datas mais concorridas para festas, devido a compromissos familiares e empresariais de final de ano. Por isso, quem aniversaria nessa época sofre para conseguir agendar sua comemoração. Mas tem outro período com muita reclamação dos aniversariantes: junho e julho, com sua enxurrada de festas juninas em empresas, colégios e bairros. Pior para quem mora em cidades de montanha, como Venda Nova, Santa Teresa e Domingos Martins, que concorre ainda com tradicionais festividades de inverno.
 
Mistura musical
Pedro Morais, mineiro que toca jazz e pop, e Nina Becker, cantora de MPB que lançou recentemente os álbuns “Azul” e “Vermelho”, são as próximas atrações do projeto Conexão Vivo em Vitória, no dia 23. Eles também se apresentam em outras duas cidades capixabas, que ainda não estão definidas, nos dias 22 e 24 próximos.
 
CHARMOSAS Denise Majevski Lube, Claudia Colodetti e Fabíola Jabour
(Cloves Louzada)
 

 
Bola da vez
A construção de um novo shopping em Vila Velha – o maior do Estado – já está movimentando o mercado imobiliário de bairros do entorno, como Santa Inês, Soteco e Boa Vista. Há casos de imóveis comprados na planta já valorizados em 10%, apenas com a notícia do empreendimento, previsto para ser lançado em 2013.
 
Bolsa madura
A participação feminina na bolsa é expressiva, principalmente entre mulheres com 56 a 65 anos. O Brasil tem 23.287 investidoras nessa faixa, cujas aplicações representam 23% do total, segundo a Bovespa. Já as mulheres com mais de 66 representam 12% das contas femininas, mas contribuem com 38% do valor aplicado. “O amadurecimento leva a entender melhor como funcionam as operações”, disse o economista Paulo Henrique Corrêa. A vida ensina a arte da paciência, tão necessária no mundo das ações.
 
Tamanho polêmico
Uma constatação feita no provador da loja virou acalorada e internacional conversa entre amigas no Facebook: a padronagem das roupas, que realmente precisa ser revista. Uma capixaba alta reclamou que, no Brasil, o G é o novo P. “Nada cabe!”, disse ela, que foi respondida por uma amiga que mora nos Estados Unidos: “Aqui é o contrário. O P é muito grande, para as mulheres se sentirem magras e se iludirem”. Já uma capixaba que mora na Itália desistiu de comprar uma simples calça jeans por lá: “As mulheres não têm curva!”.
 
Congada em documentário
As histórias dos antigos mestres da congada de Fundão e seus seguidores é tema de documentário produzido por Fábio Samora, um dos 40 selecionados de todo o Brasil pelo Revelando os Brasis IV. Ator, produtor e professor, Fábio mostra no vídeo as dificuldades e a persistência do povo para manter viva a maior tradição cultural do município. João Neiva e Vila Valério também tiveram histórias selecionadas. Após passar por João Neiva e Vila Valério, sexta-feira última e ontem, as exibições serão dia 27 em Fundão e 28 em Vitória.
 
RENATA França e Cristiano Caldeira
(Cloves Louzada)
 
 
Botox capilar

Acredite: a toxina botulínica, usada para minimizar rugas, foi parar nos cabelos! O Botox capilar foi lançado este ano e já anda recuperando madeixas danificadas na Ilha. As vantagens prometidas são hidratação, diminuição de frizz e de volume. Os fios também podem ficar mais lisos, caso a aplicação seja com chapinha, ou com cachos definidos, se a opção for pelo difusor.
 
Lacre e troca
Não há como testar produtos comprados pela internet, como manda a precaução na hora das compras em lojas, por isso a integridade da encomenda fica na base da confiança e, caso ela chegue danificada ou com defeito de fabricação, a empresa é obrigada a trocar. Mas leitora da coluna comprou uma guitarra de brinquedo para o sobrinho que veio com o encaixe para as pilhas incompleto. “O brinquedo não funciona. Liguei para o SAC e eles disseram que, após violar o lacre, não podem trocar o produto”, relatou. Não só podem como devem! Procon!
 
O melhor de Vegas
O jornal americano USA Today elegeu as sete melhores atrações de Las Vegas, a meca do entretenimento. São elas: o balé de águas do hotel Bellagio é a melhor atração gratuita; “The Beatles Love”, do Cirque du Soleil, é o melhor show; o restaurante do chef Joël Robuchon, no MGM Grand Casino, é o melhor restaurante de alta gastronomia; Downtown Cocktail Room é o melhor bar; Firefly é o melhor restaurante local; TAO é a melhor boate; e Spearmint Rhino é o melhor clube de strip. Copiou?
 
Táxi-lotação
Uma dica para quem visita Belo Horizonte é utilizar o serviço de táxi-lotação, implementado em 2009. São mais de 100 veículos registrados pela prefeitura, cortando os principais corredores e pontos turísticos da capital mineira, além de hospitais e Centro. O valor é o mesmo da passagem de ônibus (R$ 2,60 por pessoa) e o usuário pode descer no local que quiser, dentro do roteiro.
 
FRANCIS Junger e Andréia no Lareira, em noite de enamorados
(Cloves Louzada)

 
É menino ou menina?
Quando uma mulher descobre que está grávida, a ansiedade dura de 13 a 16 semanas para descobrir o sexo do bebê pela ultrassonografia. Mas existe um exame de sangue que pode ser feito a partir da oitava semana que tem 98% de chance de acerto, ao extrair do sangue da mãe o DNA do feto. Só que mesmo ansiosas, muitas mamães ainda preferem ver para crer: “Não quis fazer o exame. Deve ser mais emocionante saber se é menino ou menina com os próprios olhos”, comentou uma grávida.
 
Imóveis e turismo
Foi implantada no Estado uma filial da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit), que tem como objetivo atrair investimentos imobiliários e turísticos para as empresas capixabas desses setores. O presidente da seccional capixaba é Lucas Izoton. “A associação vai garantir que as empresas locais tenham profissionais aptos a elaborar planos de negócios que atraiam para o Espírito Santo a ação de grandes empresas nacionais e internacionais”, disse.
 
Uma pilhéria!
Está aí uma palavra pouco conhecida e bem praticada em terras tupiniquins, que deve fazer parte do seu dicionário. Aeroporto de Vitória, divisão dos royalties, obras inacabadas, leis arcaicas, políticos analfabetos… tudo uma pilhéria! Ou seja: brincadeira, piada! Mas o Espírito Santo tem algumas vantagens: temperatura média de 25 graus, 40 minutos de voo até o Rio e 1h10 para Sampa. Ah, sim: as mulheres mais bonitas do Brasil são as nossas capixabas.
BRINDANDO a um novo espaço de moda na Praia do Canto, Clarissa Leal e Camila Coelho
(Cloves Louzada)
 

 

Artigo anterior02 de julho
Próximo artigoColuna 04 de julho
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here