A Palavra
Para começar bem a semana: “Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Bem-aventurado o homem que acha sabedoria e o homem que adquire conhecimento; Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino”. Provérbios 3:11-14
Eles nas redes sociais
“Vou parar de beber. Ontem passei 15 minutos procurando meu celular debaixo da cama, usando a lanterna dele mesmo.”
@Makuroonline
***
“Sempre que tô triste imagino a grávida de Taubaté colocando enchimento na barriga”
@nikkioliveira

(Cloves Louzada)
Fora do ponto
A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) precisa cuidar da situação dos abrigos de ônibus da região metropolitana. O órgão descumpre a Lei Estadual 10.089/2013 (que determina um padrão para os abrigos de ônibus do Sistema Transcol) e a Lei Estadual 10.131/2013 (que institui a instalação de mapa de identificação nos pontos para que o cidadão consiga se localizar e saber quais linhas passam no local). Desconforto para a população. E basta que se faça o que é de direito de todos: abrigos sérios.
Marcha animal
No dia 8 de outubro haverá a marcha nacional em defesa dos animais. Em Vitória, será na praia de Camburi, às 8h30. A situação dos animais na Grande Vitória está preocupante e representa um sério problema de saúde pública. São muitos cães e gatos famintos e doentes, maltratados, rejeitados e atropelados, até que finalmente são recolhidos e encaminhados a lares temporários. Segundo os protetores, são urgentes as medidas de melhoria. E que sigam fortes também mobilizações em prol de crianças, idosos e doentes abandonados.
Fruta descascada
Comprar a fruta cortada, descascada e embalada nem sempre sai mais caro que sua correspondente natural. Nos supermercados da Grande Vitória, o preço do quilo do abacaxi pode ser 21,4% superior que sua versão fatiada e descascada. O mesmo pode ocorrer com a melancia natural, que em alguns casos é 56% mais cara que a vendida em tiras na bandeja.

Rotativo
Foi publicada no Diário Oficial a homologação da outorga da concessão onerosa para a implantação, operação e manutenção do estacionamento rotativo da Serra. A empresa vencedora terá de repassar o percentual mensal de 26,5% da receita do parquímetro para o município. Em Vitória, a operadora repassa ao município 32,78% do valor arrecadado. E onde é aplicado?
Joelho e trabalho
Problemas no joelho estão entre as principais causas de afastamento do trabalho no Estado, e os motivos são atividade física sem orientação, excesso de peso e até fatores genéticos. “Para evitar patologias do joelho, é importante manter o peso controlado, se aquecer antes das atividades físicas, além de evitar corridas sem orientação de um educador físico”, alerta a fisioterapeuta Rute Lane de Barros.

(Vitor Carvalho)
Martin Vaz
A ciência brasileira brilhou no cenário internacional este mês, com a publicação de uma pesquisa na capa da revista Nature. Ilustrado por uma imagem aérea do arquipélago de Martin Vaz – as ilhas mais distantes da costa brasileira, a 1.200 km do litoral capixaba –, o trabalho faz uma elucidação pioneira dos processos evolutivos que controlam a composição e a diversificação da biodiversidade marinha de peixes em ilhas oceânicas e montes submarinos.
Rede Cuidar
O Instituto de Tecnologia da Informação do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu o site da Rede Cuidar (www.redecuidar.es.gov.br), com dados sobre essa nova iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde. A página traz o número de unidades, municípios atendidos, população contemplada e as principais dúvidas sobre o funcionamento da Rede.

CIRCUITO
FIGURINHA fácil nos desfiles do último São Paulo Fashion Week, o rosa virá com tudo no verão. A estilista Chris Trajano diz que a cor é versátil e agora aparece em combinações ousadas. “A novidade é mesclar com tons quentes, como o vermelho e o laranja”, sugere. Pelo sim, pelo não, antes de entrar nessa, converse com o espelho!
A APAE Vitória realiza no próximo dia 28 seu coquetel beneficente, às 21h, no MS Buffet, com música de Marcelo Ribeiro e Banda B. Convites à venda no 2104-4002.
RENATA e Maria Helena Pacheco recebem para a abertura da temporada de primavera em seu espaço de moda, em Santa Lúcia, amanhã, a partir das 10h. À tarde, haverá bate-papo com a nutricionista Fernanda Bastos.
O BANESTES completa 80 anos no próximo mês com o espetáculo musical “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, estrelado pela companhia carioca Barca dos Corações Partidos, e também a estreia da peça “Quixotinadas”. As apresentações, únicas e gratuitas, serão no dia 7 de outubro, na Praça do Papa.
LARISSA Puppim e Rafaela Ziviani, organizadoras do It Brides 2017, promovem bate-papo para noivas no próximo dia 27, na Praia do Canto, para apresentar as novidades do evento, que será no dia 25 de outubro, na Casa Aberta.
COMPROMISSO com a educação. As empresárias Ivana e Nina Tassis visitaram os alunos do Instituto Ponte, que frequentam aulas em Consolação, Vitória, fizeram um bate-papo e “adotaram” com o suporte financeiro mensal um jovem estudante de baixa renda, originário de escola pública, que participa do programa Bom Aluno Capixaba.
O CIRCUITO Cultural Unimed traz para Vitória oficina gratuita de técnica vocal com o renomado diretor musical Marcelo Nogueira, dia 1º de outubro, no Hotel Senac Ilha do Boi, das 13h às 19h. Para se inscrever, basta enviar e-mail solicitando a ficha de inscrição para contato@wbproducoes.com. As vagas são limitadas.
PALESTRA gratuita amanhã, às 8h30, no Hotel Senac Ilha do Boi, vai abordar as mudanças que a reforma trabalhista e o eSocial vão provocar na rotina de pequenas, médias e grandes empresas a partir de novembro. Entre os assuntos debatidos pelo advogado Victor Passos Costa e o consultor Carlos Alexandre estão a possibilidade de dividir as férias em até três períodos, contribuição sindical voluntária e trabalho intermitente.
E TOCA A VIDA!